19 de julho de 2015

Primeiro título da temporada 2015/2016

Neste sábado (ontem) enquanto pobres mortais ficaram sem futebol, na acepção da palavra, bem disputado, com muita técnica, desenvolvida por jogadores habilidosos eu pude assistir ao Arsenal conquistar o primeiro título da temporada que ora se inicia para os clubes europeus.


Foi em Cingapura, disputando o já tradicional Barclays Asia Trophy, diante de 55.000 pessoas no Estádio Nacional. Novo e confortável, e com uma apaixonada torcida, que coloriu de vermelho (cor predominante na camisa do Arsenal)  as arquibancadas.

A penetração do futebol inglês na Asia é tal,  que a torcida, assim como os gunners no Emirates, cantava  “Hey Jude”, em homenagem ao centroavante Giroud (https://www.youtube.com/watch?v=UvHsTQUA2SE)

Olivier Giroud, centroavante francês do Arsenal

Mesmo desfalcado de seu artilheiro, Alexis Sánchez, o Arsenal venceu o Everton por 3X1. Veja os gols em:

O Everton, também da Inglaterra, da cidade de Liverpool (a dos Beatles) tinha uma meia dúzia de gatos pingados na torcida.

As outras duas equipes na disputa, foram o Stoke City, também inglês, da cidade de mesmo nome, e uma seleção de jogadores de Cingapura. Esta seleção perdeu para o  por Arsenal por 4X0.

Notem que este torneio faz parte da pré-temporada de algumas equipes que disputarão a Premier League. Enquanto se preparam, ganham dinheiro com televisionamento, renda de bilheteria, e venda de camisas. E estão promovendo a marca, no caso Arsenal – que tem a nível mundial, torcida maior do que a do Flamengo.

Enquanto isso, aqui no Brasil, os clubes fazem pré-temporada em "Pindamonhangaba do Sul" e repatriam os bagaços dos que foram, no passado, jovens talentos brasileiros.

E alguns babacas apregoam, ainda,  mesmo depois dos vexames mais recentes de nossa seleção (7X1 para a Alemanha e eliminação para o Paraguai, na Copa América), inclusive nas divisões de base,  sub-20 e sub-17, que nós temos o melhor futebol do mundo. Nem nas peladas. Nem em solteiros contra casados. E nem nas partidas depois do churrasco.

Nosso futebol é pífio dentro de campo, e de extrema pobreza, imaginação e planejamento fora dele.

Querem ver futebol como espetáculo e lições de organização, acompanhem a Premier League. Ou a Bundesliga (alemã), que começa a se destacar no cenário mundial.

Não demora  e os clubes ingleses irão programar partidas de pré-temporada aqui no Brasil. Tomara! 

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Não sei o que foi aquilo que o Vasco colocou em campo, com a camisa do clube. Nunca vi coisa parecida. Atente pelo nome de Aislam e não encontrei nem na Barça, nem no Lello Universal e tampouco no velho exemplar da Enciclopédia Britânica.
O Fluminense perdeu uma enorme chance de chegar liderança, porque além do Aislam (seja lá o que for aquilo) não jogou com Dagoberto, um ex-jogador em atividade.

Jorge Carrano disse...

Sobre Ronaldinho, acho ele um talento. Tá lento!

Jorge Carrano disse...

Odvan tira sarro com Fred:

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2015/07/21/odvan-rechaca-desculpas-a-fred-apos-foto-com-cone-futebol-e-zoacao.htm

Jorge Carrano disse...

Pais civilizado é outra coisa:

http://espn.uol.com.br/noticia/529382_torcedores-do-chelsea-que-cometeram-ato-racista-sao-banidos-do-futebol-por-5-anos

Jorge Carrano disse...

Até zagueiro faz graça.

http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2015/07/30/zagueiro-do-arsenal-acerta-gol-de-letra-e-desafia-cr7-verdade-ou-montagem/

Jorge Carrano disse...

E levamos, também, a Emirates Cup, versão 2015:

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/na-base-da-bola/post/fique-de-olho-aos-17-anos-adelaide-e-destaque-do-arsenal-na-pre-temporada.html

Adelaide é a grande promessa:

http://espn.uol.com.br/noticia/530546_garoto-de-17-anos-brilha-walcott-decide-e-arsenal-vence-a-emirates-cup

Jorge Carrano disse...

O Arsenal conquistou, também, a Supercopa da Inglaterra, versão 2015, ao vencer o Chelsea, em Wembley.

Jorge Carrano disse...

Os preços no Emirates causam polêmica:

http://espnfc.espn.uol.com.br/arsenal/arsenalismos/6426-ninguem-aguenta-os-precos-do-emirates

Jorge Carrano disse...

Muito bem colocado.

http://espnfc.espn.uol.com.br/arsenal/arsenalismos/6535-tamanho-de-clube-nao-e-documento

Jorge Carrano disse...

Maior receita com o estádio: ARSENAL.

http://espn.uol.com.br/noticia/571925_com-ingresso-a-r-570-e-cha-a-r-13-arsenal-e-quem-mais-fatura-com-estadio-no-mundo

Jorge Carrano disse...

Os clubes mais ricos:

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2016/01/real-segue-na-ponta-do-ranking-dos-mais-ricos-e-barca-sobe-para-segundo.html