14 de julho de 2020

PARIS e arredores

Musée d'Orsay
Torre Eiffel

Basilica de Sacré Couer, em Montmartre

Catedral de Notre-Dame

Tradicional Cafe, em Saint-Germain-des-Prés

Moulin Rouge - casa de shows

Bateau Mouche - passeios pelo Sena

Château de Versailles


Louvre

16 comentários:

Jorge Carrano disse...


C'est dommage! Quelle Honté!

O amigo Carlinhos puxou minha orelha, advertiu-me, por incluir Versalhes entre os pontos turísticos parisienses.

Que alternativas teria? Deletar o imagem do Château de Versailles e fingir que nada aconteceu. Ou me justificar com uma explicação esfarrapada, que me ocorreria. Ou, ainda e finalmente, alterar o titulo da postagem. Foi o que fiz.

Como diria o próprio Carlos Lopes: Je suis désolé! Je m'escuse!

Calfilho disse...

Não precisa pedir desculpas, Carrano. A França, como a Inglaterra, são muito ricas em matéria de monumentos e atrações turísticas. Como já foi dito, para se conhecer relativamente bem uma cidade é preciso percorrê-la a pé, pesquisar seus tesouros escondidos. Foi o que tentei fazer em relação a Paris, Veneza, Roma, Viena e não fiz em relação a Londres, por exemplo. Ficar só nos locais badalados é muito pouco.

Riva disse...

Meu comentário é meu post surreal de 2011.

http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/10/viagem-relampago-cidade-luz.html

Jorge Carrano disse...



Opinião de quem conhece, manifestada no e-mail em que me alertava para a gafe geográfica:

Existem algumas outras, não tão badaladas, mas merecendo, obrigatoriamente, pelo menos uma visita. Em Paris: o Pantheon, onde estão enterrados algumas pessoas que marcaram época na França, como Victor Hugo, Montesquieu e muitos outros; os Inválidos, onde está o túmulo de Napoleão e, anexo, o museu de l'Armée (museu do Exército), que abriga parte da história militar da França; o Museu Carnavalet, espetacular, também retratando um período da história francesa, inclusive a época da Revolução de 1789 e a Comuna, em 1870; os Arquivos de França; um passeio de barco pelo canal St, Martin, saindo da Bastilha e indo até La Villete; a igreja da Madeleine; o museu de l'Orangerie; a casa de Victor Hugo;o museu Rodin; a Sorbonne; o Jardim de Luxemburgo, onde está o prédio do Senado, mandado construir por Maria de Médicis. na época de Richelieu e dos Três Mosqueteiros; as igrejas de Saint Sulpice, St. Séverin; St. Médard, St. Genevìeve du Mont e várias outras espalhadas pela cidade; o museu de cera Grévin e outras curiosidades menores, que só percorrendo Paris a pé, dá para conhecer melhor.
Como você citou Versalhes, que é outra cidade fora de Paris (mas relativamente perto), não esquecer de fazer uma visita a Auvers-sur-Oise, onde estão o quarto onde Van Gogh viveu os três últimos meses de sua vida e onde morreu, bem como seu túmulo e o museu dos impressionistas. E, também Giverny, local onde morou Claude Monet até morrer e seus jardins maravilhosos, as duas cidades são perto de Paris.

Jorge Carrano disse...


Relâmpagos iluminam, caro Riva.

Riva, para quem chegou agora, é o pseudônimo do autor da postagem encontrável em:

http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/10/viagem-relampago-cidade-luz.html

(Copy and paste)

Riva disse...

..... e também o túmulo de JIM MORRISON, morto em paris em 1971 de ataque cardíaco.

https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g187147-d188698-r204911820-Pere_Lachaise_Cemetery-Paris_Ile_de_France.html

JIM foi idolatrado pelos fãs do rock e do Flower Power na década de 60, e eu fui um deles. Suas letras e performance em palco pela banda THE DOORS foram únicas, emblemáticas. Jamais esquecerei os momentos das "festas" em que estive em Baltimore, em 1969, embaladas pelo som do THE DOORS e a voz de JIM MORRISON.

JIM faz parte da estranha "maldição dos Monstros do J", desaparecidos precocemente no auge do sucesso :
Jim Morrison do The Doors
Janis Joplin
Jimi Hendrix
John Bonham do Led Zeppelin
John Lennon dos Beatles

Isso sem falar em John Kennedy e James Dean .......





Riva disse...

Achei na época (e hoje tb) sensacional a sua "tirada":

"Vejam que o coitado do Paulo teve que comer carne (importada?), acompanhada de vinho nacional. É, ele não disse, mas o vinho era nacional. Que horror!"

KKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jorge Carrano disse...


Foi inspirada mesmo (rsrsrs).

Carlos Lopes Filho disse...

Bem lembrada a observação do Riva: uma visita ao cemitério Père Lachaise é também uma visita obrigatório. Além do túmulo de Jim Morrison (cujo corpo não está mais lá, só restou o túmulo), muito visitado também estão os túmulos de Alan Kardec, Yves Montand e Simone Signoret (um ao lado do outro), Modigliani e sua companheira (que se suicidou um dia após a morte do pintor) Edith Piaff, Maria Callas e muitos outros famosos que enriqueceram a pintura, a música e a história da França e de outros países. Outro museu que também deve ser visitado é o de Clunny (Moyen Âge), bem no centro de Paris, em pleno Boulevard de Saint michel. Também, as Arenas de Lutéce, os dois últimos registros da passagem dos romanos por Paris. Na Avenue des Champs Elysées há uma placa na frente de um prédio informando que Santos Dumont ali morou. E, colado a Paris, está a cidade de Saint Dennis, onde estão o Stade de France, onde foi disputada a Copa do Mundo de 1988 e a catedral, onde estão enterrados muitos dos reis de França. Mas, é muita coisa, tem que ser visitada aos poucos, de preferência caminhando pelas ruas da cidade.

Jorge Carrano disse...


Aviso aos editores de Guias Turísticos (tipo Quatro Rodas e outros), as informações aqui contidas têm seus direitos reservados.

Transcrições, mesmo que parciais, precisam de autorização, por escrito.

Falando sério, se e quando for à França não deixe de dar uma sapeada no blog do Carlinhos, para obter boas dicas. Por exemplo esta em:

http://calfilho.blogspot.com/2017/10/annecy-e-chamonix.html

(copy and paste)

RIVA disse...

Não conheço a França.

Estive por 3 dias em Paris em 1979 como turista, e depois novamente em Paris por algumas horas, a trabalho, na viagem relâmpago descrita em 2011, quando, horrorizado, almocei carne importada e vinho nacional.

Agora com um dos meus filhos morando perto, na Antuérpia, preciso "grokar" incursões pela França com ele. Minha cabeça de turista está voltada para a Croácia no momento, mas, sou muito volúvel ... rsrsrsrs

PS: Aquele Time do Mal leva a taça hoje. Com narração do Silvio Santos !



Jorge Carrano disse...



E comentários do Ratinho ? (rsrsrs).

Parece que o SBt contratou um narrador para esta partida. Trata-se do Téo José.

https://www.terra.com.br/esportes/lance/ao-l-teo-jose-cita-responsabilidade-para-narrar-final-do-carioca-no-sbt-e-um-desafio,a0f3beb1a80e87620941d0c44d081532robvnha7.html

Jorge Carrano disse...


Se o Arsenal conseguiu ganhar do Liverpool (2X1), hoje, porque o Flu não pode ganhar do Fla?

Sou tricolor de coração ... até as 23 horas.

Riva disse...

Perdemos, jogando mediocrimente, diferente da última vez, jogando mal, sem agressividade, sem inspiração, sem faca nos dentes como deve ser numa final.

Aquele Time do Mal não ficou atrás, também não jogou nada, mas tem valores técnicos muito superiores para manter a posse de bola.

A nota destoante ficou por conta do Michael (que não sei porque estão pronunciando Mixael), um cara que veio do nada e pensa que já saiu do nada. Nos seus 1,60m demonstrou ser pequeno também em caráter.

No meu futebol lá no ABEL, certa vez, entrei em campo numa semifinal e disse para um cara do outro time, com um caráter igual ao desse Mixael:
- Hoje não vim aqui jogar bola, vim para quebrar você. Essa a minha missão de hoje.

O cara sumiu em campo.
Teria feito uma operação sem anestesia ontem nas canelas desse Mixael. Um escroto, que deve ser tratado com escrotidão.

Well, que venha o Brasileirão !



Jorge Carrano disse...


Subscrevo, se me permite, suas observações sobre o jogo e postura das equipes.

O Vasco teve um vigoroso zagueiro que teria alertado o menino para não pensar em entrar na érea porque teria chutada sua cabeça, como se fosse uma bola a ser rebatida.

Se fosse o contrário, ou seja, o Marcos Paulo cruzando para o Evanilson teria sido gol. Mas o Marcos Paulo recebeu o cruzamento e recuou a bola para o goleiro.

Tsk tsk tsk.

Riva disse...

Profª Rachel, leia-se por favor no meu comentário anterior "mediocremente".

Grato ... e desculpe a mediocridade !