28 de novembro de 2014

Meu filósofo de algibeira

Nelson Rodrigues, a par de ser considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros é, a meu juízo, um ótimo frasista, dono de aforismos impregnados de humor, ironia e sabedoria.

Se alguém pretender pinçar em sua obra, aí incluídos os roteiros para cinema e TV, as crônicas, as peças teatrais e ainda suas entrevistas publicadas, frases retumbantes, terá material para editar uma enciclopédia. Para cada verbete haverá uma frase genial de Nelson.

Como a idiotice vem grassando no país de uma maneira incontrolável, como erva daninha difícil de eliminar, resolvi pegar uma de suas melhores definições sobre o idiota e as idiotices em geral:


"Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas de ambos os sexos.
[Até o século XIX] o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava. Os "melhores" pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas."


"Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina."

7 comentários:

Freddy disse...

Perfeito.

Unknown disse...

QUE PENA QUE OS INTELIGENTES QUE FAZIAM A DIFERENÇA SE FORAM PRATICAMENTE TODOS...
NELSON RODRIGUES É UM EXEMPLO.
ALIAS, HOJE VOCÊ ESTÁ COM A CABEÇA NO PASSADO, POIS JÁ COMEÇOU O DIA COM O PAULO FRANCIS, OUTRO DOS MELHORES.
SAUDADES DAQUELAS LEITURAS DIÁRIAS E DELICIOSAS, CADA UM NO SEU ESTILO, MAS QUE FORMAVAM UMA SELEÇÃO MARAVILHOSA DE IDÉIAS, CONCORDÁSSEMOS OU NÃO, MAIS O PRECISO USO DA LÍNGUA PORTUGUESA!
ERA A GLÓRIA!!! (AGORA SABEMOS...).
SAUDADES...
BETH

Jorge Carrano disse...


Pois é, Beth, podíamos até, eventualmente, discordar da opinião, mas que elas eram de alto estilo eram.
Conheci o Paulo Francis através das páginas do extinto "O Pasquim", hebdomadário de prestígio, que era editado com viés político de oposição, muito humor e muita ironia, por um time de ótimos jornalistas, cartunistas e intelectuais. Ou não se pode dizer que Millôr era um gênio? Que o Jaguar não é um ótimo cronista/cartunista, culto e inteligente? E tinha o Lessa, o Tarso, o Henfil, o Cabral (pai, muito bom jornalista e biógrafo, conhecedor profundo de música brasileira).
Bem, não via chegar a terça-feira, dia em que circulava o tabloide, na época em que o Francis de Nova Iorque e o Ivan Lessa de Londres, debatiam ideias e gostos pessoais. Alto nível cultural. Inteligência, mordacidade sempre presentes.
O Francis teve a coragem, se bem me lembro, de se afastar das ideias socialistas da juventude e, se não capitular por inteiro ao capitalismo, pelo menos rever seus valores ideológicos.
Os dois, Francis e Lessa, não estão mais aqui e empobreceram com suas mortes, o jornalismo nacional.
O amor dele por Nova Iorque pode ser avaliado com uma frase que não esqueço: "se o mundo vai acabar um dia, o melhor lugar para assistir a isto é NY".

Riva disse...

Quando penso ou leio sobre o Francis, penso na PETROBRAS, ou PTBRAS, que ele denunciou há tantos anos, e para mim, morreu em consequência dessa denúncia ....

E hoje estamos retomando o assunto que o matou, cruelmente .... e que mata a todos nós, só que devagarzinho ....

Pelo menos ele foi=se de forma fulminante, de repente, de uma vez !! As gerações futuras irão, devagarzinho também ....

#prontofalei

Jorge Carrano disse...

Riva,
A denúncia do Francis, a que você se refere, foi feita no programa Manhattan Connection e através do link a seguir você poderá ver e ouvir o que ele disse:

https://www.youtube.com/watch?v=BtJgGDsS-0c

Já neste outro vídeo abaixo você poderá assistir a repercussão do caso e comentários (vários depoimentos) sobre o processo judicial que teve que responder:

https://www.youtube.com/watch?v=7Dyh6-YSXBs

Freddy disse...

"Estes (os idiotas) descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica".

É muito difícil criticar a forma mais aceita atualmente de escolha de governantes, a sensação é que você teria milhões (bilhões?) de olhos ferozes fitando-o, quando não a polícia à porta! Estou até agora tentando entender como Nelson conseguiu fazê-lo sem ser direto.
Gênio!

Riva disse...

A sinopse do livro já dá ânsias de vômito ... imaginem como deve ser essa "obra prima" !

O poder no 4º Mundo é repugnante !!

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2014/11/1555049-rosane-malta-ex-collor-fala-de-magia-negra-e-gastancas-em-autobiografia.shtml