5 de dezembro de 2014

Mineiros e catarinenses são as estrelas do futebol

O Campeonato Brasileiro só terminará no próximo domingo, dia 7.

Mas algumas coisas já estão definidas,  ou quase.

Cruzeiro, bicampeão brasileiro;  Atlético Mineiro, campeão da Copa do Brasil versão 2014. Estas conquistas transformam Belo Horizonte na capital brasileira do futebol.

E Santa Catarina, o Estado, aparece no cenário como uma das grandes forças no futebol brasileiro. Senão vejamos.

Não bastasse o Joinville haver conquistado o titulo de campeão da série “B” do brasileiro, os catarinenses colocaram também o Avaí, entre os quatro melhores colocados, o que significa dizer que o próximo campeonato da séria “A”, a versão 2015, contará com quatro equipes  daquele estado do sul do país.

Teremos, além do Joinville e do Avaí, agora promovidos, a Chapecoense e o Figueirense que  permanecerão no grupo de elite.

Santa Catarina terá mais equipes na primeira divisão, do que  estados com mais tradição, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Paraná  e Pernambuco, por exemplo.

Sem contar que provavelmente pelo menos um baiano, ou o Bahia ou o Vitória despencará.

São Paulo terá, provavelmente, 5 equipes na primeira divisão. A menos que o Palmeiras, em seu novo e moderno "Allianz Parque" perca para o Atlético Paranaense que nada tem a ganhar ou a perder.

Bem, o pior, e bota pior nisso, é que a tradicional Portuguesa, de São Paulo, clube de grandes conquistas e enorme tradição acabou rebaixada para série “C”, ou seja, terceira divisão. Este fato já aconteceu com o Guarani, de Campinas, que tem até título brasileiro na primeira divisão e foi parar na série “C”. E teve seu estádio  (Brinco de Ouro) leiloado recentemente.

A Ponte Preta salva o prestígio da grande e importante cidade de Campinas, com seu retorno à primeira divisão.

Se, aqui no Rio, o Bangu e, principalmente, o América, já desceram a ladeira e perderam expressão no cenário nacional, em São Paulo a coisa é mais feia, com Portuguesa, Guarani e Juventus...

No Rio um sobe - o Vasco - mas outro desce - o Botafogo.

Dos pernambucanos o Sport Recife, se salvou e permanece na série "A". Mas Nautico e Santa Cruz não conseguiram acesso à primeira divisão. Menos mal que não caíram para a terceira.

No R. G. do Sul, Grêmio e Internacional ficam, mas nenhum outro sobe. E o Juventude, que tem belos feitos, continua sua sina.

Minas ficará com Cruzeiro e Atlético, mas o América, que já foi o mais importante no estado, continua na série "B".

Espero que no próximo ano, com ambos disputando a série "A", o Vasco de o troco no Avaí. Este ano, no placar agregado, foi 6X0 para os catarinenses.

Uma pequena mostra da vergonha que o foi o Gigante da Colina nesta temporada. Foi melancólico nosso desempenho. UFA!!! Ainda bem que acabou.

18 comentários:

Jorge Carrano disse...

Alertado pelo Paulo Bouhid, corrigi o tremendo erro de concordância. Perdão aos que leram antes da correção.
Falta de atenção e revisão.
Grato, Paulo.

Jorge Carrano disse...

Ainda bem que o professora Rachel deixou de frequentar o blog, senão estaria sendo açoitado (rsrsrs).

Paulo Bouhid disse...

Meu caro Jorge, como te falei, me senti à vontade pra te alertar, pois sei que vc preza pela boa escrita. Não sou nenhum linguista...muito longe disso, mas algumas expressões "chocam" de cara.

Noutro dia, assistindo um vídeo no Youtube - uma coletânea do que o cara considerava os 10 gols mais bonitos - me deparei com a seguinte expressão ao final: "Espero que gostaram".

Educadamente, postei um comentário sugerindo que ele trocasse a expressão por "Espero que tenham gostado". E nem sei se ele trocou.

Pois bem. Quando vc posta um comentário em um vídeo no Youtube, se vc não desativar um certo mecanismo, todas as vezes que alguém postar um comentário naquele vídeo, vc recebe uma "notificação" (vinda do Youtube). Recebi uma ontem. Um sujeito, em resposta ao meu comentário, escreveu: "Por que tem sempre um espertinho corrigindo os erros de português dos outros? Até parece que corrige provas do ENEM".

