21 de maio de 2011

Futebol na Inglaterra

Notem que escrevi “na” Inglaterra e não “da” Inglaterra. Com efeito, o futebol que é jogado hoje na terra da Elizabeth II, muito pouco tem a ver com o futebol que era jogado pelos times ingleses e característica da seleção da Inglaterra, até alguns anos.

Isto porque as equipes inglesas que disputam a premier league – primeira divisão - estão repletas de jogadores estrangeiros, de todas as origens e continentes. Tem israelense, coreano, marroquino, camaronês, marfinense e outras nacionalidades exóticas (para o futebol), além, claro, de brasileiros, argentinos, franceses, italianos e espanhóis.

O futebol jogado hoje na Inglaterra é bonito de ver e altamente competitivo. Os jogadores e técnicos estrangeiros, estão influenciando sobremaneira no estilo de futebol naquele país.
Emirates- estádio do Arsenal

Sou assíduo acompanhante, via canais ESPN, do campeonato inglês, onde tenho meu time de preferência, que os que me acompanham neste blog ou mesmo os que apenas eventualmente fazem visitas sabem qual é. Torço pelos gunners, ou seja, pelo Arsenal, cuja torcida tem este apelido em função da origem do clube.

Mas o futebol inglês não me atrai apenas, e já não seria pouco, pelas disputas nos gramados, senão também pela educação da torcida que respeita o minuto de silêncio como se estivesse velando a própria mãe. Mesmo quando a homenagem póstuma é dirigida a alguém ligado à equipe adversária. A propósito, o minuto de silêncio, lá, dura exatamente um minuto, ao contrário do que ocorre no Brasil, onde o minuto de silêncio tem menos de 60 segundos por causa da impaciência da torcida que começa a assoviar e vaiar. E as transmissões televisivas são um show a parte, pela qualidade das imagens e quantidade de ângulos de visão, com detalhes impressionantes.

Outra demonstração de civilidade da torcida é que não invadem o gramado, mesmo em se tratando de comemorar a conquista de um título, como ocorreu recentemente com o Manchester United.

Os gramados, por falar nisso, tirante a época do rigoroso inverno, quando a neve castiga muito o campo de jogo, são verdadeiras mesas de bilhar, mesmo os dos clubes mais modestos. Logo, só não joga bem quem não sabe mesmo.

A presença dos torcedores é outro fato relevante. Os estádios estão sempre cheios, mesmo às segundas-feiras à noite, quando são realizadas, regularmente, partidas pelo campeonato.

Isto porque outra coisa inteligente no futebol inglês é a tabela da disputa e a programação dos jogos, que são distribuídos em diferentes horários, nos sábados e domingos e tem, sempre, uma partida programada para segunda-feira.

Atualmente o melhor time de futebol é o Barcelona, acho que ninguém questiona, mas se tem uma equipe que pode rivalizar, enfrentando de igual e até vencendo, esta equipe é a do Manchester United.

Escrevo antes da partida final pela Liga dos Campeões da Europa, que acontecerá no próximo dia 28 de maio, e arrisco apostar no Manchester.

* O Arsenal Football Club é um clube de futebol inglês baseado em Holloway, no Norte de Londres. O Arsenal foi criado a partir da ideia de um grupo de trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory em 1886 (daí gunners) que, por diversão, decidiram montar um time de futebol. As cores do clube têm sido tradicionalmente vermelho e branco. O Arsenal tem uma grande torcida em todo mundo, que possuem uma série de rivalidades de longa data com vários outros clubes, o mais notável deles é com os vizinhos do Tottenham, com quem disputa regularmente o North London Derby.


Nenhum comentário: