23 de julho de 2015

Parar de piorar já estaria bom

Nada está tão ruim que não possa piorar. Verdade.

Comentei noutro dia a insanidade de iniciar uma pequena obra, morando no imóvel, no caso um apartamento pequeno.

E a ideia surgiu a partir de uma necessidade não tão imperiosa, mas aconselhável, de aumentar o tamanho de um dos box. Afinal pessoas idosas como eu e minha mulher temos cada vez mais dificuldades para abaixar e lavar os pés e depois, pior, enxuga-los, por exemplo.

Então pensei, porque não ampliar um dos box para podermos nos sentar? 

Então precisamos  de espaço  para um banco. Gerar mais espaço implicou trocar piso e já que estamos trocando o piso porque não trocar as peças sanitárias tendo em vista que as que estavam em uso já tinham trinta anos de uso.

E ai ficaria tudo "combinandinho" nas cores.

Já contei que para suspender o uso de um banheiro precisava ter o outro chuveiro, elétrico,  funcionando bem. E então comentei sobre o eletricista, e a necessidade de cortar o teto rebaixado, enfim o báratro.

Máquina de corar azulejo e mármore
Poeira até na alma, barulho de makita (foto) e serra. Para não fugir da regra o blindex deu problema e atrasou a instalação. As roldanas emperraram.

A obra, espero, está prestes a terminar, mas os meus problemas se agravaram porque ontem começou a obra no prédio. E sabem por onde começou? Pelo que apresentava maior problema: trinca na caixa d’água. O que já estava muito ruim piorou

Conclusão, dois dias sem água. E a falta do precioso líquido remeteu-me a algumas conversas familiares, quando eu ainda era menino, que as vezes voltavam ao tema o que faz mais falta? Água corrente ou energia elétrica?


Cartas para a redação, como nos antigos jornais.

Nota do editor: peço perdão às prezadas leitoras e aos distintos leitores pelo assunto hoje abordado, de nenhum interesse em especial senão para quem está vivendo o problema. Ocorre que nenhum dos colaboradores do blog se dispunha a enviar um texto mais interessante para publicação. Azar de vocês.

13 comentários:

Freddy disse...

Em momentos de ócio eu já parei para refletir sobre essa questão.
É uma briga boa.

Sem eletricidade, a gente volta às condições do século XIX pra trás. Nada de ar condicionado, de TV, de som, de computador, de internet, não consegue carregar o celular... E quem mora em apartamento fica também sem água, pois a bomba não a joga na caixa lá de cima. Você vai ter de pegar balde a balde lá embaixo e ainda subir as escadas com eles.

Contudo sem água não se sobrevive. Literalmente.
Portanto, eu voto na água.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Está certo, sem água tem que carregar balde, mas sem energia como fazer chegar água até a caixa, que fica sobre o 12º andar?

Mas fica registrada sua opção. Voto válido.

Paulo Bouhid disse...

O pior é a falta de eletricidade - nenhuma dúvida -, até pq água vc pode comprar em um mercado, escavar um poço artesiano (que, aliás, segundo um amigo, está virando moda no Rio), etc... A menos, é claro, que vc invista num gerador próprio.

Jorge Carrano disse...

Um voto para a eletricidade.
Disputa apertada, luta acirrada, voto a voto (rsrsrs).

Isto me faz lembrar de uma piada antiga, muito antiga, de uma rivalidade entre o vento e o sol. Discutinham qual seria mais poderoso. Para tirar a prova combinaram que venceria quem conseguisse fazer com que alguém tirasse o casaco que vestia.
Primeiro o vento soprou forte e não conseguiu tirar o casaco do personagem, que ao contrário apenas abotoou. O vento foi mais forte e o personagem cruzou os braços sobre o peito apertando o casaco, que, claro, não foi retirado. O vento resolve apelar e vira tufão o que faz com que o cidadão se segure num poste e nada do casaco se desprender de seu corpo.
Chegou a vez do sol e este esquentou um pouco o que fez o cidadão sentir um certo desconforto. Esquentou mais ainda e suando em bicas o personagem tirou o casaco. Vitória do sol.
Esta historinha infantil, ingênua, ficou em minha memória. Acho que para um dia, quem sabe, em meu blog, poder conta-la para o Freddy e o Paulo Bouhid (rsrsrs).

Freddy disse...

Acho bom o nobre blog manager ler de novo meu voto...
O comentário feito logo a seguir não bate tico com teco.

Sobre falta d'água, eu me pus mentalmente no meio do sertão. Nem uma gota d'água ao redor. Nada de mercado, nada de poço artesiano, o gado morto de sede.
=8-/

Freddy disse...

Sobre o vento e o sol, prefiro a história similar acerca do debate entre os órgãos do corpo humano, qual seria o mais importante. Lembra quem ganhou?
<:o)

Riva disse...

Prezado Manager,

Há algo de muito errado no seu prédio. Explico.

Toda caixa dágua superior é dividida em duas, com uma parede diafragma, transformando-a em 2 caixas dágua.

Embaixo da caixa dágua superior, existe um sistema de tubulações que chamamos de BARRILETE, onde você manobra todas as direções do abastecimento de água, a seu bel prazer.

E por que isso ? Para você poder usar metade da caixa dágua abastecendo SEMPRE o prédio inteiro, quando de obras de impermeabilização, trincas, rachaduras, etc.

NUNCA o prédio fica sem água para um reparo !!!!

Investigue !!!!!!!!! Ou não sabem usar, ou seu prédio não tem barrilete !!!!!!

Jorge Carrano disse...

Riva,
Você tem razão. Afinal esta se não me engano é uma área em que você é especialista.
Aqui no prédio a caixa é dividida em dois também. Só que está ocorrendo que algumas unidades, e nem em todas as colunas, ficaram com água. Outras em nenhuma coluna.
A partir de amanhã outras terão a água restabelecida e as outras ficarão privadas.
Hoje estava prevista a manobra, mais a impermeabilização "não secou".
Aí pergunto: pode acontecer isto?
Até amanha pela manhã a solução é buscar água em baldes, no térreo. E comprar mais litros de mineral.

Riva disse...

Esse BARRILETE daí ou é como o time do Joinville, ou não estão sabendo manobrar !!

Jorge Carrano disse...

Amanhã vou checar com o engenheiro da empreiteira. Se me sacaneou está frito porque não executará as demais obras previstas no contrato.
Há previsão no instrumento contratual. E vou botar pressão para manda-los cair fora.
Não se pode confiar em engenheiros, ô raça sô, como diz o mineirinho aqui do edifício (rsrsrs).

ERRATA: mais a impermeabilização não secou é pura ignorância. O correto seria mas a impermeabilização não secou. Perdão! E olha que não estou com o Johnny, The Walker (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Vou atacar o responsável pela obra com o BARRILETE que o Riva me emprestou.

Riva, afinal quanto tempo é necessário para SECAR a impermeabilização?

Riva disse...

Depende do tipo de imper .... simples pintura, utilização de manta com pintura posterior. Não sei te dizer, mas algo tipo 3 dias pelo menos.

O barrilete, bem manobrado, permite o abastecimento de água para TODOS.

Apenas como o volume da caixa dágua superior está dividido pela metade, a bomba lá do subsolo tem que recalcar água da cisterna lá para cima com uma periodicidade 2x maior.

Riva disse...

E chegaram finalmente ao ELETROLÃO .....

Quando será a vez da Caixa de Pandora, o BNDES ?