16 de julho de 2020

Idiota


Queria escrever sobre Bolsonaro e seu (des)governo desastrado, sem rumos, sem metas, sem programas.

Precisava de um título conciso, claro e objetivo, e dei tratos a bola com a intenção de encontrar em meu parco vocabulário uma palavra que sintetizasse tudo que penso dele enquanto presidente da República.

Não precisei ir longe na pesquisa. Na letra "i" achei a palavra certa, fácil e bem conhecida: idiota.

A abrangência de significados ajudou muito na escolha. Vejam como é possível escolher um  ou outro significado ou sinônimo que o descreve à perfeição: idiota.

Significado de Idiota
substantivo masculino e feminino
Pessoa sem inteligência, discernimento ou bom senso; ignorante.
Quem diz tolices ou coisas sem nexo; tolo, estúpido.
Quem é muito pretensioso ou demonstra uma vaidade excessiva; vaidoso.
adjetivo
Sem inteligência: sujeito idiota.
Que age com excesso de pretensão ou de vaidade.
Que pode significar ou caracterizar ausência de inteligência.
Falta de discernimento.
Que não possui sentido ou valor; desinteressante.
Etimologia (origem da palavra idiota). Do grego idiotes.ou; pelo latim idiota.ae, "tolo, ignorante".
Sinônimos de Idiota
Idiota é sinônimo de: burro, estulto, estúpido, ignorante, imbecil, inepto, lerdaço, néscio, palerma, parvo, pateta, tolo, trouxa.
Antônimos de Idiota
Idiota é o contrário de: ajuizado, circunspecto, inteligente.

Link no Google: 
https://www.dicio.com.br/idiota/


Isto posto, vamos aos fatos:

Devastação na Amazônia (incluido as queimadas)


Confesso que num passado não muito remoto, engrossava o coro de brasileiros que argumentavam que depois de haverem dizimado suas florestas, sem dó e nem piedade, alguns povos europeus resolveram dar uma de bons moços e defender  o meio ambiente, com ênfase na preservação da Amazônia.

Só não comungava da tese de que haveria interesses escusos, tipo torna-la área internacional acabando com nossa soberania sobre aquele enorme pedaço de terra.

Teoria de conspiração inaceitável no mundo atual. Já pesaram no bololô*  que tal ideia provocaria?

Agora mais velho, menos míope e dispondo de informações, farta documentação na rede mundial e imagens de satélite, é impossível não acreditar nos efeitos danosos sobre a vida no planeta com a derrubada e queimada das árvores naquele região.

E seremos os primeiros a sentir e sofrer com os problemas advindos. Que faz o governo a respeito?

Lembram da piada do cara que encontra a mulher com o melhor amigo no sofá de sua casa fornicando? Lembram do que ele fez? Vendeu o sofá.

Números divulgados pelo INPE

Pois é, como os números divulgados pelo INPE davam conta do aumento desmesurado da derrubada da floresta e da queima criminosa de enormes áreas em nome da expansão da atividade agro-pecuária, e que a comunidade internacional está de olho ameaçando sanções econômicas, que fez o governo?


Afastou a coordenadora-chefe. Quem sabe alguém mais alinhado com o governo e menos fiel à ética profissional, a técnica e a ciência, possa maquiar as estatísticas?

E aqui cabe um comentário especial sobre nosso astronauta que foi colocado como ministro da ciência e tecnologia , mas que não passa de urso de circo. Fez o jogo do Bozonaro destituindo a coordenadora.

Manipulação de dados na áre da saúde

Este artifício ocorreria na área de saúde. Lembrem que quando foi substituído o ministro da saúde que apresentava todo final de tarde boletins com os números reais dos infectados e  dos óbitos, o general que assumiu resolveu mudar a metodologia para manipular os números. 

Afinal era uma gripezinha e o país precisava voltar a trabalhar. A economia era a aposta do capitão para reeleição.

Só não vingou por causa da grita aqui e o exterior. Tiveram que recuar.

Armas de fogo

Outra estatística que a mim envergonha, mas não a ele - Bozonaro -  é o do número absurdo de armas vendidas e registradas nos últimos meses.

Ele deve estar rindo à bandeiras despregadas. Afinal ele acha que a sociedade deve se armar para fazer valer sua vontade.



Não demora e os pequenos e comuns desentendimentos no trânsito resultarão em morte. Assim como brigas em condomínios por causa de cachorros e crianças mais levadas. Sem contar adolescentes desajustados ou vítimas de bullyng que entrarão em suas escolas e universidades atirando a esmo, a exemplo do que ocorre com grande frequência nos USA.

Morro de rir com pessoas que acham que tendo arma defenderão melhor sua casa e seu patrimônio. Ledo engano. Em primeiro lugar o meliante, o bandido, nada tem a perder e matar não faz diferença. Assim como morrer, em especial se estiver drogado. A experiência deles com armamento é muito maior do que a nossa e suas armas são mais poderosas.

Lava Jato

O combate a corrupção enfatizado na campanha, foi abandonado e o que se é o esvaziamento gradual e contínuo da Lava Jato.

Este último ato determinando a centralização de dados em Brasília sob o controle do Aras, seu cupincha, é a prova de que sua intenção é usar a seu favor as informações coletadas.

