5 de novembro de 2014

Anedotas, lendas, fábulas e outras criações de domínio público

Volta e meia surge na minha caixa de entrada uma mensagem com piada (por vezes requentada), ou uma fábula, ou uma lenda, ou uma frase com verniz filosófico (de autor clássico) ou de um anônimo inspirado (aforismos).

Tipo assim: "A filosofia é tal que com a qual ou sem a qual o mundo permanece tal e qual".

Anedotas com tiradas supostamente inteligentes, criativas, são atribuídas a personalidades da história, das letras e das artes. Como esta abaixo atribuída a Churchill:

Numa recepção, Churchill (alcoolizado) teria dito a uma senhora castigada pelos anos vividos que ela era velha e feia. A senhora retrucou: "E o senhor é um bêbado". Consta que o Chanceler não perdeu a pose e respondeu, de improviso: "A diferença é que amanhã estarei curado do pileque e a senhora continuará feia."

Uma outra sobre um professor pouco apreciado pelos alunos. O Joãozinho (sempre ele), provocativo e insinuando que o professor era burro, numa manhã, antes do início da aula, colocou sobre a mesa do professor uma maço de capim. O professor ao chegar, deparando-se com o capim sobre sua mesa, dirigindo-se a turma proclamou: 'Um de vocês esqueceu a merenda sobre minha mesa".

Sei que ninguém está rindo porque são piadas antigas, e mesmo o senso de humor inteligente dos personagens, com tiradas criativas, já não sensibilizam.

Ontem recebi esta piada atribuída a Ghandi que envolveria sabedoria. Também já rodada.


Quando Gandhi estudava direito na  Universidade de Londres tinha um professor chamado Peters, que não gostava dele. Mas Gandhi nunca baixou a cabeça, e eram vários os seus encontros.

Um dia o professor estava comendo no refeitório e Gandhi sentou-se à mesma mesa. O professor disse: Senhor Gandhi, você não sabe que um porco e um pássaro não comem juntos? Ok professor, já vou voando… - e Ghandi muda de mesa....

O professor, aborrecido, resolve vingar-se no exame seguinte, mas Gandhi responde brilhantemente a todas as perguntas. Então resolve fazer a seguinte pergunta:
Senhor Gandhi.....indo o senhor por uma rua e encontrando uma bolsa, abre-a e encontra a sabedoria e muito dinheiro.... com qual deles ficava? Claro que com o dinheiro!.. professor...- Ah!... pois, eu no seu lugar ficaria com a sabedoria!…- Tem razão professor.... cada um ficaria com o que não tem!...

O professor, furioso, escreveu na prova “Idiota” e entregou-a. Gandhi recebeu a prova e sentou-se.... 

Alguns minutos depois, foi ter com o professor e disse:- Professor!!.... O Sr. assinou a prova, mas não pôs a nota…

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

A agente de trânsito disse alguma inverdade? Juiz é Deus? Se invertermos a ordem das palavras, eventualmente ficaria correto: Deus é juiz!

Leiam o absurdo: http://extra.globo.com/noticias/rio/juiz-que-processou-agente-que-disse-que-ele-nao-deus-ja-foi-multado-por-dirigir-sob-influencia-de-alcool-14465457.html#

Aqui em Niterói, há poucos anos, um "Meritíssimo" processou um porteiro do prédio onde residia porque achava que deveria ser tratado de excelência. E o porteiro o tratava por senhor.
Este se estrumbicou e perdeu a ação.

Jorge Carrano disse...

Entenda o caso acessando estes outros endereços:

http://www.miseria.com.br/?page=noticia&cod_not=132077

https://www.facebook.com/estadao/posts/1057857967562598

http://www.miseria.com.br/?page=noticia&cod_not=132040

http://mazelasdojudiciario.blogspot.com.br/2014/11/agente-de-transito-e-condenada-por.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+MazelasDoJudiciario+(%3Cb%3EMAZELAS+DO+JUDICIARIO%3C/b%3E)


É preciso selecionar a colar na barra do navegador.

Paulo Bouhid disse...

Uma outra envolvendo o Churchill:

Numa das reuniões do parlamento, após sua exposição, uma adversária atacou-o de todas formas, com toda sorte de adjetivos. E ao final, disse:

-Se o senhor fosse meu marido, eu colocaria veneno em seu café!

Todos riram bastante. Pacientemente, Churchill aguardou e terminada a gargalhada geral, disse:

- Senhora, se eu fosse seu marido, tomaria esse café!

Desnecessário dizer a reação de todos...

Jorge Carrano disse...

Muito bem lembrada, caro Paulo.
Obrigado pelo acréscimo enriquecedor.