14 de julho de 2015

Quem sabe informar ?

Alguém sabe informar, com precisão, para onde são enviadas as drogas apreendidas diariamente pelas polícias militares estaduais, pela Polícia Federal e pelas polícias rodoviárias estaduais e a federal. Além, claro, das polícias civis dos estados?

Gente, pelo que se depreende dos noticiários, diários,  são muitas toneladas de substâncias tóxicas, conceituadas como drogas de comercialização proibida, cujo paradeiro ou destino final desconheço inteiramente.

Consta que precisam ficar armazenadas enquanto os processos criminais tramitam, por serem prova material do crime. Certo, se é verdade. Mas onde e em que condições ficam guardadas? Os distritos policiais têm locais seguros para sua guarda? Ou ficam em armários de fácil acesso a todos ? Quem controla estes “estoques”?

Você é capaz de jurar que parte desta droga apreendida não retorna ao mercado? Não é desviada para as mãos dos traficantes?

E as armas também apreendidas pelas polícias?  Cabem, a respeito delas, as  mesmas dúvidas?  O que é feito das  armas e munições? Não há como desviar uma ou outra, para serem repassadas aos bandidos? Algumas são de uso exclusivo das forças armadas e outras  são importadas e não fazem parte de nosso arsenal bélico. O que acontece?

Eu duvido e faço pouco que haja controle e que se saiba, neste momento, em todo o país, quanto e onde estão guardadas, armazenadas,  as milhares de toneladas de drogas. Idêntica dúvida coloco em relação as armas apreendidas de bandidos de toda a espécie.

Qual é e política de descarte deste material? Das drogas e das armas e munições? Quem autoriza, quando, e  a através de que meios o destino a ser dado? Existem locais específicos para incineração?

Que autoridade de âmbito nacional fiscaliza o cumprimento das normas a respeito, se é que existem?  É o executivo ou o judiciário do estado o responsável  pelas normas de transporte e guarda de drogas e armamento retidos?

Há anos, no auge das viagens ao Paraguai, quando milhares de brasileiros, de todas as partes, iam ao país vizinho comprar muamba, algumas blitzes nas estradas, apreendiam mercadorias sob os mais variados motivos. Agiam, neste sentido, as policias rodoviárias e  agentes de fiscalização tributária. Pois bem, consta que eram inúmeros os casos em que estas mercadorias apreendidas iam parar nas mãos de camelôs, que trabalhavam a serviço de fiscais que faziam as apreensões.

Querem ver outra coisa meio nebulosa para nós outros,  cidadãos comuns? O destino das multas aplicadas pelo Estado. Se há derramamento de óleo na baía ou nos rios, existem  multas. Se as concessionárias  de serviços públicos descumprem normas pagam multas. Ou não, porque recorrem sempre. Assim também planos de saúde.

E as pequenas infrações sujeitas a multa? Pinga-pinga em edifícios, fumar em locais não permitidos, jogar lixo na via pública. Quem controla e fiscaliza o destino das multas, se e quando pagas?

Por que os programas ditos de jornalismo investigativo, nas TVs, e os jornais de grande circulação não realizam matérias a respeito?


Quem sabe a população, todos nós, sabedores da seriedade e do cumprimento das  normas e destinação das multas não ajudaríamos numa militância espontânea?

E acho importante sabermos, para nossa tranquilidade, que o destino final das drogas retidas é a incineração em local seguro e sem riscos ao meio ambiente. E que o armamento, se utilizável, é entregue às formas armadas ou polícias militares para uso pelas respectivas corporações.

12 comentários:

Paulo Bouhid disse...

Just a guess: German Montain.

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Paulo, pelas correções no texto, em comentários via e-mail.
Estou corrigindo.
Abs.

Riva disse...

1
O que é montain ?

2
Vocês alguma vez já viram, além de tudo que o Carrano citou acima, um balancete das Loterias do país sob gestão da CAIXA ?

Há muito toco também nesses assuntos que incomodam bem no fundo do coração. Sem respostas.

É impressionante a quantidade e diversidade de armas nas mãos do MAL, com munição. e não parece ser uma preocupação do governo, não vemos nada na mídia sobre o que estão fazendo para estrangular a entrada no país.

Paulo Bouhid disse...

Sorry... Mountain!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jorge Carrano disse...

Montain? Explique-se melhor, Riva.

Jorge Carrano disse...

O Paulo já se penitenciou e torna desnecessária a explicação do xará.
Para quem não sabe o Riva atende também pelo apelido de Pulo (rsrsrs).

Uma piada que só nós entenderemos. Paulo, você provou do próprio veneno hein!? Quem é chato e fere, por outro chato será ferido (rsrsrs).

Paulo Bouhid disse...

Just a typo, buddy...

Riva disse...

kkkkkkkkk abração Xará !

Jorge Carrano disse...

Lá no outro comentário errei no apelido do Riva: é PAULO.

Jorge Carrano disse...

São as inteligentes e divertidas intervenções dos amigos, como as acima, que me fazem manter este blog, que dá um enorme trabalho e toma um tempo danado (rsrsrs).

Riva disse...

Quantas respostas não temos para tantas perguntas sobre temas que interferem de forma arrasadora em nossas vidas ...

Eu só não levanto acampamento porque ela não quer. Por mim jogava tudo para o alto, e como já mencionei antes, iria para um lugar maravilhoso e ficaria até acabar a grana e sei lá mais o que, tipo QSF, como diz o Calvin.

Jorge Carrano disse...

Agora tem multa para quem discriminar gays. Outra para a lista.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/07/lei-que-pune-discriminacao-gays-em-ate-r-60-mil-entra-em-vigor-no-rj.html