9 de novembro de 2014

Remembrance Day

Antes da explícita manifestação da falta de sentimento, de respeito, e principalmente de educação, da torcida do Vasco – ou de grande parte dela – ontem no Maracanã, antes daquela apresentação apática, pífia, de um time sem alma, que precisou de uma penalidade máxima para conquistar um magro placar diante de uma equipe que poderá ser rebaixada e que jogava com apenas 10 jogadores, houve uma homenagem póstuma e  clássica, com a imposição, pelo juiz, de “um minuto de silencio”.

O minuto dura quinze segundos e o público presente continua entoando gritos de guerra, batendo em bumbos, assoviando e gritando o tempo todo. Os jogadores se movimentam e demonstram impaciência.

Pois bem, foi uma coisa deprimente, vergonhosa e revoltante para quem, como eu, havia assistido, algumas poucas horas antes, a partida entre o Liverpool e o Chelsea, no estádio deste primeiro  - Anfield  -  na cidade de mesmo nome.

Anfield, em Liverpool
Para lá de comentar o qualidade do futebol, da intensidade como foi disputada a partida, com o estádio lotado (só cabem cerca de 44.000 pessoas), com o uso inteligente da tecnologia, que permitiu ao juiz validar um gol de difícil marcação, rapidamente (a bola entrou nos braços do goleiro apenas alguns centímetros), as poucas faltas registradas e outros aspectos positivos do futebol hoje praticado na Inglaterra, neste post farei referência ao “Remembrance Day”, que é comemorado no primeiro domingo mais próximo ao dia 11 de novembro.

Há uma comemoração oficial e pública, em geral liderada pela própria rainha Elizabeth II, e outras tantas nos estádios de futebol e outros eventos esportivos. (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1369491-rainha-da-inglaterra-faz-homenagem-a-mortos-em-guerras.shtml)

Pois muito bem, o que se presenciou – e não foi a primeira vez que assisti - foi emocionante, de umedecer os olhos. O público todo em silêncio tumular, os jogadores das duas equipes postados no centro do campo, uma defronte a outra, com os jogadores compenetrados, persignados (e olha que muitos nem ingleses são). E o minuto de silêncio dura exatamente sessenta segundos (diferentemente do Brasil), ao cabo dos quais o público aplaude respeitosamente.

É uma homenagem sincera aos heróis ingleses que defenderam o país nas guerras mundiais. Neste período todos, jogadores, comissão técnica e boa parte do público usa na lapela um flor de papoula, de pano, que é o símbolo usado e que arrecada, com a venda,  fundos para programas beneficentes.

No uniforme da seleção
A flor de papoula é o símbolo do outono, e a sua adoção como símbolo é razão pela qual o “Remembrance day” é também conhecido como “Poppy day”.

Esta solenidade comemorativa teve início em 1921, e a data está relacionada ao fato de haver sido num 11 de novembro (11º mês), às 11 horas da manhã, a assinatura do armistício que colocou fim a primeira guerra mundial.

Nestes momentos é que fica mais clara para mim a certeza do porque  não me ufano deste país, ao contrário de Afonso Celso.



Nota do blogueiro: mais a respeito em:
https://www.facebook.com/JornalMundo/posts/305963719517762

18 comentários:

Anônimo disse...

Tb assisti. Em anos anteriores tb.
Um amigo trouxe no ano passado a flor de papoula. Todo mundo usa na lapela, é adesiva.

Jorge Carrano disse...

Conte-nos mais que você saiba a respeito, Anônimo.

Jorge Carrano disse...

A propósito do campeonato inglês, o Tottenham, time do Riva, hoje perdeu de novo. Já não basta o Fluminense?
Estou brincando porque o próprio Riva escreveu no outro dia que em matéria de futebol não se livra a cara de ninguém, nem amigo e nem parente. A gozação e o sarro são livres (rsrsrs).

Riva disse...

Amigo, vc cismou que eu torço pelo Tottenham ... rs.

Não torço nem nunca torci. Disse que tinha, na infância, simpatia pelo Tottenham, e até pelo Guarani por aqui.

Foi uma época em que meu avô, que morava conosco, recebia o jornal CORREIO da MANHÃ, e por ele eu acompanhava alguns campeonatos da Europa, porque pelo rádio não davam notícia nenhuma.

Por esse jornal passei a conhecer os grandes times de Portugal, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Escócia (tinha bons times nessa época - Celtic e Rangers), Alemanha, Italia e Espanha. Da França ninguém falava nada.

Em relação ao campeonato inglês, estou começando a achar que o ÚNICO time que me faz ligar a TV e assistir é o M City. Dá gosto ver jogar. Ontem o grande clássico foi ruim, muito chato mesmo, bem inglês rsrsrs.

O meu FLU despediu-se ontem do G4. Hoje deverá ser ultrapassado por mais 2 clubes. Resta torcer para o G4 virar G5, com o resultado da Copa do Brasil.

O time do Penido já era ..... Série B, trocando de lugares com o poderoso Vasco da matriarca aqui de casa.

Para fechar, uma constatação : esse programa ESQUENTA da Globo é a imagem do BB Brasil Bandido de hoje : uma escrotidão total.

E lá vem o EURICO para completar a tragédia nacional que nos sufoca cada vez mais ....

(fecha o pano)

Jorge Carrano disse...

