7 de julho de 2020

Uma terça-feira vadia, na época de reclusão


Terça-feira, dia 7 de julho de 2020. Vivemos,  e talvez ainda  por longo tempo, sob normas de controle sanitário, emboramente (Odorico Paraguaçu) sendo abrandadas pouco a pouco.

Lavar as mãos com água e sabão, usar máscaras, manter distanciamento social, usar álcool em gel e desinfetar produtos e embalagens ainda é recomendável e recomendado pelas autoridades.

Mas a reabertura gradual do comércio e autorização para retomada de algumas atividades da área de serviço, levou uma boa parte da população achar que tudo terminou em pizza.

Não é verdade, tanto que à tarde, Bozonaro anunciou que testou positivo para a Covid-19. Como ele é um "atleta" tudo não passará de uma gripezinha. Nada que algumas doses de cloroquina não resolvam. Se ele recomendou o uso para nós outros, significa que ele acha realmente milagrosa a referida droga.

Quanto a mim, continuo cumprindo as recomendações  das autoridades sanitárias e fiel ao  meu pensamento (prudente e sensato) a respeito da situação excepcional que vivemos.

Para a caminhada matinal, após o café, coloquei roupa leve e máscara. O solzinho já dava o ar de sua graça e muitas pessoas caminhavam ou se exercitavam no calçadão.


Muitas destas pessoas com a máscara no queixo, como confirmação do que aludi no segundo parágrafo. Colocar a máscara no queixo é como colocar a camisinha (preservativo) nos testículos.

Muito policiamento ao longo da orla, desde a Praia das Flechas até o Canto do Rio. Guardas municipais e Policia Militar em quantidade nunca vista. A impressão que se tem é de que são aguardados confrontos violentos.


Como depois do almoço dei uma chegadinha no escritório, verifiquei que no Centro da cidade o policiamento não está tão ostensivo. Alias nem constatei presença da polícia.

Chego a conclusão de que todo o aparato na raia de Icaraí é para "inglês ver", trata-se de merchandising do prefeito porque aquele local é uma vitrine da cidade.

Continuo não entendendo porque os quiosques que vendem coco estão impedidos e abrir, se as bancas de jornais podem funcionar livremente.

Termino com um registro triste, deprimente. Como aumentou o número de pedintes, de moradores de rua, nestes últimos dois meses.

No meu trajeto de casa até o calçadão são vários. E defronte ao Itau, na Paulo Alves, acho que tem pelo menos duas famílias e seus indefcctíveis cães SRD.

Sem contar os que os pedem "ajuda" comprando  as guloseimas que vendem: balas, paçocas, amendoim, e coisas do gênero.

Duvido que estas pessoas tenham tido acesso à ajuda emergencial do governo. Estão excluídos dos mais de cem milhões de beneficiários de algum dos programas governamentais.

Este número é estarrecedor. E mais estarrecedor o número de prefeitos, governadores,  secretários municiais e estaduais de saúde, acusados por desvio de verbas destinadas aos programas de saúde. Compras superfaturadas, E compras de equipamentos que jamais serão entregues.

Neste contexto perverso, asqueroso, deprimente,
tem gente que se queixa tendo suas refeições diárias, aceso aos seus medicamentos, com NetFlix e WhatsApp, e agora até o futebol de volta, na Europa e o Brasil.

Somos, eu e você que me lê, uns privilegiados. Só o fato de não havermos engrossado a estatística de mortos, já nos diferencia. 

Já nos aproximamos das 70.000 mortes. E este número ainda vai crescer ... infelizmente.

5 comentários:

Jorge Carrano disse...


Insisto que Bolsonaro deveria ser denunciado ao tribunal internacional por prática de crime contra a humanidade.

Desde o início ele adotou e mantém a teoria negacionista. Mesmo em face dos quase 70.000 mortos no Brasil, número que lamentavelmente tende a aumentar.

Suas falas estão documentadas e seu exemplo negativo foi adotado por muita gente.

Ele é irresponsável, insensato, beira a idiotice. Tudo porque enfiou na cabeça que seu desempenho será medido pelo resultado obtido na economia. Por isso o tempo todo pregou a priorizou a retomada da atividade econômica.

Alguns amigos e parentes o defendem e aplaudem porque ele barrou o crescimento da esquerda bolivariana, patrocinada pelo PT nos últimos anos.

Mas são incapazes de apontar umas duas ou três medidas de seu governo que sejam dignas de encômios.

Ele poderia ser a antítese do PT com mais inteligência, menos arrogância e sem adotar o populismo de Lula.

No terreno da corrupção, uma de suas metas nos discursos, ele mesmo está esvaziando enfraquecendo a Lava-Jato.

A tão cantada em prosa e verso reforma da previdência foi mais mérito do Congresso (Rodrigo Maia) do que dele presidente.

A ajuda de emergência para os desamparados, que melhorou sua imagem junto as classes "C" e "D", ele havia arbitrado em R$ 200,00. Foi o Congresso que elevou para R$ 600,00.

No mais ele está preocupado em armar a sociedade e reduzir a perda de pontos por infrações no trânsito.

Um fracasso. Ele está errado o tempo todo, já um relógio parado pelo menos duas vezes ao dia marca a hora correta.

Ele bem que poderia se espelhar no relógio sem corda ou sem pilha, e ficar parado. Duas ou três coisas dariam certo.