Da mesma forma - educadamente - respondi: "Não me dirigi a vc."

É assim que a banda toca pra maioria!!

Abs.

Anônimo disse...

Também havia notado o erro grosseiro, mas como isto é comum neste blog fiquei quieto.

Jorge Carrano disse...

Caro Paulo,
Você foi polido, como de costume, mas a vontade que dá (eu me contenho), num momento como este é responder: a senhora sua mãe vai bem, não?

Anônimo,
Não considere endereçada a você a resposta que gostaria de dar, conforme comentário acima (rsrsrs). Imagino que seja pilhéria, ou não?

Jorge Carrano disse...

Paulo,
Aproveito o ensejo para reiterar que o espaço está aberto para você postar o que entenda interessante, oportuno.
Como blog é de generalidades só não vale xingar a mãe, e nem, como diria o Tim Maia, "dançar homem com homem e nem mulher com mulher"
Abraço

Paulo Bouhid disse...

E pra vc ver até onde vai minha educação: vc malhou meu Vascão!!!!!!!!!

Quanto àquela resposta, na verdade eu havia escrito outra coisa, na linha do que vc escreveu aí acima. Repensei, e pra não virar bate-boca, mudei minha resposta ao otário...

Riva disse...

Se o Criciúma não caísse, seriam 5 de SC !!

Quanto aos erros de português, nem sei mais o que comentar, porque no Twitter é demais rsrsrs. Aqui é raro. O último que lembro foi a falta de crase da profª Raquel rsrsrs.

Eu costumo não errar, mas meu "teclado troca letras e come letras" está sempre me derrubando ...

Termino com uma frase comum no Twitter : "Todos erra".

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...

Riva,
Sabe que muita gente se queixa desta falha de teclado e/ou windows e/ou word.
Minha irmã é vítima.
Isto não tem solução?

Jorge Carrano disse...

Quanto à professora Rachel, se ela tivesse visto o erro de hoje iria me condenar a, minimamente, dez chibatadas (rs).

Paulo Bouhid disse...

Ou a, pelo menos, 6 meses de prisão perpétua...

Jorge Carrano disse...

Prisão perpétua de prazo certo é sensacional, Paulo.

Freddy disse...

A primeira coisa que faço quando adquiro um computador ou laptop ou smartphone é perder um tempo desabilitando todas as correções automáticas deles. Dá trabalho, mas não sei conviver com uma máquina que cisma de me corrigir. O máximo que permito hoje em dia é que ela me aponte o erro. Eu corrijo se quiser.
Confesso que o Excel me venceu e tem algumas coisas que ele faz que eu ainda não sei combater. Mas são poucas. O Word eu já domei (nesse aspecto) e nos smartphones tem como.

Paulo Bouhid disse...

Jorge, vc acredita que coloquei esse comentário num vídeo sobre aquele episódio da gremista com o goleiro Aranha, e o pessoal caiu de porrada em cima de mim?

Vc precisava ver as respostas... das 20 e tantas, apenas duas pessoas entenderam o sarcasmo...

Riva disse...

6 meses de prisão perpétua é simplesmente SENSACIONAL !!

Merece um post para debatermos o significado .......... !!

Demais esse blog !

Jorge Carrano disse...

São vocês, prezados amigos e visitantes em geral, que fazem o blog ser "demais", com comentários inteligentes, ácidos, mordazes, irreverentes irônicos, espirituosos e impregnados de cultura.
Obrigado, portanto, a vocês todos, sem distinção de opção sexual, religiosa ou clubística.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Estou todo pimpão, vejam o que a Beth escreveu ontem em comentários ao post a seguir:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/12/constrangimento-dos-idosos-ate-quando.html
São tantas as opiniões favoráveis que vou acabar acreditando (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Confirmado: os dois baianos caíram e irão disputar a segundona.
O Palmeiras se salvou.
O resto já estava praticamente definido.
Fred artilheiro, Internacional na Libertadores direto.
Um mineiro, um paulista e um sul-riograndense entre os três primeiros. Nenhum carioca, que ainda teve o Botafogo rebaixado. Pela segunda vez.
Que saudade de Nilton Santos, Garrincha, Didi, Jairzinho, Quarentinha, Zagalo, Roberto, Pampolini e tantos outros.