3 de julho de 2020

As 10 pragas do Egito

Jurava que eram sete as pragas do Egito, mas indo ao Google para confirmar verifiquei que na verdade são dez.

Sete são as pragas do Apocalipse, conforme se verifica, também via Google:

Bem, se são dez as pragas, aqui no Brasil temos muito ainda que sofrer, porque faltam, pelas minhas contas, pelo menos  cinco   pragas, senão vejamos:
1. Eleição de Bolsonaro.
2) Flamengo campeão.
3) Infestação de gafanhotos.
4) Pandemia da Covid-19.
5) Ciclone nos Estados do Sul do país.
6) ???
7) ???
8) ???
9) ???
10) ???

Eis as 10 pragas do Egito, segundo a Wikipédia:

Pragas


Moisés transforma a água do Egito em sangue, por James Tissot, c. 1895-1900

Praga das moscas, por Tissot


  1. As águas do Rio Nilo tingem-se de sangue: Toda a água do Egito foi transformada em sangue e até mesmo os rios foram contaminados, vindo a morrer todos os peixes;
  2. Rãs cobrem a terra: Esta praga surgiu após Arão (irmão de Moisés, que o acompanhou durante todo o processo) estender a mão sobre o Egito e, sob intercessão do Deus dos hebreus, fez surgir rãs de todos os lugares;
  3. Piolhos atormentam homens e animais: Da mesma forma que o Egito foi infestado por rãs, desta vez vieram piolhos a encobrir a população e todos os animais. Desencadeada também após Arão estender as mãos sobre o Egito;
  4. Moscas escurecem o ar e atacam homens e animais: Bem semelhante às anteriores, a quarta praga deixou o Egito infestado de moscas. O Faraó concordou em libertar o povo e o Senhor retirou a praga, mas assim que percebeu que a praga havia cessado, o faraó voltou atrás na sua decisão, aprisionando o povo hebreu;
  5. A morte dos animais: Desta vez Moisés estendeu a mão sobre o Egito e por ordem do Senhor surgiu uma praga nos animais em que muitos morreram e grande foi a perda para os egípcios;
  6. Pústulas cobrem homens e animais: Diante da resistência de faraó, que a cada praga aceitava libertar o povo, mas assim que elas cessavam voltava a reter os hebreus como escravos, o Senhor ordenou a Moisés e a Arão que enchessem suas mãos de cinzas e jogassem para os céus. Assim o fizeram e as cinzas se transformaram em úlceras em todo o Egito, tanto nos animais como nas pessoas;
  7. Chuva de granizo destrói plantações: A resistência por parte do faraó se repetiu e assim, o Senhor pediu a Moisés para estender seu cajado por todo o Egito (exceto a região onde vivia o povo escolhido, o povo a ser liberto), e foi assim que uma chuva de pedras destruiu toda a plantação;
  8. Nuvem de gafanhotos ataca plantações: Nesta praga, pela oitava vez o Senhor tocou no povo egípcio a fim de fazer justiça e libertar seu povo; enviou um vento que passou seguido de inúmeros gafanhotos devorando muito do que possuía o faraó. Mais uma vez ele cedeu, mas somente até a praga cessar;
  9. Escuridão encobre o Sol por três dias: Desta vez, todo o céu do Egito se tornou trevas e passaram dias na escuridão (menos onde estavam os filhos de Israel). O que também não foi suficiente para convencer faraó a libertar o povo de vez, e;
  10. Os primogênitos de homens e animais morrem: Esta foi a última praga, em que todos os primogênitos foram mortos, desde os animais até os servos, inclusive o filho do próprio faraó. Houve grande comoção no Egito quando por fim, após muita insistência, o faraó concordou em deixar o povo sair. De acordo com as escrituras, o faraó chegou a arrepender-se, indo atrás do povo, tentando capturá-lo de novo, porém sem sucesso, sendo que os soldados morrem afogados. Essa passagem bíblica ficou popularmente conhecida como “Deus abriu o mar vermelho”.






A nuvem de gafanhotos é a oitava, como se pode verificar na listagem acima.

As imagens da nuvem do tal inseto são impressionantes.





Assim como impressionam as imagens dos estragos provocados pela passagem do ciclone-bomba, nos Estados de Santa Catarina, Pará e Rio Grande do Sul, com efeitos menores em São Paulo.






Lei das compensações. Ou há males que vêm para o bem.

Em certos aspectos antes Bolsonaro do que Haddad.

Os fortes ventos e a queda da temperatura evitaram que a nuvem de gafanhotos invadisse o Sul do país.

Notas:
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/07/02/chegada-do-frio-no-sul-e-ciclone-bomba-ajudam-a-conter-avanco-da-nuvem-de-gafanhotos.ghtml
ttps://www.fatimanews.com.br/brasil/ciclone-bomba-sobe-para-10-o-numero-de-mortos-no-sul-do-pais-veja-os/200789/


https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/ciclone-bomba-o-que-e-o-fenomeno-que-atingiu-o-sul-do-pais,d34b8ca3335707f975dbc91347b10257pr7qbjlt.html

9 comentários:

Jorge Carrano disse...


