22 de novembro de 2014

Time sem vergonha

Foi o que gritou a torcida, ou a maior parte dela,  presente no Maracanã. E com toda razão. Acho que a torcida planejara gritar ao final do jogo: “Ah! O campeão voltou”. Mas qual o quê.

Os 56.000 torcedores ficaram frustrados com o empate que coloca o Vasco de volta na primeira divisão do futebol nacional, porque a equipe se comportou como em quase toda  competição: sem alma.

Há uma honrosa exceção, que atende pelo nome de Guiñazu. Jogador de pouca técnica  mas  uma disposição invejável. Joga mais com o coração do que com a cabeça ou os pés. Acho que jogaria igualmente em qualquer outra modalidade esportiva.

Se o time é medíocre, o técnico se transformou numa figura patética. Joel Santana, achando-se engraçado, com piadas tolas, não serviria nem para integrar “Os Trapalhões”.

Está ultrapassado, sem esquema tático para impor a equipe e fisicamente se transformou numa figura ridícula, com uma pança enorme, definitivamente grotesco.

Minha esperança é que um dos primeiros atos da nova direção do clube seja agradecer a ele protocolarmente “pelo que nada fez”, manda-lo passar no departamento de pessoal. A campanha dele à frente da equipe foi pior do que a do Adilson Batista (inacreditável!)

O negócio dele agora é fazer comercial, ou nem isso, já que o personagem criado está desgastado. Perdeu a graça. Assim como o banana do presidente não se reelegeu deputado, também o Joel amargará desemprego como técnico e como garoto propaganda.

Um time que joga com Fabricio, Douglas e Kléber deveria estar disputando torneio de masters. E os mais jovens, como o tal de Lorran, quem sabe disputando as peladas no Instituo Abel (se conseguisse vaga).

Vou dizer mais, não fora a incompetência da maioria das equipes que disputam a série “B” e o Vasco não teria se classificado entre os 4 melhores. Se dependesse de méritos do Vasco, e não de fracassos dos demais, iriamos amargar uma nova temporada na segunda divisão.

Enfim, nunca em meus mais de 60 anos acompanhando futebol assisti o meu clube do coração com uma equipe tão medíocre. Nem as que caíram para a segunda divisão eram tão ruins. Como é possível?

Imaginava que estaria aqui, agora, preparando um post para publicação em edição extraordinária, sob o título “O campeão voltou, e agora para ficar”


9 comentários:

Freddy disse...

Assisti a uma entrevista com Mauro Galvão, que trabalha na base do Vasco. Ele não sabe se continua, sabe como é, trocou o presidente... Bom, o resumo da conversa envolvendo Mauro e moderadores do Arena SporTV corrobora opinião do blogueiro: se não mudar o time todo, ele cai novamente no ano que vem.
São Eurico, nossa derradeira esperança.
<:o)

Freddy disse...

Parece que a fama não sobe à cabeça do Neymar e ele sabe o seu lugar no Barça. Foi autor de passe (4º gol) e participou da tabelinha com Messi (5ª gol) que proporcionaram ao argentino mais um recorde em sua vida profissional, o de maior artilheiro do campeonato espanhol. O garoto joga por prazer e sem egoísmo (também fez o seu: o 2º gol na goleada sobre o Sevilla por 5x1). O sucesso e o pódio na história do futebol virão naturalmente.

Jorge Carrano disse...

A sorte é que muitos dos contratos estão encerrando neste final de ano. Outra sorte é que alguns nem pertencem ao Vasco, estão emprestados.
Do Vasco de hoje deveriam ser aproveitados a sede, o estádio e o CNPJ. Com isso organizariam um clube que poderia ter um bom time de futebol.

Jorge Carrano disse...

As equipes de Joinvile e Ponte Preta conseguirem a classificação para a série "A" ante do Vasco, é prova concreta da fragilidade do time de São Januário.
Menos mal que não foi o vice da segunda divisão. Já apensou a gozação?

Jorge Carrano disse...

Para ficar registrado:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/11/acesso-sob-vaias-reacao-da-torcida-e-o-retrato-da-campanha-na-serie-b.html

(Copie e cole no navegador)

Jorge Carrano disse...

Deveria ter sido assim durante todo o campeonato:
http://globoesporte.globo.com/futebol/fotos/2014/11/fotos-confira-festa-do-vascainos-contra-o-icasa.html

Riva abandonando o futebol de 2014 disse...

Vi o jogo do VASCO .... é de doer a ruindade mesmo.

Mas .... e os outros ? Essa ruindade conseguiu chegar ....

....e o FLU tomou de 5 do America RN .... como analisar isso ?

Simples .... tudo isso, toda essa mediocridade nivelada resultou no 7x1, que poucos estão conseguindo enxergar ... preferem esquecer.

Jorge Carrano disse...

E o Botafogo, hein!?
Também teve seu presidente incompetente.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/cobertura.html

Jorge Carrano disse...

Leiam o que o futuro pode nos reservar:
http://globoesporte.globo.com/ro/noticia/2014/11/sera-sem-treinar-vasmengo-aposta-na-sorte-para-conquistar-primeiro-titulo.html