2 de dezembro de 2014

Constrangimento dos idosos, até quando?

Não faz muito tempo, publiquei um post condenando o absurdo controle biométrico imposto aos idosos para que exerçam o direito à gratuidade nos ônibus. Vou colocar o link referente ao final do texto.

Nos últimos dias algumas coisas me irritaram mais ainda. Primeiro ter ouvido no rádio, um depoimento, certamente obtido à soldo, de um suposto aposentado, falando da simplicidade e da facilidade do controle biométrico, que é bom para todo mundo.

O anúncio é mentiroso e o dia-dia demonstra exatamente o oposto. Idosos sem impressão digital, por várias causas, idosos que enxergam mal, idosos de baixa instrução, idosos desatentos e outros, têm enorme dificuldade para liberar a roleta mediante a leitura da impressão digital.

Sem contar que alguns dos scanners não funcionam bem, a exemplo do que ocorreu com as leitoras de urnas eletrônicas utilizadas no primeiro turno da eleições, aqui mesmo em Niterói.

Lembram do caos em algumas sessões eleitorais?

Tem gente que faz qualquer coisa por dinheiro mesmo. Esse "garoto propaganda" não sabe o quanto soa patético o seu depoimento remunerado.

Assisti, na semana passada, um episódio que deveria ter sido gravado e levado ao ar nas emissoras de TV, além de ser enviado ao alcaide da cidade e à câmara de vereadores.

Uma senhora, malgrado várias tentativas (acho que o máximo são 4), tendo que trocar de mão e de dedo, como o programa estabelece, quase caiu porque o ônibus em movimento e com as manobras bruscas de direção fazem com que se perca mesmo o equilíbrio.  Em espacial se a pessoa é idosa e está com uma das mãos ocupadas a fazer a biometria.

Sentada num dos primeiros bancos, outra senhora, muito bem trajada, em tom calmo e pausado mas  incisivo, comentou em voz alta: "a pessoa que criou este controle não deve ter mãe idosa".

O motorista, que ouviu, tanto quanto todos que estávamos no ônibus, retrucou: " a mãe dele anda de helicóptero".

Pois é, gente, o lobby das empresas de ônibus sempre foi muito poderoso, além de ligações  e participações inapropriadas de entes públicos no negócio, que não há como provar, mas são como as bruxas, não acreditamos nelas, mas que existem, existem.

Por isso este absurdo controle biométrico continua sendo exigido, ao arrepio dos protesto, dos atos municipais e até de decisões judiciais.

Agora há uma nova decisão, prolatada pela juíza da 4ª Vara Cível de Niterói que concedeu liminar nos autos de uma ação civil pública movida pelo MP (ministério público).

Arbitrou a magistrada uma multa pelo descumprimento.

Vejamos se esta decisão se sustenta, porque além dos recursos cabíveis acabam por não respeitar coisa alguma eis que têm nas mãos as autoridades que deveriam fiscalizar.

Leiam o início da discussão do tema aqui, no endereço http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/04/constrangimento-dos-idosos.html

10 comentários:

Ana Maria disse...

Se morasse em Niterói estaria lascada. Há muitos anos perdi as impressões digitais e passo sufoco ao renovar a CNH. O Bradesco andou tentando impor a biometria, mas não colou.
Creio que as empresas foram convencidas a utilizar o sistema por algum fabricante do equipamento amigo do Rei. Agora, depois do investimento, relutam voltar atrás.
Na briga do mar com a pedra, quem sofre é o marisco. Principalmente se for idoso.

Freddy disse...

Lembram do famigerado kit de primeiros socorros que fomos obrigados a adquirir para deixar no carro? Alguém ganhou com isso (milhões foram vendidos). Até descobrirem que não se podia obrigar o condutor do veículo a proceder aos primeiros socorros sem estar habilitado para tal. E o assunto morreu...

Outra maracutaia foi a troca do padrão de tomadas elétricas, padrão único no mundo. Até aí, elogiável porque o projeto é interessante. Mas veio a subsequente proibição de venda e instalação do modelo anterior => isso obriga a troca e proporciona o lucro dos amigos do rei.

A mais recente é a obrigatoriedade de vistoria predial. Os mais antigos, como o prédio onde eu moro, terá de fazê-la de 5 em 5 anos. A própria revista do CREA lembrou que foi criado um "mercado eterno" para os engenheiros civis, que era para ser "aproveitado"! Como curiosidade, há uma exceção: prédios localizados em áreas de proteção social (= favelas). Esses não precisam fazer (pagar) a vistoria mesmo que estejam caindo. O programa foi criado para tirar dinheiro de quem tem.

Fico por aqui, senão passaria o dia listando maracutaias.
=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Por interesse escuso, ou simplesmente (???) incompetência, o fato que muitas ideias convertidas em lei favorecem a alguns poucos, que se locupletam a custa de outros.
Os engenheiros civis ganharam um presentão, mas os advogados não terão do que se queixar. Os problemas que surgirão em face dos laudos de autovistoria predial serão muitos.
O primeiro será o direito de acesso ao laudo, por parte de todos os condôminos (proprietários). Um outro será quem deverá pagar as despesas decorrentes de reparos necessários, apontados nos laudos. E por ai vai.

Ana Maria disse...

Freddy lembrou bem. O caso das tomadas é escandaloso. O Brasil segue na contramão da Aldeia Global.

Freddy disse...

Só queria saber porque justo os prédios de favelas, que são construídos fora de normas técnicas e em locais de alto risco, são os que ficaram fora da obrigatoriedade de realizar (=pagar) a auto-vistoria...

Faz-me pensar que o objetivo não é detectar e resolver problemas em prédios, nem de proteger os moradores nem população vizinha caso eles venham a desabar. Pensou-se, sim, em criar um mercado gordo e cativo de laudos, reformas, ações... mercado esse focado apenas naqueles que podem pagar!

Riva disse...

Engenheiros civis fodidos, desempregados, em decadência .... me desculpem a baixaria .... estou fora !

Laudos mal feitos, superficiais, sem qualquer conteúdo confiável .... para ganhar 2 a 4 mil reais ... essa a realidez ....

Freddy disse...

O cara se compromete até a alma ao assinar um laudo desses! A maracutaia parece simples e lucrativa até o momento em que uma desgraça se abater sobre um dos prédios vistoriados e aprovado nas coxas. Aí é que eu quero ver se o cara segura o badejo!

Unknown disse...

ESTE BLOG E MUITO BOM...
REALMENTE,
BETH

Jorge Carrano disse...

Se o blog não fosse bom, o que você, pessoa de bom gosto, seletiva em seus contatos, de hábitos sofisticados e elegante, estaria fazendo aqui de passagem?
Beijo

Jorge Carrano disse...

Agora é no Rio de Janeiro:

http://extra.globo.com/noticias/rio/justica-do-rio-decide-que-idosos-nao-precisam-de-riocard-para-ter-gratuidade-nos-onibus-15093808.html