28 de maio de 2011

Ursula Burns

Só os antenados nos assuntos econômicos mundiais, ou, mais recentemente, os leitores de VEJA (páginas amarelas), sabem de quem se trata a personagem título.

Assim como Walter Williams,  que também já foi enfocado aqui neste blog http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/03/walter-williams.html, é da raça negra. Mas eles têm muito mais coisas em comum. Venceram em seus ramos de atividade. Ultrapassaram as barreiras da miséria, e evoluíram na escala social e econômica, com dedicação aos estudos, disciplina e muito empenho na busca de seus sonhos.

Ursula Burns
 Ursula é presidente mundial (CEO) da Xerox, uma das 500 maiores empresas do mundo, atuando em vários países, e com seus produtos presentes em todos os continentes. Galgar este patamar, de certo modo, é mais difícil do que ascender a presidência da república no Brasil. O ambiente empresarial, a partir do nível gerencial, é muito mais competitivo, com profissionais brilhantes, com ótimos atributos intelectuais e aparato acadêmico, buscando o topo da pirâmide, onde só cabe um.

Numa disputa pela presidência da república, o universo julgador, que são os eleitores, é muito movido por populismo, propaganda enganosa e interesses políticos ou pessoais.

No julgamento de um executivo, os acionistas levam em consideração seu passado profissional, os resultados já obtidos, seu engajamento nos interesses sociais da empresa, sua lealdade, não às pessoas, mas à instituição, enfim, o critério promocional é calcado no mérito apenas.

Existe, sim, um pouco de política nos bastidores das grandes corporações, mas não é este o meio primordial para atingir o sucesso. Ninguém se sustenta apenas com política no universo empresarial.

Mal comparando, é como se escolhessemos um colégio eleitoral elitizado composto de notáveis para eleger o presidente da república. Lula teria vencido? E Dilma, ilustre desconhecida no cenário político antes da campanha massiva feita pelo ex-presidente, teria alguma chance? Não existiria voto de protesto.

Certamente que não. As credenciais acadêmicas e o passado de realizações do Serra o credenciariam com mais apelo junto a este colégio eleitoral diferenciado.

Faço esta digressão para tentar, até mesmo para mim, dar uma idéia da dimensão do feito desta  americana. Nenhuma outra mulher, negra, alcançou uma projeção tão grande no mundo dos negócios. É a meritocracia falando mais alto, como deveria ser sempre, em todos os campos.

Poderia ter enfocado outras fantásticas mulheres negras, que venceram em seus campos, e conquistaram dinheiro e fama.
Oprah Winfrey

Oprah Winfrey, que de acordo com a Forbes (revista) tem um patrimônio estimado em US$ 2,7 bilhões ( é isso mesmo, dois bilhões e setecentos milhões de DOLARES), o que a coloca entre as 500 pessoas mais ricas do mundo, depois de infância pobre em que sofreu até mesmo abusos sexuais.
Apresentadora de um talk show durante 25 anos, está se despedindo de frente das câmeras esta semana, tendo reunido no último dia 25 de maio, mais de 13 mil pessoas, entre celebridades de todos os campos, num estádio em Chicago, para seu adeus. No Brasil deverá ser transmitido no dia 10 de junho, no canal GNT.

Está se afastando do talk show mas não do negócio televisão, pois sua decisão está relacionada ao fato de querer dar mais atenção ao seu próprio canal de TV chamado OWN ( Oprah Winfrey Network). Entre outras coisas, além do canal de TV, ela possui uma produtora de nome Harpo, uma emissora de rádio, uma revista e um site de compras.

Sylvio Santos não é páreo para ela. 

Outra que poderia perfeitamente ser colocada nesta berlinda seria Condoleezza Rice. Foi Secretária de Estado dos Estados Unidos da América, servindo na administração do presidente George W. Bush entre 2005 e 2009.Acho desnecessário enfatisar a importância e prestígio deste cargo no que respeita as relações diplomáticas internacionais. Guerra e paz estiveram a seu alcance.
Serena Williams

As irmãs Williams – Serena e Venus – que venceram num esporte elitizado, conseguindo feitos fantásticos. Ao longo de sua carreira, Serena conquistou todos os  títulos do Grand Slam, incluindo o que ela auto denomina Serena Slam, referindo-se aos quatro Grand Slam seguidos que ela venceu (Roland-Garros 2002, Wimbledon 2002, US Open 2002 e Australian Open 2003).

Venus Williams
Venus venceu sete torneios Grand Slam em simples, doze em duplas e dois em duplas mistas totalizando 21 títulos de Grand Slam, uma das marcas mais altas do tênis. Considerada a jogadora com o saque mais poderoso de todos os tempos, Venus tornou-se, em 25 de fevereiro de 2002, a primeira jogadora negra a liderar o ranking da WTA.



Rendo minhas homenagens, reverencio estas mulheres, não porque negras, mas porque souberam vencer, apesar das barreiras e adversidades. Vivas aos vencedores.

Nenhum comentário: