31 de julho de 2020

Presente para os pais


Está chegando o Dia dos Pais. Está certo, você é daqueles que acham que estas datas são apenas apelos comerciais para incremento de vendas, que só fazem piorar o serviço nos restaurantes, que ficam mais cheios e, pior, o que dar para o "velho"?

Eu que não tenho mais o meu em carne e osso, apenas na memória, já acho que nem tanto barro e nem tanto tijolo. As datas comemorativas das Mães, Pais, Avós e Namorados são comerciais, mas há que admitir que sem elas dificilmente dispensaríamos um dia inteiro paparicando mães, pais e avós.

Quero fazer uma sugestão de presente e por dever de consciência, de apego a verdade, tenho que admitir que não conheço o livro.

Já adiantei que trato de um livro, faltando dizer que quero ganhar, daí a dica aqui é também para meus dois filhos. Não estranhem como um profissional do ramo das humanas pode ter interesse por números. Eles são desafiadores.

Vejam um exemplo, que agora me ocorre:
Um  beduíno deixa 17 camelos, e em seu testamento estabelece a partilha dos mesmos entre seus três filhos. O mais velho deve ficar com metade; o do meio com um terço, e ao caçula deverá caber um nono dos camelos.

Ora, como atender aos desígnios do pai sem mutilar, cortar ao meio os animais, o que de resto nenhum dos irmãos admitia.

Resolveram submeter o caso, em busca de solução, ao sábio da tribo nômade. Este ouviu, coçou o queixo e ofereceu a solução.

Dezessete camelos não comportarão a partilha - disse o velho -  posto que se trata de um número primo. Entretanto, se eu adicionar um dos meus camelos ao lote, que passará a ter 18 animais, será possível cumprir o estabelecido pelo pai de vocês.

E assim foi feito. Ao mais velho, que deveria receber metade, coube 9 camelos. Ao filho do meio, a quem caberia um terço, entregou 6 animais e finalmente ao mais novo que deveria ficar apenas com um nono, por óbvio entregou 2 camelos. 

Nove com seis e mais dois, perfazem 17 camelos. O décimo oitavo que foi adicionado era do velho pensador, que o pegou de volta, e restou atendido o testamento.

Não lembro exatamente onde li esta história, provavelmente foi no Malba Tahan, que chegou a ser popular em meus tempos de secundarista.

Bem, o livro sugerido, inclusive para meus filhos querendo me presentear, é o abaixo.




11 comentários:

Jorge Carrano disse...


Eu devia uma água de coco ao autor do livro citado.

Com este merchandising, quitei a dívida e fiquei credor (rsrsrs).

Quanto ao livro, tenho realmente curiosidade e interesse em conhece-lo.

RIVA disse...

Não sei onde vc pretende chegar com isso kkkkkkkkkkk

Falo isso ouvindo QUERO QUE VÁ TUDO PARA O INFERNO de ROBERTO CARLOS no 716 da SKY. E quero mesmo !! Que se f... a divisão ! kkkkkk

Mas sério, ontem perdi um grande amigo, nessa loucura que vivenciamos. Lá vai mais um.... não sei porque a morte do Rodrigo Rodrigues na 3ª feira me abalou também. Está foda tudo isso.

Meus filhos nº1 e nº3 nos visitaram hoje ao mesmo tempo. Foi duka. Eles no corredor perto da porta do apartamento .... conversamos, a MV fez bolo de banana, café, eu no Ballantines, tocamos violão (e gravamos), uma maravilha tê-los conosco por 2 horas.

O que dividir igualmente num momento como esse ? tudo ! nada !! .... então, só entrando no contexto do post, não faz minha praia dividir o nada e o tudo .... apenas é ! É de todos nós ...

Há muitos anos doamos TUDO aos nossos filhos, nada temos. Ou melhor, temos eles.

DIA DOS PAIS .... já escrevi por aki sobre essa data ... forte demais para mim.



Jorge Carrano disse...


Riva,

A homenagem aos pais era um gancho pra repescar o Paulo Bouhid, que ficou arredio e depois escafedeu-se por motivos políticos.

Estou cercado por simpatizantes do presidente, alguns de raiz, com os quais já debati ideias. Divergindo no varejo e convergindo no atacado.