Caixa-preta do BNDES

Onde está e como anda a a abertura da caixa-preta do BNDES uma das maiores sangrias de dinheiro público, através de financiamentos fraudulentos, privilegiados, concedidos pelo PT de Lula et caterva aos parceiros bolivarianos e demais simpatizantes dos regimes socialistas?

O "Mito" não ia apurar? Abrir a caixa-preta? Cadê? Amarelou? Fanfarronice?

Ou não havia caixa-preta?

Centrão

Agora dependente do "Centrão", talvez até para assegurar seu mandato, precisa proteger seus novos aliados, muitos (muitos mesmo) deles alvos de inquéritos e investigações.

A política do "toma lá da cá", demonizada na campanha foi adotada na maior cara de pau em nome da governabilidade.

Ou não havia e nunca houve "toma lá da cá" e o esquema não se tratava de balcão de negócios  e isto sim visava constituir uma base de governabilidade?

https://www.msn.com/pt-br/noticias/politica/bolsonaro-praticou-toma-l%C3%A1-d%C3%A1-c%C3%A1-e-conseguiu-uma-vit%C3%B3ria-parcial-diz-cientista-pol%C3%ADtico/ar-BB10LZaK


Apoiadores voluntários
Os inocentes carente sociais que iam para as ruas empunhando bandeiras vermelhas a troco de sanduíche de mortadela e diária de R$ 50,00, oferecidos pelo PT, foram substituídos por carentes de juízo que nas redes sociais disseminam ataques às instituições (Congresso e Judiciário), numa clara proposta de golpe, de implantação de ditadura de direita, tão ou mais nociva do que a de esquerda, a do proletariado.

RESUMO: o governo Bolsonaro é uma fraude, capitaneada por indivíduo a quem "falta discernimento", um dos significados de idiota (vide sinônimos supracitados)



Notas:
Gilberto Gil, coitado, fez o papel de urso de circo de Lula, e Regina Duarte faria no governo Bolsonaro, não fora ela mesma sem noção.


* bololô - https://www.dicionarioinformal.com.br/bolol%C3%B4/

9 comentários:

Jorge Carrano disse...


Depois de esnobar dinheiro da Alemanha e da Noruega, que alimentavam o Fundo da Amazônia, agora o Bozo e seu ridículo ministro das relações exteriores estão mendigando que os dois países citados retomem a contribuição que faziam.

Se um general, com tropas do exército a disposição lá na Amazônia, não está conseguindo controlar a devastação da floresta, como é que um cabo e um soldado poderiam fechar o STF?

Tem muita incompetência ou falta de vontade política neste angu.

Jorge Carrano disse...


A propósito tem muito general neste governo e muito pouco comando.
Tem no ministério da saúde, tem na casa civil, tem na secretaria de governo, tem na vice-presidência, todos estrelados liderados por alguém sem brilho.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/07/16/ministro-da-secretaria-de-governo-general-ramos-e-transferido-para-a-reserva.ghtml

Nem nos governos militares tinha tanto milico em posições de gestão da alta cúpula.

RIVA disse...

Qual o título que você daria a um post sobre o STF, também numa única palavra ?

Riva disse...

Ah, por falar em idiota, acho que a GROBO LIXO acha que todos nós somos ....

Os números da pandemia iniciaram uma melhora (ufa), o que indica que de repente atingimos o pico.
O que faz a GROBO LIXO ?
Começa a soltar "médias estatísticas" para não demonstrar a queda dos números, para o pavor, a depressão continuar, ficarem todos em casa dando IBOPE e $$$.

E ficamos sabendo também que ninguém mais morre nesse brasil de merda de infarto, câncer, AVC, assassinatos, no trânsito, etc. Esses números não existem ou são irrisórios.

Nojo !! Alienar para ser feliz !!

Jorge Carrano disse...


Bom desafio, Riva. Podem ser duas palavras? Seriam: fogueira de vaidades.

Ah!, Já tem romance e filme com este nome, né?

Vou pensar a respeito e quem sabe vira um post.

Hoje, por exemplo, lembrei com uma certa repugnância daquela corte, por causa do pedido de desculpas da Zélia. Os ministros de então silenciaram diante daquela heresia jurídica que foi o confisco da poupança.

Jorge Carrano disse...


Quem hoje defende a Globo?

Ontem o Bozo teve um orgasmo ao apontar para o logotipo do SBT transmitindo o jogo (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...



Landim e Bolsonaro formaram uma dupla forte contra a Globo.

Pior é que nesta briga fica difícil optar pelo lado a se filiar.

RIVA disse...

SBT 2x0 GROBO LIXO ... lembra-se daquela jogada genial do Eurico Miranda, fazendo o VASCO entrar em campo na final de 2000 contra o São Caetano, com o logo do SBT enorme no uniforme, e a porra da GROBO transmitindo o jogo ?

KKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E o Eurico não pediu licença ao Silvio Santos pra fazer isso !!

Pergunta se o Silvio ficou chateado com o VASCO ??

Jorge Carrano disse...


Lembro bem, o fato teve grande repercussão.
O Silvio adorou.