18 de julho de 2015

As aves no futebol

Vou falar das aves no futebol. Mais precisamente  de jogadores que tinham nomes de aves, originais de nascimento ou adotados. A partir de 1947, que foi quando  fiz minha opção pelo Vasco e comecei, de certo modo, a acompanhar futebol.


Biguá, a ave
Lembro de Pavão e Biguá, ambos jogadores do Flamengo.


Biguá, Bria e Jayme, linha média do Flamengo em 1944


Lembro de Canário muito bom ponta direita que jogou no América, no Rio de Janeiro. Esse ótimo jogador foi comprado pelo Real Madrid, onde atuou num ataque fenomenal ao lado de Di Stefano, Puskás e Gento. Didi também jogou neste time do Real.


Sua infelicidade, dele Canário, foi ser da geração de Garrincha e Julinho, dois extraclasse, não tendo portanto chance de se firmar na seleção brasileira, pela qual atuou uma meia dúzia de vezes apenas.

Pintinho foi volante do Fluminense e do Vasco. Depois foi para a Espanha. Falcão e Garrincha dispensam apresentação. Falcão não foi campeão mundial, mas merecia. Agora é técnico, mas foi comentarista em TV.Dois grandes jogadores.

Sabiá (foram 3 irmãos, dois zagueiros e um atacante) jogaram em clubes do interior paulista.


Garrincha, também conhecida como cambaxirra

Hoje temos Pato e Ganso atualmente no São Paulo. E Galo foi jogador e agora é técnico. 

Pato
Ganso










Tem também, em atividade, um Pardal, no América do Rio Grande do Norte.


E clubes adotaram aves como símbolo. O Palmeiras o periquito, e o Flamengo o urubu.


Urubu

Se o goleiro falha, na gíria futebolística diz-se que engoliu um frango.


Nota do editor: outros animais  no futebol seriam: Leão, Aranha, Cabrita, Coelho ...

9 comentários:

Paulo Bouhid disse...

O Palmeiras, o porco; a Ponte Preta, a Macaca; o Sport, o Leão; etc...

Jorge Carrano disse...

Eu pretendi ficar limitado às aves, caro Paulo. Como revisor você está bem, mas como copydesk, ainda não está pronto (rsrsrs).

Paulo Bouhid disse...

Atlético MG - galo
Águia de Marabá Futebol Clube - águia
Alecrim Futebol Clube (RN) - periquito
Esporte Clube Juventude - papagaio
Sport Clube Atibaia - falcão
Brasilis Futebol Clube - arara
Catuense Futebol Clube (BA) - bem-te-vi
Central Sport Clube (PE) - patativa
Colinas Esporte Clube - gavião
Esporte Clube Ipitanga (BA) - tucano
Marilia Futebol Clube (SP) - azulão
Paraná Clube - gralha-azul
Ypiranga Futebol Clube (RS) - canarinho

hehe...

Jorge Carrano disse...

Galo e Falcão são duplicatas. Mencionei as duas aves no texto. Não vale figurinha repetida para encher o álbum (rsrsrs).
Abraço

Paulo Bouhid disse...

kkkkkkkkkkk

Riva disse...

Está difícil. Assim o Pub vai fechar por total falta de clientes ... será que a crise é tão braba que atingiu até os bares virtuais ?

Aqui por perto de mim até as aves estão sumindo. Hoje ouvimos uma sabiá, e já fazia tempo não ouvíamos uma por aqui no nosso bairro de Nikity. Pardais sumiram, e bem-te-vis andam escassos também.

Icaraí foi invadido por micos, um fenômeno que só se explica pelo fato de estarem atrás de comida, tendo em vista a escassez em seus habitats. Andam chiando pelos fios do bairro. Muitos mesmo. Não bobeiem, quem mora em andar baixo.

Em casa tínhamos um pardal, apelido do meu caçula durante muitos anos. Era muito cabeludo, magrinho, e o achávamos parecido com um pardal. E pegou por muitos anos. Agora não mais.

Como o assunto no Pub é "aves", vou falar de pastéis, que adoro ! Descobrimos, depois de anos e anos, um ótimo pastel de boi ralado e de bacalhau. Icaraí : Na esquina da Comendador Queiroz com Moreira César tem uma loteria. O boteco fica exatamente ao lado. R$ 3,50. Podem pedir sem medo ! Excelentes !

Hoje e amanhã ainda tem Festival Água na Boca por aqui. Vamos nos Food Trucks lá no Centro, amanhã. Ano passado foi muito legal, mas .... caro. Hoje iremos traçar um "desafio do chef" no japa aki pertinho, Temakeria e Cia. Show de Bola.

Ainda sobre aves : ontem rolou na web assustadora matéria do GLOBO : homens que comem muita galinha têm os seios bem aumentados ... cuidado, hein ?

Jorge Carrano disse...

Boas dicas, Riva.
Tanto o pastel, quanto o japa. A conferir, como diz conhecido articulista.

No respeitante a comer muita galinha, como disse recentemente agora estou aguardando parecer da cardiologista e do urologista. Pela via oral nunca foi de meu agrado.

Riva disse...

Te cuida, LLatorraca !! kkkkk

GUSMÃO disse...

Teve um goleiro Ricardo PINTO.