24 de novembro de 2014

Placebo ou panaceia

A escolha do assunto a ser abordado é a maior dificuldade para um blog manager.

Principalmente se é necessário não ferir suscetibilidades, preservar amizades, não afugentar seguidores e não provocar a discórdia entre familiares.

Alguns assuntos são muito específicos. Por vezes o titulo já exclui alguns leitores, pois é de interesse restrito.

Falar de política, religião e futebol  é sempre perigoso. O risco de contrariar algum leitor é muito grande.

Por exemplo, falar mal do Flamengo implica em desagradar alguns milhões de torcedores espalhados pelo país. Mas por outro lado é um assunto que muito me agrada.

Ora, um clube que tem como símbolo o urubu e seu time é comparado a um bonde sem freio é, convenhamos, um prato cheio para o escriba. E quando este time perde duas vezes consecutivas de  quatro para o mesmo adversário (CAM), é motivo de festa nas hostes cruz-maltinas, Ou não?

Tá bem, sei que a recíproca  é verdadeira. Quando o Gigante da Colina, o Trem Bala da Colina, o Expresso da Vitória (que diferença os epítetos, hein?!), caiu por duas vezes na gestão de seis anos do palerma, do pateta, do mosca-morta, banana, os flamenguistas tiveram orgasmos.
Bem, se futebol é tabu como assunto do post. Política não fica nada a dever. Não tenho, em meu círculo de amizades, nenhum petista. A menos que tenha alguém dentro do armário. Mas devo admitir que entre eventuais leitores haverá  um ou outro que gosta do partido e de sua política do “farinha pouca meu pirão primeiro”, do “é dando que recebemos”, porque ou é favorecido com um cargo comissionado, ou é idiota mesmo (no Aurélio: pouco inteligente; estúpido, ignorante, imbecil), pura e simplesmente.
E religião? É nitroglicerina pura. Tenho amigos católicos xiitas, católicos de conveniência e católicos de estatística do IBGE. Portanto  se e quando confesso que sou, se não herege, ateu ou agnóstico, pelo menos descrente do Deus da bíblia, muita gente faz cara feia e pensa com seus botões: que tolo! ” Deixa estar que um dia hás de recorrer a Ele”. Pode ser, mas é muito pouco provável.

Tenho minha fé, não religiosa. E meu santo protetor está ligado no piloto automático. Sempre de plantão. Salve Jorge!!! Salve Ogum!!!
Está visto que religião é  um tema que desperta  não conflito de ideias ou conceitos filosóficos, mas sim radicalismos.
Falar de mulher é bom, mas algumas donas-de-casa, criadas na escola antiga,  que reservava às mulheres o papel de procriar e criar os filhos, cuidando da casa,  também podem frequentar este espaço e aí a porca torce o rabo.
Sem contar os pruridos e as suscetibilidades. Já tive que deletar post com imagens de mulheres desnudas por causa de censura. É bem verdade, admito,  que a nudez estava presente como fim em si mesma. Era a nudez pela nudez. Pelo erotismo, pela sensualidade. Pela libido. Não deu certo pois agrada uns e afugenta outros.
Aí me pergunto? Sobre o que escrever? Algum tema que seja um placebo, ou uma panaceia? Que não tenha efeitos (inativos) ou sirva para todos?
E quais seriam? Cartas para a redação.

15 comentários:

Paulo Bouhid disse...

Caro Jorge, por experiência própria: o único assunto que não causa polêmica é ficar falando do tempo (que calor, hein? Já imaginou o verão?... e vai por aí). Papo de elevador...

Diferentemente de vc, tenho amigos petistas (trabalhamos na mesma empresa) e já percebi que eu levar adiante essa diferença flagrante de opinião, a amizade vai pro brejo...

Religião? Nem pensar. Evito ao máximo. Ontem, por exemplo, assisti o jogo do Cruzeiro. Na saída do campo, o jogador Éverton (cracaço de bola) em 1 minuto de declaração aos repórteres, falou 6 vezes que "deus é fiel". Só é "fiel" pra eles? E pros jogadores do Goiás?

Chá pra lá...

Abs.

Jorge Carrano disse...

