8 de dezembro de 2014

Expelindo bílis

Um certo Arlindo Chinaglia, numa atitude repugnante, vil, diante das câmeras - e as imagens foram exibidas no noticiário televisivo - interpelou uma senhora que estava na frente do Congresso, com outros manifestantes, no dia da vergonhosa votação da lei que concedia ao governo, incompetente e corrupto, do partido dele, o direito de gastar mais do que arrecada e não cumprir as metas fiscais, perguntando-lhe “quanto estava ganhando para estar ali”.

Ora, este Chinaglia é do partido e do governo mais corrupto da história deste pais, especialista em “comprar” almas, dignidade e honra das pessoas, seja de modo direto, como faz com parlamentares, seja de forma subliminar ao conceder  benefícios populistas que fidelizam para todo e sempre os mais humildes ao governo ao qual este Arlindo empresta seu trabalho de patrulhamento.

Meus respeitos a esta patriota, idealista, que estava lá, contestando dignamente, enquanto eu e milhares de outros ficamos à distância torcendo para que a medida maquiadora não fosse aprovada.

Mas o Chinaglia e seu partido já haviam feito no congresso o que imputava levianamente à manifestante: já haviam comprado, acenando com liberação de verbas para que eles gastassem em seus currais eleitorais.

Tem gente que topa tudo por dinheiro mesmo, ou não? Vocês já viram um comercial no qual o Rubens Barrichello assume que não era um piloto arrojado, veloz? 

O anúncio ridiculariza, com o aval do próprio, o desempenho do citado  piloto automobilístico. Ora, o cara tinha que ter autoestima, que se orgulhar de seus feitos. Se bem me lembro ele é o recordista de disputas de grandes prêmios de Fórmula 1. O que seus filhos pensarão no futuro?

Era marcha lenta para nosso gosto de torcedor, mas pensem bem: o cara que entra num bólido daqueles e anda a 300 por hora, com outros na pista, pode ser um covarde? Não, o medo não deveria fazer de seu perfil.

Já que falei de comercial exibido em TV, deixa eu comentar uma coisa horrorosa que assisti. É um comercial de motos da Honda. A ideia é divulgar uma promoção de preços baixos.

Sabem o que o gênio da criação de propaganda da agência idealizou?

O cenário é um mictório; entra um sujeito aparentemente  apertado, mas todos os compartimentos privados estão ocupados. Sabem o que ele faz? Começa a apregoar, em alta voz, que as motos estão sendo vendidas a preços baixos e com pagamento facilitado. Ato contínuo todas as portas se abrem e saem os homens esbaforidos, alguns ainda com as calças nas mãos, correndo para não perderem a promoção.

PQP!!!  Que genialidade, que criatividade. E o pior é que teve alguém, no cliente, que aprovou este anúncio. Pior ainda, só o pronunciamento do outro gênio de marketing que disse preferir que o clube que a empresa dele patrocinava caísse para a segunda divisão. Era um veículo também: Nissan.

Honda e Nissan, tomara que seus veículos fiquem parados, engarrafados, nas agências e revendedoras autorizadas.

Respeitem minha inteligência em particular, já que não respeitaram a da raça humana no geral. Onde já se viu o sujeito defecando, sair correndo segurando as calças para ir comprar uma motocicleta em promoção?

Perdão amigos motoqueiros e motociclistas, mas pintaram vocês de retardados mentais.

Nota do editor:
http://www.blogdomagno.com.br/templates/blogdomagno/index.php?cod_pagina=138468


14 comentários:

Jorge Carrano disse...

Leiam uma carta aberta que está na internet e foi enviada para jornais e revistas. O autor é ferrenho opositor do PT:

"Sr. Arlindo Chinaglia, o Sr. cometeu uma atitude digna de "canalha" ao perguntar quanto uma senhora estava recebendo para participar da manifestação, na entrada do Congresso, contra a pouca vergonha que já se esperava e estava prestes a acontecer, como sempre, durante a madrugada, nessa fossa erroneamente chamada de Congresso Nacional. O Sr. teria coragem de fazer essa pergunta cretina a um homem estando a poucos metros de distância? A mim por exemplo? O Sr. na minha opinião está desmoralizado como parlamentar e como colega, desde quando foi presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e fez da política Sindical trampolim para uma política partidária suja, digna dessa quadrilha a qual o senhor pertence, conhecida como Partido dos Trabalhadores (PT), onde quase todos se vendem e que agora sabemos o preço de cada um. A senhora covardemente abordada pelo senhor não recebeu dinheiro nenhum. Ela não é militante do seu "partido", ela não se vende. Ela é patriota, não estava vestida de vermelho, cor que está sendo imposta para a Republica Sindicalista do Brasil. Ele exercia seu legítimo direito de protestar diante de tanta podridão, que enoja todo cidadão de bem, e que, como se não bastasse, ainda tem que pagar com seus suados impostos os altos salários e mordomias dos nobres bandidos que infestam o chamado Congresso Nacional, hoje sem moral e sem razão de existir, porque foi transformado em balcão de negócios, um verdadeiro chiqueiro do poder Executivo, onde tudo se compra e tudo se vende."
Humberto de Luna Freire Filho, médico

Paulo Bouhid disse...

