30 de julho de 2020

Ecos do domingo no calçadão




As amendoeiras (abaixo) estão encerrando mais um ciclo de suas vidas, despejando na calçada suas folhas secas, amareladas, dando enorme trabalho aos garis da CLIN que fazem a coleta.



Não demora nos galhos agora desnudos, começará a brotar a nova folhagem, que virá num verde claro que com o tempo se tornará mais escuro. 



Quando a temperatura aumentar com a chegada do verão, as amendoeiras já estarão de novo frondosas e cumprirão um de seus papeis que é propiciar sombra  e  frescor. O outro, no meu entender é compor a paisagem, dando vida e colorido.

A orla nunca esteve tão policiada. É grande a presença da Policia Militar e da Guarda Municipal. A lamentar que outros bairros e locais da cidade não tenham a mesma atenção.

Aqui no calçadão, até pela falta do que fazer, os policiais, municipais e militares, ficam todo o tempo atentos aos seus celulares, ou em grupos discutindo futebol. Ou paquerando as transeuntes.

Reitero que lamento muito o fechamento dos quiosques que vendem cocos. É possível que existam razões, com as quais mesmo desconhecendo quais seriam não concordo 😎😎.

As tartarugas continuam no mesmo habitat que elegeram faz tempo, sem que eu consiga imaginar as razões. A família cresceu e já são mais de meia dúzia.

Algumas outras pessoas já descobriram a presença delas e já é possível ver algumas encostadas no apara-corpo tentando localiza-las mesmo que momentaneamente. Elas - as tartarugas, não as pessoas -  expõem por pouco tempo seus pescoços e eventualmente parte do dorso (casco).

As mulheres ainda andam trajando calças colantes que acompanham o desenho dos copos, alguns dignos de nota dez. Reitero que minha atenção está associada ao meu gosto pelas artes plásticas.😀😀 

O ar anda menos poluído e o sol tem marcado presença. No sábado passado a temperatura registrada foi de 34,6 graus centígrados, digna de extemporâneo verão.

Sim,  máscara obrigatória oferece desconfortos. Os óculos escuros embaçam, e para se exercitar atrapalha a respiração, mas seu uso é essencial, para assegurarmos que teremos próximos domingos com todas estas belas e prazerosas  coisas a nosso dispor. Tudo grátis!!!

Notas:
1) Imagens colhidas via Google.
2) CLIN  - companhia de limpeza de Niterói
3) Somados os policiais militares e a guarda municipal são encontráveis mais de 20 agentes de segurança e algumas viaturas das duas corporações, num trecho de 2 Km. Alguns guardas municipais utilizam bicicletas.

5 comentários:

Jorge Carrano disse...


A caminho de Marte:

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/07/30/robo-da-nasa-parte-em-missao-para-marte-em-busca-de-vida-em-local-que-ja-foi-um-lago-ha-bilhoes-de-anos.ghtml

Riva disse...

Estamos dentro de casa há 136 dias. As saídas nesse tempo foram:

1 de carro em março para tomar vacina da gripe no Vital Brazil, drive thru
2 voltinhas de carro pela orla de Nikity
Esse domingo saímos juntos a pé pela primeira vez
Ontem fui levar a MV à médica dela. Ida de carro, volta a pé

A saída do domingo foi muito estranha, tipo reaprendendo a caminhar. Fizemos zigue zagues mudando de calçadas em função de aglomeração, vimos a inacreditável fila para entrar no Campo de São Bento, fomos na Igreja Porciúncula, e voltamos em zigue zague.

Ontem um trânsito terrível em Icaraí, na ida até a Mem de Sá levar a MV. Resolvi buscá-la a pé. Cenas escrotas, tipo camelôs vendendo suas mercadorias sem máscara, com pessoas comprando, algumas pessoas sem máscara, aglomeração para entrar na CAIXA, enfim, o vírus está impune ......

Enquanto isso, na Bélgica onde meu nº 2 mora, toque de recolher.

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...


Aproveito o final de seu comentário para uma espetada: a Bélgica tem um Bolsonaro no comando país? Rsrsrsrs

Riva disse...

Pensei que vc ia perguntar se tinha um STF tirando poderes federais e mandando governadores e prefeitos corruptos cuidarem da saúde da população ....

Aliás, as minhas 8 perguntas continuam sem seus comentários ... rsrsrs

PS: Ganso já foi embora ? E o Odair Maionese ?

Jorge Carrano disse...


Ganso só afogado (rsrsrs)