26 de dezembro de 2014

Boxing Day

Já importamos o Halloween e a Black Fryday, porque não adotamos, também, o Boxing Day?

O halloween, ou dia das bruxas, é comemorado no dia 31 de outubro e é uma tradição mantida nos países de língua inglesa, principalmente, e que remonta aos antigos povos celtas.

Nós não falamos inglês (oficialmente) e não temos, que eu saiba, origem celta. Mas acreditamos em bruxas E cada vez mais.


Da mesma forma não comemoramos aqui o dia de Ação de Graças, como fazem os americanos, mas estamos adotando a Black Fryday, que é uma tradição do comércio americano, que no dia seguinte ao citado feriado de Ação de Graças faz vendas com preços promocionais.


O Boxing Day é, na Inglaterra e outros poucos países sob o manto do Reino Unido, como o Canadá, o dia 26 de dezembro, quando o comércio - de novo promoção comercial - liquida as sobras das mercadorias que não foram vendidas no Natal.


Na Inglaterra, neste dia, além da tradição das compras a preços reduzidos, há uma rodada completa da Premier League, o que deve matar de inveja nosso amigo Riva. É uma das tradições britânicas. Enquanto as mulheres vão às compras, os homens bebem cerveja e assistem a uma partida de futebol de seu time do coração.

Eu assisto pelos canais FOX Sports e ESPN.

Todos os estádios lotam. Acho que nunca introduziremos em nossa agenda uma rodada do campeonato brasileiro, neste dia 26 de dezembro, porque exatamente nesta época do ano os jogadores estão de férias. Mas o comércio, que vendeu bem menos do que esperava nesta Natal, neste 2014, poderia fazer uma promoção com queima dos estoques, criando um Boxing Day parcial, limitado às compras.

9 comentários:

Freddy disse...

A cada dia me dá mais vontade de morar por aquelas bandas...
Boas festas a todos.
Freddy

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Freddy!
O mesmo lhes desejamos: a você e família.

Paulo Bouhid disse...

Caro Jorge e demais "comentaristas".

Um atrasado "Boas Festas" e, dentro do possível, um excelente 2015.

Abs.

Jorge Carrano disse...

Muito obrigado Paulo, em meu nome e dos demais comentaristas, presentes e ausentes deste post.
Feliz 2015 para você e família.

Ana Maria disse...

Algumas grandes lojas virtuais estão adotando o Boxing day". Recebi e-mail da Kaum e das Americanas.

Jorge Carrano disse...

Viva a internet. O planeta ficou do tamanho de uma noz.
Beijo

Jorge Carrano disse...

No futebol, via TV, tomei um porre de jogos. Começou às 11 com o Chelsea; depois às 13 horas os dois times de Manchester jogaram e, mais tarde, às 15:30h, o Arsenal jogou.
O Manchester City jogou em West Bromwich, debaixo de muita neve. Em Londres, onde jogou o Arsenal, choveu muito.
Mas foi uma tarde de muita emoção, com bons jogos.

Riva disse...

Amigos, não incentivem muito esse tal de Boxing Day por aqui, porque pode ser mal traduzido e a marginália pode gostar da idéia e promover um merdalhal pós Natal por aqui !!

Imaginem saques a lojas em busca dos saldões de estoque, Maraca invadido para um grande jogo entre Icasa e São Cristóvão (com todo o respeito aos dois) .....

England is England with british people !

Jorge Carrano disse...

Não sei se você assistiu, à noite, nos noticiários, as cenas de funcionários da Harrods distribuindo chocolate quente, e até algumas mantas, para que as pessoas que aguardavam em fila o momento de abertura da loja pudessem se aquecer um pouco. E como tinha brasileiros na fila (lol).
As dez partidas de futebol, disputadas a vera, valendo 3 pontos, não se confundem com as partidas aqui disputadas entre os amigos do "pé torto" contra os amigos do "perna-de-pau". Jogos amistosos, sem alma, inobstante o caráter filantrópico de alguns deles.
Lá na Inglaterra todos os estádios encheram e a torcida compareceu embaixo de neve, como em West Bromwich.
Quando eu afirmo aqui, com frequência, que moraria fácil na Inglaterra ficam pegando no meu pé, com argumentos tolos, sem consistência.
Enfim...