15 de novembro de 2014

Os gênios do marketing

A área de marketing e suas subsidiarias, pesquisa de mercado, publicidade e merchandising, são vitais para  sustentação e crescimento de vendas de uma marca.

Alguns comerciais veiculados em TV são originalíssimos, extremamente criativos e com boa dose de humor.

Meu primogênito, com formação a atuação profissional nesta área, sempre me disse que comercial bom é o que alavanca venda do produto e fixa a marca na memória do telespectador.

Se você acha o reclame (como se dizia antigamente) interessante, bem produzido e realizado, mas ao final dos 30 seg. é incapaz de dizer qual era o produto veiculado, então o comercial não atendeu seu objetivo.

Eu, leigo na matéria, mas curioso e atento, ressalto as campanhas (das atualmente nas mídias), dos Postos Ipiranga e das Sandálias Havaianas como inteligentes, bem humoradas e eficientes, tanto assim que me lembro perfeitamente dos anunciantes.

Das sandálias destaco dois filmetes:

No primeiro uma imagem da entrada de uma casa  de festas/shows. Pessoas fantasiadas aguardam na fila. O porteiro se destaca e anuncia em alto e bom som: “de havaiana não pode entrar”;  lá pelo  meio da fila aparece um homem reclamando “mas eu sempre usei havaianas”); ao que o porteiro, olhando para os pés do fulano, responde: “sandália havaiana pode, não pode é fantasia de havaiana”.

No outro, uma jovem mulher bonita, belo corpo, trajando maiô, está chegando na praia e  falando com o namorado ao telefone “estou chegando aqui no posto 10”. Ao mesmo tempo está saindo da água outra mulher, deslumbrante, de  biquíni e com aquele corpo que ressuscita qualquer defunto (qualquer morto mesmo). Ato contínuo, a mulher que estava ao telefone pega de novo a cadeirinha que já pousara na areia e emenda, "posto 10 não, posto 9".

Seria uma concorrência desleal e ela não queria arriscar.

Dos postos Ipiranga,  gosto de toda a série do “é melhor perguntar lá no posto Ipiranga”.

Mas dois outros, em especial, gosto bastante. O primeiro é o do riquinho que para no sinal fechado, com seu carro conversível e uma bela a e atraente mulher ao lado. Na faixa de rolamento ao lado par um perua chumbrega, com um cara classe média ao volante.  O da perua olha para o lado, vê a mulher no conversível, e fala “e aí Manú?”. A mulher se vira, sorri de volta é responde “e aí, tudo bem?”.  O rapaz diz, “estou indo lá no posto Ipiranga para abastecer”. O dono do carro conversível, faz cara de surpreso, de espanto, e olha atravessado para a namorada ao lado; o sinal abre e os carros partem.

O outro é o do motociclista, com cara de ter entre 20 e 30 anos de idade, que entra no posto Ipiranga, saca seu cartão de crédito e de facilidades, manda abastecer e pede outras providências ao frentista. A câmera corta para um coroa, tatuado, cabelos longos, montado numa grande moto incrementada que virando-se para o rapaz, diz: “parabéns, agora já pode tirar as rodinhas”, a câmera focaliza a moto do jovem, com aquelas duas rodinhas que habitualmente são colocadas nas bicicletas dos meninos e meninas que ainda estão aprendendo. Era o pai, orgulhoso pelo desembaraço do filho.

Mas não estou escrevendo sobre publicidade e marketing para elogiar a genialidade de profissionais de criação das agências do ramo.

Antes pelo contrário, quero é despejar minha ira, meu ódio, sobre os canalhas, biltres, os infames que inventaram o telemarketing.

Fico irado, viro bicho quando ao atender ao telefone, por vezes em momentos em que estou concentrado num trabalho, se no escritório, ou num filme ou notícia, se em casa, e uma mensagem gravada informa que tem uma boa notícia para mim.

Quando é ligação de alguém ao vivo na linha, despejo toda a minha raiva sobre o coitado do empregado que não conseguiu nada melhor para fazer na vida, senão ser um robô, amarrado a um texto do qual não pode se afastar (e não saberia mesmo que pudesse).

Quando estou bem-humorado, e com tempo, em casa, dou linha e sacaneio ao máximo fazendo perguntas embaraçosas e informando preliminarmente que nossa conversa está sendo gravada para eventualidades futuras, inclusive na esfera judicial, se o caso.

