30 de julho de 2015

Cadê Pai Santana?


O personagem mais importante na história do Vasco da Gama, nos últimos  sessenta anos, foi Eduardo Santana,  ex-boxeador, massagista e pai de santo, desde 1953, quando chegou ao Gigante da Colina.


Bellini dava o sangue pelo Vasco
Com seus trabalhos espirituais fez mais pelo Vasco do que qualquer dirigente vivo ou morto. Ou qualquer atleta, incluídos os sete convocados para a seleção nacional que disputou a Copa de 1950. Ou outros mais recentes ídolos do clube, como Romário, Bellini, Sabará, Edmundo e alguns outros mais.

Popularizou-se no período de 1970 até início deste século como Pai Santana, exatamente por sua atuação como Pai de Santo. Sempre acendia velas no vestiário pedindo para que seu clube fosse o vencedor no jogo.

Na foto em seguida está agachado, à esquerda, numa equipe que ainda dava para torcer.


Trabalhou no clube até 2006, e logo depois de seu afastamento foi vítima de um acidente vascular encefálico. Faleceu de pneumonia.

Faz parte do rol de ídolos do clube como pode ser constatado em

No Vasco substituiu outro famoso e igualmente folclórico massagista, também da seleção brasileira, chamado Mário Américo. Apelidado de pombo correio, porque tinha também como missão transmitir  ao goleiro as instruções do técnico. Ele corria até atrás da baliza e dava o recado. Ou quando entrava em campo para socorrer algum jogador contundido.

Na foto abaixo, na qual aparecem ídolos  como Ademir, Barbosa, Chico, Augusto,  e outros, Mario Américo esta de pé, à esquerda.



O presidente do Vasco, em entrevista recente disse que não há hipótese  do Vasco ser rebaixado para a segunda divisão.

Só acredito se ele invocar o espírito vascaíno de Pai Santana, a fim de que, do além, tenhamos proteção.


Dentro do gramado, competindo, como se viu ontem diante do Corinthians, dificilmente escaparemos.




Nota do editor: não teremos, os vascaínos, oportunidade de ver outras equipes tão sólidas e competitivas como as que aparecem nas fotos (via Google). Até porque o futebol mudou muito e o rítmo de jogo, a cadência, agora é outra. R.I.P Pai Santana.


12 comentários:

Jorge Carrano disse...

O Vasco virou o Recreio dos Bandeirantes:
0X4 para o São Paulo
1X4 para o Palmeiras
0X3 para o Corinthians

Em compensação confirmou o titulo do campeonato carioca, ao vencer, no brasileirão, o Fluminense e o Flamengo. Não ganhou do Botafogo porque este está na série "B".

Freddy disse...

Além de ter perdido da Ponte Preta (3 x 0).
Ontem, os comentaristas estavam impressionados com os números apresentados nas estatísticas do momento. Disseram que o Vasco tem o pior saldo negativo de gols de todas as séries (ABCD) em apenas 16 rodadas: 21 gols. Apenas 8 pró e inacreditáveis 29 contra, quase 2 por jogo.
Celso Roth continua confiante (dizer o quê?).

Já que tocou no assunto e já que, exceção das exceções, vi o jogo ontem, repito que o maior de todos os problemas do Vasco é pontaria. Quando chega (e é raro) o cara isola a bola na arquibancada ou dá um peteleco para o goleiro adversário. O Corinthians chega e o cara acerta o gol. Simples assim.

Solução: de 8 às 12 colocar os atletas dentro e ao redor da grande área. Alguém, ou uma máquina, atira aleatoriamente bolas de todos os lados, por cima ou por baixo, rápida ou lenta. O jogador que estiver mais próximo da mesma tem de acertar aquele enorme retângulo à frente. Só isso. Tá bom, para dificultar um pouco pode colocar um goleiro, que aproveita e já vai treinando.

O resto do expediente pode ser usado para treinos técnicos, táticos, conjunto, passes, essas coisas todas. Mas pontaria, ó meu, é fundamental. Vitória se faz com gols, não com posse de bola.
=8-(

Riva disse...

O que Freddy descreveu é exatamente o mesmo problema e solução para o Fluminense. Só está mais alto na tabela porque acerta mais bolas no gol que o Vasco.

Não sabem chutar, bater escanteios, cruzar, bater falta. E não tem treinador nem diretoria. Como pode um time desses do Flu treinar das 15 às 17 ou 17:30h ? Que carga horária é essa, com esses salários ?

Riva disse...

Passou despercebido, mas ..... Freddy viu o jogo do Vasco ontem !!!!!!!

Jorge Carrano disse...

Freddy, assim como eu, não perde um jogo do Gigante da Colina. E olha que não somos masoquistas. É que o coração fala mais alto e a esperança é a última que morre. Vai que escapamos do rebaixamento?
Meu neto, aos 13 anos, já viu dois. Coitado! Culpa do pai, que por sua vez poderá me culpar.

Jorge Carrano disse...

Esta sequência será decisiva:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/07/hora-da-reacao-vasco-se-prepara-para-serie-decisiva-na-virada-do-turno.html

Jorge Carrano disse...

Se no campeonato brasileiro a coisa está feia, na área financeira está horrível.
Difícil resolver uma situação e outra.
Pai Santana, dá um forcinha.

http://espn.uol.com.br/noticia/532122_detonado-por-dividas-e-penhoras-vasco-diz-a-justica-que-corre-o-risco-de-fechar-as-portas

Riva disse...

Assisti ontem na TV uma análise matemática sobre a performance do Vasco. A situação é dramática.
Para não se rebaixado, o Vasco precisa ter uma performance igual a dos times que estão hoje no G4 ou mais ou menos até a 6ª posição.

Em 2009 vcs se lembram que o meu FLU derrubou TODOS os matemáticos, com uma performance sensacional até o último jogo.

Será que vamos assistir a uma épica performance assim novamente ?

Jorge Carrano disse...

Torcida:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/09/mapa-de-curtidas-vasco-e-forte-no-espirito-santo-e-no-amazonas.html

Jorge Carrano disse...

São Januário:

http://espn.uol.com.br/post/558710_o-caldeirao-e-os-camisas-negras

Jorge Carrano disse...

Livro: "Um Expresso Chamado Vitória"

Ver em:
http://www.literaturanaarquibancada.com/2012/03/um-expresso-chamado-vitoria.html

Jorge Carrano disse...


Aniversário de São Januário

https://oglobo.globo.com/esportes/vasco/sao-januario-93-anos-as-historias-curiosidades-do-aniversariante-estadio-vasco-da-gama-24385577