11 de novembro de 2014

Doces, como resistir?

No Rio de Janeiro ou em Niterói, no passado e no presente, jamais resisti aos folheados, as éclairs (bombas) ou aos quindins.

Nas viagens também não deixo de provar as delícias locais. Foi assim com a Sachertorte, em Viena, com o Pastel de Belem, em Lisboa, com o Macarron, em Budapeste, com as Éclairs, em Paris e por aí afora.

Só as imagens já me fazem salivar. Nas casas de meus filhos sempre repeti a sobremesa. A Erika, uma das noras, faz doces deliciosos. E eu como  de todos, sem cerimônia... e sem educação.

 Colombo - Rio
Manon - Rio
Cavé - Rio
Beira Mar - Niterói
Colonial - Niterói
Pastel de Belem
Sachertorte
Macarron
Éclair

Nota do editor: maneira gostosa de fazer um post sem grande trabalho de pesquisa e elaboração de texto. Que me perdoem os diabéticos, ou os que não gostam mesmo de doce ou ainda  os que têm taxas elevadas de triglicérides, mas parafraseando Vinicius, o doce, como a beleza, é fundamental.

7 comentários:

Jorge Carrano disse...

Esse post é provocativo. Tenho que atiçar o Riva para que ele escreva sobre a Leiteria Brasil, um ícone gastronômico de Niterói, que por razões que desconheço serrou suas portas há algum tempo.
Local de encontro da sociedade, de jornalistas, políticos e empresários, para o chá, ou refeição.
E onde se comprava a melhor manteiga produzida nos municípios de Macuco, Cordeiro e Cantagalo. E frios deliciosos e biscoitos amanteigados.
Por que cabe ao Riva escrever?
Não importa. Ele e eu sabemos o porquê.

Freddy disse...

Tenho algumas respostas prontas sobre "qual o melhor":
- fruta in natura: um abacaxi bem doce
- fruta em calda: figo verde
- suco de fruta: caju
- sobremesa: diversas preparações sofisticadas de goiabada e queijo
- DOCE: quindim!

Mas tem de ser aquele: fino e torradinho embaixo, cremoso em cima, a ponto de ter de usar celofane para não melar a mão.
<:o)

Anônimo disse...

Prefiro salgadinhos. Principalmente os tira-gosto dos butecos: aipim frito; bolinho de feijoada, jiló crocante... e mt cerveja!!!

Riva disse...

Estou fechado com o Anônimo ! 1000 %.

Putz, salgadinhos e tira-gostos de butecos !!! Demais ......

Doces não me apetecem ... claro que eventualmente como algum num casamento, etc, mas fora isso, NUNCA.

Sobremesas nem pensar !
Às vezes sou "obrigado" a dividir com a matriarca uma sobremesa desejada por ela, geralmente pudim de tapioca.

Sorry não poder compartilhar as delícias que vcs sugerem ....

Acabei de receber os resultados dos meus exames anuais, e estão show de bola !!! o que indica que tenho uma alimentação legal, e meus exercícios físicos têm contribuído ..... o que às vezes nada quer dizer .... semana passada perdi um amigo de enfarte fulminante com 61 anos !! Faleceu na rua, em Teresópolis. Mas não sei o seu histórico. De qqer maneira, é um choque, e nos faz cair na real ....

Leiteria Brasil : nada na web, incrível !
Cerrou suas portas porque não resistiu à concorrência do Plaza Shopping, como a maioria do comércio da região. Na época, deveriam ter aberto uma Leiteria Brasil no shopping, e depois fechar a original, como acabou ocorrendo. Mas ......

Quem sabe um dia eu escrevo ...

Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva, é incrível que não existam rastros da Leiteria Brasil na web. Nem uma mísera foto. Tem dois ou três blogs que se referem a ela de passagem.
Da Gruta de Capri, por exemplo, na versão anos 1960, quando tinha cadeiras e mesas na calçada ainda se encontra fotos.
Por isso recorri a você para fazer o post (rs).

Jorge Carrano disse...

Acabei de levar um puxão de orelha de minha nora Erika. Onde já se viu errar o nome do doce que embora de origem francesa (praticamente um suspiro recheado), comi delicioso em Budapeste, na Gerbeaud?
Já corrigi no texto, mas estava grafado Camarron oa invés de Macarron.
Sorry!

Jorge Carrano disse...

A Leiteria Mineira, que também é restaurante, fica na Rua da Ajuda, no centro do Rio de Janeiro, e é patrimônio imaterial da cidade.
Serve, à tarde, prato de mingau à R$ 5,80.

A Leiteria Brasil poderia ter sido considerado patrimônio de Niterói, não fora seu inexplicável fechamento.

Tem certos encerramentos de atividade comercial que são difíceis de aceitar Exemplos: VARIG e SOLETUR.
Tinham prestígio, marca forte no mercado. Assim como a Brasil, conhecida por toda a população de Niterói, bastante frequentada e com boa reputação.