Odeio o telemarketing e desejo o fogo do inferno para o cara que inventou esse tormento, como faria Dante.

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Hoje comemora-se, com pompa e circunstância, o golpe militar que extinguiu a monarquia e mudou o regime do país.
Este golpe militar foi válido (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

O Paulo Bouhid enviou-me o link a seguir (copy and paste). É ótimo:

https://www.youtube.com/watch?v=WBzBCbUOG0Y

Jorge Carrano disse...

Tem as fantasias, tipo me engana que eu gosto. Querem um exemplo?
O azeite Gallo, tem um tipo comercializado sob o rótulo de "Colheita ao Luar".
Perdeu um consumidor eventual. Se já compramos aqui em casa alguma vez, nunca mais o faremos.
E tem um safrado "Colheita ano de 2013". (milesimée?)

Jorge Carrano disse...

Ah! Seria um vintage?

E aquele diretor de marketing da Nissan que disse preferir o Vasco na segunda divisão. É ou não um gênio?
A Nissan era patrocinadora, com logomarca estampada na camisa do time.

Jorge Carrano disse...

SE a Nissan ainda patrocinasse o Vasco, seu diretor de marketing estaria feliz com o resultado e hoje que deixou o clube ainda afastado da subida para a série "A".
Em mais uma partida bisonha, o Vasco perdeu para o Ceará, de 2X0, com o técnico Joel Santana o tempo todo segurando o queixo, só mudando de mão. Ora com a esquerda ora com a direita.
Assume logo Eurico! Pior do que está não ficará.
Precisamos de um técnico e onze jogadores comprometidos com o clube, com amor e respeito pela camisa.

Jorge Carrano disse...

E ainda tem, façam-me rir, o "Colheita Madura" rótulo do azeite Gallo.

Freddy disse...

Eu também parei de comprar azeite Galo depois daquela colheira ao luar. Perdeu a credibilidade.

Riva disse...

Para mim o grande mestre em Marketing chama-se EURICO MIRANDA !
Jamais esquecerei o VASCO entrando em campo contra o São Caetano, 2002, Maraca lotado, GROBO transmitindo, e o logotipo do SBT estampado nas camisas do VASCO.
Não existe "case" semelhante no planeta ! Foi genial !

POSTOS IPIRANGA : não aguento mais os bebês peidorrentos !! Chato bagarai, como dizem no Twitter rsrsrsrs.

Também sobre os Postos Ipiranga, comenta-se no TWITTER que a bandalha na PTBRAS só foi descoberta, porque perguntaram lá no Posto Ipiranga ...

Agora que descobriram a fonte, uma galera está indo lá no POSTO IPIRANGA perguntar também sobre o BNDES e sobre a FRIBOI ..... (pano rápido).

Eu também gosto de sacanear esses telefonemas.
- Dona Isa está, por favor ?
- Quem deseja ?
- É do Banco PQP
- É ela falando - respondo eu
- Senhor, eu gostaria de falar com a Dona Isa
- Sou eu !
- Senhor, por favor ...
- PORRA, meu nome é Isa. Algum preconceito ?
E o babaca desliga ! kkkkkkkkkk

Fogão, vulgo Bostinha, já era .... mas sério, o futebol do Rio está lamentável.
Ontem o FLU deu 459 chuveirinhos na área do Botafogo e coneguiu acertar 1 cabeçada. Nada mais que isso. Horrível.
O Botafogo, estranhamente, não entrou para ganhar. Entrou em campo para não perder, e não conseguiu. Acabou ...

Bom domingo a todos !

Jorge Carrano disse...

Realmente, Riva, o comercial dos menininhos é ponto fora da curva. Está fora da margem de erro que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quanto a relação, acho que podemos incluir: Correios, Banco do Brasil, CEF, Eletrobrás e qualquer outra empresa pública dirigida (aparelhada/partidarizada) por membros do PT.

Se gritar pega ladrão, não fica um.

Jorge Carrano disse...

Não deixem de assistir, pois é divertido:

https://www.youtube.com/watch?v=X4QjjhHKSeE

É só selecionar o endereço acima e colar na barra no navegador.

Jorge Carrano disse...

O melhor marqueteiro que apareceu nos últimos tempos foi o Duda Mendonça.
Inventou o "lulinha paz e amor" e conseguiu eleger o metalúrgico, semi-alfabetizado, parecido com um sapo barbudo (licença Brizola), presidente da república.
E depois ainda o apresentou ao Romanée-Conti.