24 de julho de 2015

Hoje é sexta-feira

Hoje é  sexta-feira
Chega de canseira
Nada de tristeza
Pega uma cerveja
Põe na minha mesa

Leandro & Leonardo foram felizes nesta letra. Íntegra em:
http://letras.mus.br/leandro-e-leonardo/46889/

A música é animadora, positiva, alegre. E os caras são considerados caipiras. São mesmo?

Como dizem os do povão, é  dia de perereca tomar água de canudinho; de molhar o biscoito, estas coisas que na verdade não têm dia mais ou menos apropriados. Mas se a voz do povo é a voz de Deus (???), não serei eu a fazer o papel de estraga prazer.

Antigamente, muito antigamente, a noite de sexta não tinha a nobreza que tem hoje. Para se ter uma ideia até os bancos abriam em meio-expediente nos sábados. Portanto, noitadas mesmo, só aos sábados.

Bem, tem uma sexta que é nobre, desde há muito, para quem gosta de viajar ou simplesmente bundiar. É a Sexta-Feira Santa,  feriado mesmo sendo  o Brasil um estado laico. E ainda temos o Corpus Christi que por cair sempre numa quinta, facilita o enforcamento da sexta consecutiva.

E por fim  importamos, dos USA,  a Black Friday, com queima de estoques das lojas. 

6 comentários:

Freddy disse...

Para os judeus ortodoxos, hoje é dia de recolhimento e reflexão, a partir do por do sol. Portanto, nada de sex and rock&roll nas noitadas.

É uma lembrança da qual não me é permitido esquecer, pois sou assíduo leitor do site de uma das maiores lojas de equipamentos de foto e som do mundo, a B&H Photovídeo, em New York. Só que eles fecham na sexta à tardinha e só reabrem os trabalhos no domingo.

Se quiser um contra-exemplo, aqui estou para negar as sextas feiras. Não gosto (à revelia de Mary, que adora). São Pedro sempre foi pródigo em provocar tempestades justo nas sextas às 5 da tarde e era um tormento voltar pra casa do trabalho. Cheguei a pensar em fazer um estudo sobre "a influência do ruído do trânsito na ocorrência de chuvas".

Segundo essa hipótese, a ser testada, o surdo ruído do trânsito no Rio de Janeiro afastava as nuvens (por isso o céu estranhamente limpava às segundas feiras) e elas iam acumulando, acumulando... Chegada a sexta, elas despejavam tudo em cima de nós, de uma só vez! E eu de carro...

Não foi uma nem duas nem três sextas com grandes tempestades. Foi uma penca delas durante meus 32 anos de trabalho!!
<:o)

Jorge Carrano disse...

Shalom!

Jorge Carrano disse...

Engenheiros são mercenários. Perguntei para o Riva quanto tempo leva normalmente para secar a impermeabilização de uma caixa d'água e ele está esperando eu tirar a ficha no caixa, para responder.

Minha sorte é que o empregado da faxina, aqui do prédio, não tem certidão de nascimento, tem escritura pública, tal o tamanho do bicho. Seu peso é computado em arrobas. Forte para caramba trás os baldes como se fossem aqueles que as criança pequenas levam para a praia.

A promessa é que hoje libera a água. UFA!!!

Freddy disse...

Riva voltou a trabalhar e não está acessando a internet durante o horário de expediente. Vamos ter de ouvi-lo somente à noite, dependendo se o Johnnie vai deixar...
<:o)

Riva disse...

Não sou a Profª Rachel, mas o verbo certo é BUNDEAR, e não BUNDIAR ..... rsrsrsrs

Certo, trampo me impede de acessar a web como antes, infelizmente. Hoje foi reunião das 9 às 17h !!

Johnnie já está sentado ao meu lado. Fiel !!

Eu tenho duas teses antigas sobre as 6as feiras, que discutíamos muito na década de 80:

- o acúmulo de trânsito e poluição de 2ª a 6ª feira faria descarregar o tempo ruim nos fins de semana !!

- São Pedro era gay (sem preconceito, please), e não gostava da farra étero que rolava num fim de semana. Isso era uma avaliação nos idos de 1980, por favor. Outra época. Hoje em dia todo mundo é gay.

(não sou gay)

Freddy disse...

Nossas teses sobre as sextas feiras combinam!
<:o)