Jorge Carrano disse...


Tenho fé e esperança de que em 2022 não precisarei votar no Bozonaro para evitar a volta da esquerda ao poder.

Ele que prometeu acabar com o toma lá dá cá na política, rendeu-se ao chamado "centrão"; curva-se diante da bancada evangélica, e está alinhado com a bancada da bala.

No passado um ministro do STF precisava ter ilibada conduta e notável saber jurídico. Agora, com o capitão, precisa também ser "tremendamente evangélico".

Não posso leva-lo a sério.

Cadê os ministros da saúde e da educação? Não são áreas prioritárias no (des)governo Bozonaro.

RIVA disse...

Exceto a pandemia, claro, tudo que está acontecendo é bem melhor do que ter o Haddad no Planalto. O remédio, sabíamos, seria amargo. Estou engolindo, tranquilamente.

Amanhã é 8 de julho ... lembram ? 7x1 Alemanha !! ..... MEDO !!

PS: se fosse presidente do FLU, amanhã na FLU-TV durante a transmissão, colocaria na tela um QRCode para arrecadar grana para as famílias dos 10 MENINOS DO NINHO DO URUBU assassinados. Seria uma bofetada nos cornos dessa Fla-Press imunda, dessa corja.

Jorge Carrano disse...


Pois é, Riva, o presidente dos mulambos, mancomunado com o Bozonaro, conseguiu a tal controversa MP que dá ao mandante os direitos de imagem nas transmissões.

Os dois estão em guerra com a Globo. Vou acabar me convertendo e aderindo à causa da emissora do plim-plim, topa tudo por dinheiro.

Ana Maria disse...

Não tenho a intenção  de convencer ninguém, até porque, as pessoas manipuladas ficam impermeáveis a outras possibilidades.
Pessoas se fecham ao novo e ao diferente, e por isso o Bolsonaro fica pouco palatável.

Bolsonaro não era o candidato dos meus sonhos (é fantasia pensar que isso existe), nem é o presidente ideal.

Mas é o melhor que se descortina.

Até seus defeitos mais apontados: impulsividade, e falta de postura protocolar, fazem sentido. Ele é diferente do que tínhamos. Graças a Deus, pois não quero o mesmo de antes. Não quero corrupção, não quero privilégios, não quero decomposição moral da sociedade.


O melhor teste para confirmar isso é fazer um exercício de memória e imaginação. Imaginemos que o Presidente aceitasse  fazer concessões para Legislativo e Judiciário; que mantivesse os 21.000 cargos em empresas públicas inoperantes; que mantivesse as verbas publicitárias do governo e empresas por ele geridas, com maiores quantias destinadas à Vênus platinada; que aceitasse o superfaturamento de obras e compras, em benefício próprio, do partido e dos  cúmplices; mantivesse projetos e leis que permitissem a alimentação lactea nas tetas do país,

de grandes empresários e artistas.

Neste quadro, criado por nossa imaginação, o Bolsonaro poderia (des)governar tranquilo?

Seria perseguido a cada segundo de seu dia?

É claro que seria deixado em paz. 

A perseguição é única e exclusivamente o resultado das medidas que visam moralizar a política.


Só o fato de lutar contra corrupção e de tirar o Brasil das garras da esquerda, justifica meu voto e aumenta meu apoio.

Mas enquanto a mídia e os órfãos da mamata,  vigiam seus gestos, sua família e miram nos ministérios mais em voga, os outros seguem trabalhando.

A transposição do S.Francisco chegou ao Ceará. Em 1 ano restauraram  o serviço feito pelos governos passados e que haviam desmoronado, e concluíram a obra. Sem superfaturamento e sem atrasos. 

A Transamazonica está quase pronta. Pensões para supostos presos no regime militar foram suspensas, Petrobrás  está com lucro.

E por aí vai.



Deixo por fim o comentário do administrador do blog que disse que o Presidente deveria ser considerado genocida por suas ações na pandemia.

Que ações, cara pálida?

Todas as medidas relativas à isolamento, compra de equipamentos restrições a abertura de empresas e escolas, foram determinadas por governadores e prefeitos. Por ordem do STF.

Eles decidiram manter o povo em casa, pois isso justificava estado de emergência   e assim governaram conforme suas ideologias.

Ninguém nega o contágio e a letalidade do vírus. Nem o Bolsonaro.

Não é dele a afirmativa que o covid é só uma gripizinha. A frase é do Dr Dráuzio Varela quando defendia a realização do Carnaval.

Como o presidente a citou, ironizando o fato de terem permitido a maior porta para entrada do vírus, a oposição a usa para doutrinar os mau informados.


Para não ser considerado antagônico, o presidente tem aceito sugestões de nomes para as pastas da saúde e educação, sempre com a exigência de fidelidade aos princípios defendidos em sua campanha e honestidade.

Infelizmente,  por um motivo ou por outro, os indicados têm sido dispensados. 

Antes assim. Os ministérios continuam atuantes e vão bem obrigado. Existem equipes de apoio, Secretarias que conseguem tomar as decisões necessárias.

Se puderem, ouçam os comentários do Alexandre Garcia do dia de hoje (09/07/2020. Está disponível no YouTube. 


https://youtu.be/BZomtYFl1a4.