O Arsenal continua decepcionando no quesito competitividade. Noutro dia, pela Champions, vencia o jogo por 3x0 e no segundo tempo deixou o adversário empatar, perdendo a chance da classificação antecipada para as oitavas-de-final.
Ainda há pouco pela Premier League, jogando contra o modesto Swansea, no Pais de Gales, vencia por 1x0 e permitiu a virada do adversário, em cinco minutos.
What a shame!!!

OK, Riva, não direi mais que você é torcedor do Tottenham, é apenas simpatizante (rs).

Neste jogo do Arsenal, a mesma cerimônia relatada no post, relativa ao "Remembrance Day", com a presença em campo, além de jogadores e arbitragem, de alguns veteranos de guerras, posudos e emocionados.

Riva disse...

Amigo meu está na Inglaterra passando umas semanas com a filha que mora lá, casada com um inglês.

O nome da cidade é Barrow-in-Furness. Estou chocado com a beleza das fotografias que ele está enviando via Facebook.

Carrano, vc não consegue viabilizar a postagem de fotos nos comentários do blog ? Seria ótimo se pudéssemos ter isso.

Jorge Carrano disse...

A cidade é linda mesmo e tem muita história.
Estou te enviando, por e-mil, o brasão de armas de lá.
Até onde eu sei, e meus consultores de fé, não há como publicar fotos em comentários.
Mas você pode fazer um post, pedindo ao seu amigo algumas dicas interessantes e mais fotos, se o caso.

Jorge Carrano disse...

o timeco do Vasco, chinfrim, ainda assim levou 50.000 torcedores ao Maracanã.
Imaginem este clube bem administrado, com um time de futebol competitivo e participativo em outros esportes, como no passado.

Riva disse...

Todos guardaram a data de 11 de setembro, não foi ?

Mas guardem também 11 de novembro de 2014 - A Batalha de São Januário.

A volta de Eurico ao Vasco ...

Riva disse...

Carrano, meu amigo topou fazer o post sobre o dia a dia em Barrow-in-Furness quando voltar.
Vai pedir ajuda à filha, que mora lá há 7 anos.
Nos falamos.

Jorge Carrano disse...

Que legal!
Aguardemos então.

Jorge Carrano disse...

O Jornal Nacional, na edição de hoje, mostrou uma reportagem sobre a comemoração da data de aniversário da assinatura do armistício que pôs fim a primeira guerra mundial.
Em especial na Inglaterra. Feliz o povo que reverencia seus heróis, respeita os ancestrais e tem orgulho de sua história.
Como mencionado no post todo mundo com sua flor de papoula na lapela.
Bonito e emocionante.

Riva disse...

...e incrivelmente omitiu TUDO que aconteceu na CPMI da Petrobras hoje em Brasilia. Não falou NADA sobre o que ocorreu !

BRASIL BANDIDO, com Governo bandido, Senado e Câmara bandidos, midia bandida ....até o Eurico está voltando .....

Jorge Carrano disse...

E está voltando com o seguinte discurso:
- Eu só voltei para resgatar o Vasco. Para tirar o Vasco desta situação. Se o Vasco não se encontrasse nessa situação, não haveria hipótese de eu voltar. E vou repetir: o respeito vai voltar ao Vasco, internamente e externamente. É só isso. Isso eu tenho condições de fazer. Acho que todo o resto é consequência, todo o resto vem depois disso. Com apoio, sem apoio, uma coisa eu garanto. Isso é uma coisa pessoal. O respeito vai voltar ao Vasco - disse Eurico, logo após o resultado final.

E, cá para nós, o fato é que o clube perdeu mesmo o respeito de adversários, dos tribunais desportivos, de fornecedores de materiais, de patrocinadores, de parte da imprensa. Chegamos ao fundo do poço. E esta promessa do Eurico acho que ele cumprirá.

E mais, alguns atletas que vestem a camisa do clube não demonstram respeito pela mesma. Isso tem que mudar.

Freddy disse...

Vamos ver o que o Eurico fará.
Hoje, cada passo dado é monitorado e cada erro cometido é alardeado nas redes sociais pelos rivais.

Jorge Carrano disse...

Opinião de Elias Duba, presidente do Madureira (no noticiário de hoje):
- "A vitória de Eurico Miranda nas urnas não é somente uma vitória vascaína. É uma vitória do futebol do Rio de Janeiro".
E continuou:
- "O Eurico Miranda não só é meu amigo há mais de 40 anos, como também é um ídolo para mim como dirigente. O retorno dele ao Vasco é muito importante não só para o Madureira, como para todo o futebol do Rio de Janeiro. Eu fico muito feliz com a eleição dele, pois sei que a partir de agora o Vasco voltará a ser respeitado, e o futebol do Rio terá novamente um defensor. Estamos protegidos. O futebol do Rio agora estará protegido dos paulistas. Desde que eu cheguei ao Madureira, o clube sempre teve parceria com o Vasco, assim como tem com todos os times do Rio. Mas, obviamente que com a volta de Eurico, os laços afetivos são resgatados. Afinal, eu me sinto tranquilo para fazer qualquer negócio com ele e não preciso nem de papel assinado."

Riva disse...

.... há males que vêm para o bem ...

Aguardemos !

Freddy disse...

Futebol no Brasil Bandido:
Na minha opinião, agente do Flamengo foi o autor das propinas entregues a dirigentes da Portuguesa para que ela escalasse o atleta fora de condições.
O Fluminense foi beneficiado por mero acaso.