12 de julho de 2020

África do Sul





Filhote de guepardo em KwaZulu-Natal, África do Sul
Como os filhotes de guepardo são praticamente indefesos durante as seis primeiras semanas, a mãe os mantém escondidos em capim alto para evitar predadores. E se ela precisar deixá-los para procurar alimento, com sua pelagem dourada e arrepiada, que ajuda a camuflá-los no capim, os bebês estarão protegidos. Essa pelagem mudará à medida que eles crescerem e aprenderem a cuidar de si mesmos, dando lugar às pintas características da espécie. Por volta dos 17 meses, os filhotes de guepardo tornam-se independentes, não mais precisando que a mãe os alimente ou proteja.




Reserva Natural do Cânion do Rio Blyde, África do Sul

Catalogar as infinitas maravilhas desta reserva selvagem exigiria que esgotássemos nosso estoque de superlativos, de modo que vamos nos restringir aos destaques. Abarcando quase 300 quilômetros quadrados de cânions e penhascos verdes na província de Mpumalanga, o parque abriga alguns dos trechos mais impressionantes da cordilheira Drakensberg, entre as quais incluem-se as três montanhas de topos arredondados conhecidas como os "três rondavéis". No fundo do cânion, na borda ocidental do parque, há um labirinto de piscinas e bacias cilíndricas esculpidas pelos redemoinhos do rio, chamadas de Bourke's Luck Potholes. E o local onde foi tirada a foto, com sua vista panorâmica de precipícios de mais de 600 metros de altura, foi batizado sem o menor exagero de God's Window literalmente, "a janela de Deus".





Vista do Parque Nacional Real do Natal, África do Sul
Elogiado pelo grande número de aves, pelos antigos locais de interesse cultural e, obviamente, pelas paisagens espetaculares, este parque da província de Kwazulu-Natal é um dos mais impressionantes da África do Sul. Embora tenha menos de 80 quilômetros quadrados, seu impacto em termos paisagísticos é bem grande. E muito desse impacto se deve ao Anfiteatro, um imenso paredão rochoso que domina o horizonte. Integrantes da escarpa do Drakensberg, os penhascos que formam o anfiteatro têm cerca 1.200 metros de altitude ao longo de seus mais de 5 quilômetros de extensão. Consideradas as segundas maiores do mundo, as cataratas do Tugela caem do alto desses penhascos e juntam-se ao rio Tugela, que vemos na foto.




Cabo da Boa Esperança, península do Cabo, África do Sul
Para além do bioma único, conhecido como fynbos, que vemos em primeiro plano, estamos contemplando um ponto geográfico envolto em mitos e lendas. O cabo da Boa Esperança já foi o cenário da desventura de muitos navegadores, o que provavelmente contribuiu muito para o fascínio desta parte da península do Cabo. Já se pensou que este promontório fosse o ponto mais meridional do continente africano e o local onde convergem as correntes dos oceanos Atlântico e Índico. Porém a verdadeira extremidade meridional da África fica cerca de 145 quilômetros a leste, no cabo das Agulhas, ponto que também é mais próximo do local onde os dois oceanos se encontram.


Montanhas Kogelberg vistas da baía Kogel, África do Sul
A cordilheira da foto, que vemos debruçada sobre as ondas, é um caldeirão de biodiversidade da província do Cabo Ocidental, na África do Sul. O acesso a boa parte da área é fechado ao público, pois ela se insere na zona de proteção da Reserva Natural de Kogelberg, a qual, por sua vez, está incluída na reserva de biosfera de Kogelberg. Essa superposição de parques contribui para a diversidade e a pujança da fauna e da flora locais.


NOTAS

Úteis informações sobre o país:

SAFARI
VINHOS
BRICS
MOEDA – Rand



Imagens e legendas disponibilizadas pelo meu notebook Samsung, linha Essentials, quando ligo o equipamento.

Um comentário:

RIVA disse...

Infelizmente, nada a comentar. Nem vontade de ir .... por enquanto.