De todos os bolsonaristas empedernidos minha irmã tem sido a mais difícil de dialogar.

Você, Riva, anda é, apesar dos pesares, o mais fácil de aceitar. (rsrsrs)


Jorge Carrano disse...


ATENÇÃO distraídos!

Paulo Bouhid é o autor do livro sugerido.

A contrariedade dele é maior do que eu imaginava. Não é que deixou apenas de corrigir erros de grafia e concordância, com mais rigor que a professora Rachel, ele deixou de visitar o blog e até mesmo de dar um alô pela menção ao seu livro.

RIVA disse...

Ontem partiu minha querida prima Heloísa. Mais um levado por essa tragédia ....

Médica, pessoa de alto astral, transbordava generosidade.

Sem palavras .....

PS: foda-se a política, certo ?

RIVA disse...

Esse lance de política está cada vez pior mesmo.

Meu filho nº 2 (rs) que mora na Bélgica cismou que sou bolsonarista. E pra explicar tudo de novo e sempre ..... resumindo em 2 argumentos :

1) Votei no Bolsonaro como única alternativa de evitar a continuidade da corja do PT, que não é um partido político ...aliás, inexistem partidos no Brasil, existem castas, feudos.

2) Estou com Bolsonaro até 31 de dezembro de 2022, pois tirá-lo por qualquer motivo vai ser muito pior, e explico o "meu" porque .... inexistem lideranças no Brasil de hoje, e a queda do Bolsonaro vai nos levar a um Iraque sem dúvida. Tiraram o Sadam e todos vimos o que é um país sem lideranças para assumir democraticamente.

Imaginem os togados e os corruptos do Congresso, mais blogueiros e influencers querendo assumir liderança e qualquer coisa que lhes dê poder e dinheiro. o CAOS !

E lamento, mas lamento mesmo, quem não pense ou argumente como eu, pois tenho convicção plena do que pode acontecer se o presida sair.

Mas daí a perder amigos, ou parar de conversar .... isso é para quem radicalizou no debate, colocando família e amizades abaixo da política nojenta.

Ana Maria disse...



À propósito do Dia dos Pais, estou curiosa em saber a opinião de vocês sobre a homenagem da Natura a Thammy.




Jorge Carrano disse...


Não assisti, Ana Maria, por isso não posso opinar.

Diz minha mulher que ouviu num programa de fofocas que o anunciante está contente com o resultado, com a repercussão. Claro, com o faturamento.

Se é assim foi uma boa sacada.

Ana Maria disse...

Quero mandar meus pêsames ao Riva pelo falecimento sua prima. Estamos numa fase triste da humanidade.
Pessoalmente vou mais fundo e acredito que está sendo travada, numa dimensão superior, uma luta entre forças do bem e do mal.
Que Deus console os familiares.

RIVA disse...

Obrigado, Ana Maria. Já tinha perdido um querido amigo na 5ª feira, e agora a Heloísa nos deixa assim de repente. Estamos assustados.

Bj

RIVA disse...

Ana e demais, quanto à Thammy também não vi, mas não me surpreende. É questão de IBOPE, de $$$$$$$. Válido ? Perguntemos ao STF.

A Grobo Lixo de há muito tempo vem dando muita ênfase a esses lances de homem com homem, mulher com mulher, trans, etc, forçando a barra para que todas as gerações considerem normal a relação.

A NATURA foi na cauda do cometa (no Twitter se escreve calda). Fica o debate sobre a definição de "ser pai". Tem a cabeça de cada um, e tem o que a sociedade entende e/ou aceita. O ser humano é inviável !! Bastava imitar/emular o reino animal e vegetal.

Acho difícil a maioria das pessoas das gerações mais velhas acharem tudo isso normal, e tem muitos hipócritas de plantão. Não é questão de ser contra ou a favor, é questão de achar normal ou não. Simples assim. E que tenham muito cuidado com a cabecinha das nossas crianças em relação a isso tudo.

Dizem que no Império Romano, antes do declínio e queda, era assim também. Apenas retornou nas ondas da senóide temporal para a época atual.

Eu, particularmente, estou preocupado é com como será o 'Novo Normal", depois da pandemia ......