Recebi uma mensagem, com aspecto de fake news, dando conta de que Bozonaro acha que tudo não passa de invenção da Globo; que o que pode ocorrer será uma nuvenzinha de grilos que será controlada com a intervenção do Ministério da Defesa.

Deve nomear um general para chefiar um grupo de trabalho para averiguar se não se trata de armação dos chineses que querem nos vender defensivos agrícolas superfaturados.

O pico da infestação dos grilos já ocorreu em fevereiro quando grileiros invadiram terras na amazônia para cultivo de grãos e atividade pecuária.

RIVA disse...

Não considero a eleição do Capita uma praga, mas um mal necessário, aí sim, para eliminar (no bom sentido) a continuidade da praga do PT no poder. Essa sim, uma praga!

Vcs seriam capazes de enumerar outras 9 pragas que nos abate ou abateu ao longo da nosso existência por aqui, em Terra Brasilis ?

Jorge Carrano disse...


Concordo que o PT foi um mal maior. Digamos que o Bolsonaro seja aquela espécie de vacina na qual se utiliza o próprio vírus ou bactéria, inativa, para imunizar a sociedade.

Mas note que ele não deixaria de ser um vírus, logo uma praga (rsrsrs).

I challenge you a enumerar outras pragas passadas ou presentes.

RIVA disse...

Hmmm, algumas pelo menos .... sem as justificativas, ok ?

- Presidencialismo
- Rede Globo
- Voto obrigatório
- Calendário de Eleições Nacionais
- Direito Penal
- SUDENE
- Bolsa Família
- Estatais
- Sindicalismo

Super FDS a todos, inclusive aos desaparecidos
FLUi

Jorge Carrano disse...


OK, Riva.

Sua lista é bem defensável.

Sem pretender polemizar, diria que a SUDENE cumpriu, no passado, um bom papel no desenvolvimento do Nordeste.

Trabalhei na empresa que tinha o projeto número 1 (um) aprovado, que foi a Cia. Fiat Lux de Fósforos de Segurança, que se instalou no município de São Lourenço da Mata, na Rodovia que ligava Recife a Limoeiro.

Uma fábrica moderna, que gerou empregos na região, de extrema pobreza. Estou falando da década de 1960.

A mesma empresa, anos depois, também construiu fábrica na área da SUDAM, no Estado do Pará,na estrada de Belém até Icoaraci.

Dois projetos importantes para desenvolvimento regional. Claro que incetivos fiscais justificavam economicamente, mas sem eles não haveria nenhum outro fator que justificasse o empreendimento.

RIVA disse...

Ok, mas vc acha o que da SUDENE no século XXI ?
Existe para que ?

Ando muito revoltado, isso não é bom .... faz muito mal.

Como podem se atrever a multar e prender quem anda sem máscara nas ruas, quando NADA fazem com quem superfaturou compra de respiradores ??

Os bares abriram, e os hospitai$$$$ de campanha não !!

Me desculpem todos, o BRASIL é uma MERDA !!
A maioria quer a corrupção, que levar vantagens, Freddy tinha razão.

Estou "grokando" meu 2021 com a MV, seriamente, fora daki.
Terminar minha existência no lindo Planeta Azul num lugar bacana, simples, justo.

Estou assim hoje ......

PS: FORA ODAIR rsrsrs

Riva disse...

Prezado amigo, disserte sobre Direito penal, o que achas ....

PS: palpite pra hoje : FLU 1x1 Botafogo

RIVA anormal disse...

Hoje fomos dar uma volta de carro, janelas fechadas apenas com uma fresta, o medo impera, impressionante.

Precisava calibrar os pneus do carro, parado há mais de 3 meses. Parei num posto, falei 29, e o cara calibrou. Dei 10 reais de gorjeta.

Nosso passeio foi pela orla de NIKITY, Gragoatá, Boa Viagem, Praia das Flechas, Icaraí, Estrada Fróes, São Francisco, Charitas, rodamos pelas ruas principais de Icaraí, fomos ver a "nova Marquês do Paraná" (nada demais), enfim, parecia que estávamos voltando ao Brasil depois de 3 meses fora ! "Vamos ver as novidades !".
Orla LOTADA !

Muita gente mesmo, nos calçadões, na areia das praias, muitos carros, engarrafamento em São Francisco e Charitas ... parece que abriram a porteira para o povo, aprisionado há meses, carente de sol e de pessoas em volta !

Carro está bem sujo, mas não vou mandar lavat tão cedo. Não quero contatos. Aqueci o motor da Maga (minha motocicleta), dei uma volatas dentro da garage para aquecer freios e o óleo, lubrificar as rodas. Fazer mais o que ? Pra rua não vou com ela.

Pior que está cheio de pessoas, de idade mesmo, nas ruas, alguns sem máscara - vi um amigo meu sem a máscara. Parece vida normal, mas para nós ainda não é. 111 dia trancados em casa, sem vida social.

Quando vou voltar ao "meu normal" ?

Jorge Carrano disse...


O ciclone-bomba, que provocou mortes e destruição no Sul, pode ser considerado uma das pragas faltantes.