Caro Jorge, de há muito venho percebendo o baixíssimo nível de qualidade dos comerciais veiculados por aqui. E, pode ter certeza: se algum é razoavelmente bem bolado, foi elaborado pela sua matriz no exterior.

Falando em defecar... lembra daquele da Red Bull, onde um pombo fazia a sua necessidade, que caía na cabeça de um otário, que tomava um RB pra "ter asas" e poder fazer o mesmo no pombo que o atingiu... É lamentável!!!

Abs.

Jorge Carrano disse...

O Fórum dos Leitores, tradicional canal mantido pelo jornal "O Estado de São Paulo", o melhor do país a meu juízo, em sua edição do dia 5 publicou várias cartas sobre o episódio do tal Chinaglia, que como não se dá o respeito, também não tem o meu.
Leiam em:
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,forum-dos-leitores-imp-,1602477

(Precisa copiar e colar o endereço na barra do navegador)

Jorge Carrano disse...

Neste outro sitio é possível encontrar outras manifestações sobre este PTralha:

https://pt-br.facebook.com/siegfried.albuquerque/posts/972131206133740


Alexandre Arraes - O fenômeno chama-se projeção. Acham que os outros fazem o que eles fariam na mesma situação. Não acreditam que cidadãos de bem e livres possam ir às galerias para protestar espontaneamente.
3 de dezembro às 06:11

Cléa Faraj - O canalha teve a ousadia de perguntar ao POVO o quanto estavam ganhando para estarem ali!!!!
Nós, o POVO, não precisamos nos vender, seus calhordas!
3 de dezembro às 06:21

Carlos Varela - Nos falta uma Margaret Tatcher...
https://www.youtube.com/watch?v=YIkNJyIE0rA
3 de dezembro às 06:28

Lidia Fantin - Eles trabalham a troco de propina e pensa que todo são iguais...
3 de dezembro às 07:29

Inês Brito Ribeiro - A propina está ai !uma vergonha!!
3 de dezembro às 09:21

Jair Naves Ribeiro Naves - Mas é compreensível que ele faça essa pergunta ,pois é costume deles pagar para tudo ,pagam soldados guerrilheiros da Internet ,Black Block ,militantes para fechar rodovias, e outros tantos que eles chamam de movimentos; e para não ser diferente eles atribuem aos outros aquilo que fazem diariamente
3 de dezembro às 09:41

Paulo Henrique Rodrigues Batista Arlindo - Canalha!
3 de dezembro às 16:23

Siegfried Albuquerque - MUITO!!!
5 de dezembro às 02:03

Maria Virgínia - nuvens negras pairam sobre o congresso
5 de dezembro às 17:41

Freddy disse...

O objetivo de uma propaganda é que o produto se fixe na cabeça do espectador. O simples fato de que você se lembre que a moto é Honda já demonstra que o anunciante atingiu o seu objetivo.

Esse objetivo pode ser atingido por uma obra de arte ou por uma peça polêmica e de mau gosto. Ao anunciante não interessa nada além do aumento de suas vendas. Propaganda é isso - infelizmente.

Jorge Carrano disse...

A propaganda por vezes se fixa na cabeça do espectador de forma negativa, meu caro Freddy. Há alguns anos, quando estudante de administração na Fundação Getúlio Vargas, aprendi uma série de exemplos. Vou dar um só:
A Fleischmann e Royal Produtos Alimentícios Ltda. então fabricante do Leite Glória, pioneira na aversão instantânea, estava bem posicionada no mercado. Até que resolveram enriquecer produto e os comerciais enfatizavam: ENRIQUECIDO COM VITAMINA D.
Sabe a leitura que os consumidores fizeram? Que no processo de fabricação o leite natural perdia vitamina D e portanto era preciso enriquecer (para o consumidor repor)a vitamina a vitamina perdida.
As vendas despencaram, até que a bobagem fosse corrigida.
Além de estudar, e de ter sido diretor de empresa, convivi com muitos amigos da área de publicidade (meu filho é um deles, e meu melhor amigo,recentemente falecido, outro). Não estou criticando por criticar. Eu, presidente da Honda, demitiria o cara do marketing e tiraria minha conta da agência que produziu o anúncio.
Como entretenimento e informação sugiro a você assistir o seriado Mad Men. É excelente e os bastidores das agências são mostrados cruamente.
A sinopse é:
"Não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende. Esse é lema de Mad Men, a nova série HBO e ganhadora de dois Globos de Ouro. Na Sterling Cooper, uma grande agência de publicidade da Madison Avenue, em Nova York, a competição entre homens e mulheres é acirrada. Eles fazem da publicidade a arte da persuasão e põem suas vidas pessoais à venda."