Tem razão, Paulo.
Se tiver tempo e paciência, dá uma olhada neste post que trata da "fidelidade de Deus".
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2010/02/deus-uma-grande-invencao.html

Paulo Bouhid disse...

Dei uma lida... Pois é, fazer o q?

Diferentemente da Banânia (e não sei se vc já conhece), existe um programa na TV americana (um único programa, semanal), intitulado "The Atheist Experience", comandado pelo ex-cristão Matt Dilahunty. Ele e um outro (esse "outro" é alternado de tempos em tempos) atendem a ligações telefônicas de crentes, com os mais diversos questionamentos. Volta e meia tem um vídeo novo... e legendado em português.

Gosto muito tb do Pat Condell, Sam Harris (brilhante!!), do recém-falecido Cristopher Hitchens... e vai por aí.

Vou enviar pro seu email um do Matt e um do Sam Harris (que tb são palestrantes).

Jorge Carrano disse...

Obrigado!

Helga Maria disse...

Escreve sobre amor. LOVE.
All we need is love.
Helga

Unknown disse...

CARO CARRANO,
EM SE TRATANDO DE UM BLOG GENÉRICO, PENSO QUE TODOS OS TEMAS SEJAM BEM VINDOS.
ACHO QUE TUDO PODE CONTINUAR COMO ESTÁ, PARA VER COMO É QUE FICA...
MUDAR OU CRIAR REGRAS, VAI CERCEAR A EXPONTANEIDADE GERAL, QUE ESTÁ NO DNA DESTE BLOG...
ANINHA, AQUI AO MEU LADO, TAMBÉM CONCORDA. AU-AU.
BEIJOS
BETH

Jorge Carrano disse...

Beth,
Você é única.
Beijo

Freddy disse...

O DNA do blog G.E. é a variedade de temas. Contudo, na minha modesta avaliação, sofreu recentemente as consequências da Copa do Mundo da FIFA e posteriormente da acirrada campanha eleitoral, fatos que polarizaram o cotidiano de muitos.
Espero que a poeira baixe e que o G.E. volte ao jeitão antigo, que tanto me agradava. Convívio pacífico (!?!) de política, ciências, costumes, futebol, viagens, lembranças passadas, música, etc etc etc.
Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

O problema, Freddy, é que enquanto o PT estiver no poder, o assunto política estará muito presente no blog.
A filosofia do partido e a postura de seus integrantes são de provocar indignação e revolta.
Daí que (o blogueiro), tendo posição ideológica definida irá combater com as armas que dispõe.
Mas ninguém precisa endossar minhas opiniões.
E quem tenha argumentos defensáveis, sem impropérios, palavras de baixo calão e ofensas pessoais, pode se manifestar livremente.
Mas como defender escroques, corruptos e corruptores ?
A incompetência a gente admite, mas a roubalheira desenfreada tem que ser combatida e punida (por quem de direito) na forma da lei.
Mas as amenidades sempre estarão presentes aqui.

Alessandra Tappes disse...

Tanto faz amor, cinema, música, comida, futebol, viagens, política, samba, tudo vira enredo aqui. Um assunto puxa outro. Um assunto é continuidade de outro.

Esse é o seu blog. E nele estão explícitas suas ideias e de seus leitores. Aqui exercita-se a cidadania o tempo inteiro, lendo, escrevendo ou simplesmente espiando.

Bjs

Jorge Carrano disse...

É a chamada geleia geral, não é, Alessandra?

Anônimo disse...

Uma dúvida. Petista quando sai do armário usa estrela cor de rosa?

Alessandra Tappes disse...

Exatamente!

Tudo junto e misturado. Um pouco te tudo passa por aqui, agradando a gregos e troianos.

E bora lá para a marca dos 1500??? Já estou a postos na frente do word...


Jorge Carrano disse...

O Anônimo (a) é piadista. Mas foi boa. KKKKKK

Boa notícia, Alessandra. Aguardamos, todos, ansiosos.
Obrigado, desde já.

Riva disse...

Gostei e concordo com todos os comentários !

O GE é isso, esse mix total do que ferve no momento (espero que o PT nos dê um tempo rsrsrs). Um divã !!

Parabéns a todos os que escrevem, comentam, lêem, enfim, participam.

O lance da estrela cor de rosa foi sensacional .... kkkkkkk