3 de julho de 2015

No papel é barbada

Para os não iniciados em turfe, como eu, sugiro acessar o glossário que está em:

Todavia, a gíria está incorporada ao nosso vocabulário consuetudinário em outros contextos. Como no caso que abordarei , que é a provável vitória da Argentina, sobre o Chile, na decisão da Copa América.

Por que a Argentina é barbada? Porque tem o maior jogador do mundo na atualidade e tem no banco de reservas um ataque que seria titular na seleção brasileira: Carlos Tévez, Gonzalo Higuaín, Ezequiel Lavezzi e ainda sobra o Nicolás Gaitán.

Tem no meio de campo Javier Pastore, o vagalume (acende e apaga) mais técnico da competição, estilo clássico, como Ganso (preguiçoso) e Özil. Todos donos de passes precisos, e excelente visão de jogo.

No papel é barbada, mas o Chile está com um time certinho, tão afinado como nunca teve em sua história, nem na Copa de 1962. 

Vou torcer pelo Chile, em homenagem aos seus vinhos de boa qualidade e, principalmente, ao Alexis Sánchez que joga no meu time na Inglaterra.

Musa do blog

Antiga musa

Bem, já homenageei a Argentina elegendo a Gabriela Sabatini a musa do blog, antes da Sharapova, e reverencio o Jorge Luiz Borges como um dos melhores autores latino-americanos.

Um breve retrato do que foi a Copa América nesta versão 2015, realizada no pais andino, nos revela:

A total falta de educação, civilidade, de “nosotros” do hemisfério sul, ficou evidenciada nos apupos,  assovios e xingamentos durante a execução de alguns hinos. Do Brasil inclusive.

A falta de organização da tal de Conmebol que não consegue fazer com que as equipes cumpram os horários. Nos inícios das partidas ainda observamos rigor no horário previsto, mas os intervalos excederam em muito o regulamentar.

O nível das arbitragens baixíssimo.

A predominância dos técnicos argentinos. Eram 6 nas 12 equipes do início da disputa. Depois eram 4 nas semifinais e, claro, terão dois na decisão.

Alguns dos jogadores convocados para a seleção nacional não jogariam no Vasco nas décadas de 1940 e 1950.

É voz corrente que deveremos agradecer ao Thiago Silva o pênalti infantil, irresponsável que cometeu. Livrou-nos de outro 7X1. O Paraguai pagou por nós o inevitável vexame.


14 comentários:

Paulo Bouhid disse...

Data venia, achei o vocabulário do turfe, mas não achei o "consuetodinário"...

Jorge Carrano disse...

KKKKKKkkkkk
Vá ao bom e velho Aurélio...
Usei a palavra apara humilhar o Lula (rsrsrs)

Jorge Carrano disse...

A coisa na Conmebol é tão absurda que não se sabe quem entregará a taça ao campeão, pois os dirigentes ou estão preso ou em fuga.

Riva disse...

Acho imprevisível o resultado da final. Hoje em dia, um time muito superior ao outro (como é o da Argentina) sua (é assim mesmo, Profª Raquel ?) para ganhar de 1x0, e às vezes toma um contra ataque e perde o jogo.

O Paraguai, contra a Argentina, foi um vexame. Messi solto pelo campo, exatamente como gosta de jogar.

Acho que o técnico do Paraguai é mais argentino do que pensam que ele é !! rsrsrs. O cara ficava passivo à beira do gramado assistindo o massacre. Só faltou sorrir !!

O Chile tem muitos defeitos, mas a garra é impressionante, jogando em casa. Arrisco um 1x0 para qualquer lado.

E vamos ver quem aparece para entregar a taça ! kkkkkkk

Jorge Carrano disse...

A grana dos asiáticos:

http://espn.uol.com.br/noticia/523984_bilionarios-asiaticos-ja-movimentaram-quase-r-1-bilhao-em-um-mes-de-mercado-na-europa


E Sharapova avança para as oitavas:

http://espn.uol.com.br/noticia/524003_com-susto-no-segundo-set-sharapova-vence-romena-e-avanca-as-oitavas

Jorge Carrano disse...

Olha aí, Riva:

http://espn.uol.com.br/noticia/523928_com-cartolas-presos-e-em-fuga-conmebol-nao-sabe-quem-entregara-taca-da-copa-america

Freddy disse...

Sugestão de musa do futebol: Alex Morgan, da seleção americana.
Calma, a moça é casada.
Fotos no Google:

https://www.google.com.br/search?q=Alex+Morgan&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=nX2aVYGBNIG-ggTGvYD4BA&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1362&bih=872

Freddy disse...

Na final da Copa de Futebol Feminino no Canadá, mais constrangimento para os representantes da FIFA que lá foram para fazer a entrega dos prêmios. Foram sonoramente vaiados pelos 53.000 presentes. Joseph Blatter se mantém firme em sua posição de não mais viajar enquanto estiverem em andamento as investigações.

Jorge Carrano disse...

Messi crucificado na Argentina:

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2015/07/jornal-argentino-nao-perdoa-messi-por-novo-vice-nao-nos-representa.html

Jorge Carrano disse...

Promessa da chilena vai ser cumprida:

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/blog-da-copa/post/modelo-chilena-diz-que-cumprira-promessa-de-posar-nua-e-da-amostra-aos-fas.html

Freddy disse...

Acho que Messi está MUUUITO preocupado com as críticas.
Acho até que, se forçarem mais um pouco, ele pede cidadania espanhola e esquece esse negócio de ter de se matar em campo pra cumprir os desejos da massa ululante.
"- Que saco isso, com tanta coisa pra fazer lá em casa com meus milhões de dólares!"
Não é mesmo?

Jorge Carrano disse...

Messi recusou-se a receber o troféu de melhor jogador da competição, que a Conmebol atribuiu a ele. Nem foi modéstia e nem rebeldia, acho que foi um chá de simancol pois passou longe de ter sido o melhor.
Assim como na Copa de 2014 quando também foi o escolhido injustamente. Só que recebeu.

Jorge Carrano disse...

Ver matéria em:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2015/07/lionel-messi-rejeita-premio-de-melhor-jogador-da-copa-america-diz-el-pais.html

Jorge Carrano disse...

Torcida do Vasco no Maracanã.
Eurico está certo nesta. Tradição deveria ser respeitada. Ademais a torcida do Vasco é o dobro da do Fluminense, logo, teria prioridade de escolha.

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2015/07/torcida-unica-nao-agrada-eurico-cbf-deveria-preservar-tradicao.html