Freddy disse...

Gostei do "por vezes", são as exceções que fazem valer as regras.
Nunca há unanimidade - há de haver casos em que a propaganda mal feita afasta os consumidores, como no seu exemplo.


Jorge Carrano disse...

"O simples fato de que você se lembre que a moto é Honda já demonstra que o anunciante atingiu o seu objetivo", você escreveu, Freddy.
1) lembro por causa da bizarrice, da idiotice;
2) assim como me lembro de Ricardo Berzoini, Arlindo Chinaglia, Tarso Genro, Dias Toffoli e outros agentes públicos, porque não os respeito e/ou admiro.
3) o fato de lembrar não os torna palatáveis; eles continuam me desagradando.
Poderia ficar desfilando aqui atores e atrizes, jogadores de futebol, escritores, e ex-colegas de trabalho ou profissão, dos quais NÂO ESQUEÇO, e acho insuportáveis, ridículos.
A memória registra tudo, até minhas cólicas de rim.

Freddy disse...

A propaganda não é feita para atingir apenas os inteligentes. É feita para ser lembrada, e há aspectos do inconsciente que são atingidos.
Há prêmios de propaganda anuais e as melhores os ganham. No entanto, algumas das piores também atingem seus objetivos, que é fixar uma marca na mente do alvo. Como isso vai funcionar depois, nem faço ideia! Talvez tenha relação com a frase "falem mal mas falem de mim" (rs rs)

Ana Maria disse...

Quanto a Rubinho, há alguns anos, ao ser perguntado como se sentia sendo ridicularizado nos programas de humor,respondeu sabiamente que ser piloto da Ferrari era suficiente para sua auto estima.
Parece que ele prefere ser vidraça e sofrer as pedradas dos estilingues frustrados. Afinal, ele deve ser vidraça blindada.

Kakaá Sales disse...

Jorge, somente hoje tomei conhecimento de seu texto, encaminhado por uma amigo e senti muito orgulho ao lê-lo. Sou aquela senhora que Arlindo Chináglia pensou que estava humilhando. Tenho certeza de que, minha decência e integridade foram maiores que a baixeza do gesto dele. Pessoas como o senhor e outros milhares de brasileiros que me apoiaram nas redes sociais, trazem a esperança de um dia o Brasil voltar a brilhar pela decência e a ética. Obrigada! Estou em fase de iniciar um processo contra ele e vou pedir cestas básicas, pois não tenho a menor intenção de receber nenhum dinheiro deste cara.

Paulo Bouhid disse...

Sra, Kakaá, assim como o Jorge, a sra. também merece nossos respeitos e parabéns. A hora desses calhordas está chegando...

Abs.

Jorge Carrano disse...

Ainda bem que o Chinaglia não foi eleito presidente da Câmara. Já imaginou este sujeito na linha sucessória da presidência, nos impedimentos ocasionas?
Apesar do que não conheço Eduardo Cunha. Comemoro a derrota do Chinaglia, mas não, pelo menos ainda, a vitória do Cunha.

Unknown disse...

SRA. KAKAÁ SALES,
ESTOU LONGE, MAS VOCÊ É UM ALENTO PARA MIM, AÍ NESSE PAÍS NO QUAL ATUALMENTE SÓ DESACREDITO... NÃO VEJO JEITO NEM SAÍDA, MAS VOCÊ ME DEU UMA CERTA ESPERANÇA, MESMO COM UM ZE DIRCEU LIVRE LEVE E SOLTO PARA IR MORAR NO EXTERIOR.
ESSAS COISAS, E TANTAS, E TODAS AS OUTRAS, ME FAZEM MUITO MAL.
PARABÉNS! O BRASIL PRECISA DE MUITAS MAIS KAKAÁS SALES!
E PARABÉNS AO BLOG, QUE NÃO TEM PAPAS NA LÍNGUA.
BETH