8 de novembro de 2014

Céu carrancudo? Que bom!!!

Os  cariocas sempre ironizamos os paulistanos por causa do céu sempre cinzento da capital  do estado.

Em face das circunstâncias acho que a paisagem abaixo, que em outros tempos seria objeto de chacota, de gozação, é uma miragem de arrepiar e comemorar:



Linda imagem de São Paulo 
Impressionante como a vazão do Rio Piracicaba melhorou em menos de trinta dias, apenas com algumas chuvas dos últimos dias. Vejam  diferença:

Em outubro

Início de novembro


Nota do editor: Matéria completa em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/11/chuva-poe-bairros-de-sp-em-estado-de-atencao-e-trava-circulacao-de-trens.html

Imagem: Foto: André Lucas/Futura Press/Estadão Conteúdo)

13 comentários:

Riva disse...

Eu estou muito preocupado com essa crise hídrica de incompetência e irresponsabilidade brasileira.

Culpo os gestores, culpo os usuários, culpo o céus !

Quanto desperdício existe por aqui ... e o "governo" quieto, ao invés de estar há meses em campanha de alerta e de melhores práticas na mídia. Lamentável demais ... Quantas providências inteligentes poderiam estar em prática há tempos.

Hoje, saindo pela manhã com minha esposa, não pude deixar de reparar num cara regando as plantas do seu prédio, e pensei :uma das providências que as prefeituras poderiam adotar é a proibição de jardins naturais decorativos nos prédios - somente plantas artificiais.

Por que não votam logo um projeto desses na Câmara de Vereadores ?

Ah, tá .... perguntei por perguntar.

FLUi

Jorge Carrano disse...

Peraí, Riva, plantas artificiais? Nada mais brega, mais cafona, mais trash, mesmo sabendo que hoje quase chegam à perfeição, tal a qualidade dos materiais e às técnicas de fabricação.
No meu prédio, se colocarem interdito o síndico (rs).
Existem alternativas melhores, caro Riva, como usar águas pluviais, sei lá. Para que servem engenheiros, inclusive os florestais? Têm que arranjar soluções adequadas.
Se um dia alguém entrar em minha casa e encontrar uma mísera flor que seja, artificial, pode mandar me internar.
Viva a natureza!!!

Riva disse...

Vc quer coisa mais brega, cafona e trash do que ter que tomar banho em Icaraí e no Ingá com uma canequinha dágua ? Vai comprando a sua canequinha, amigo ... rs

Exatamente por isso é que concordo com o Viva a Natureza; devemos acabar com jardins naturais em prédios artificiais.

Jorge Carrano disse...

Que seria de nós sem o Central Park (NY), Green Park (London), Jardin du Luxembourg, Jardins de Versalhes (Paris), Palácio de Schönbrunn (Viena),
Ibirapuera (São Paulo) Campo de São Bento (Niterói).
Tudo artificial, hein!? Caro Riva!
Desculpe, mas crime é lavar automóvel, alias ter automóvel, é dar banho em cachorro em pet shop, lavar calçada com mangueira d'água, e outras coisas supérfluas.
E no futebol? Já viu que virou moda molhar o gramado antes das partidas? E ai abrem as válvulas de irrigação e ficam aqueles chuveirinhos jorrando água, para diversão de alguns poucos.
Não, meu amigo, muitas outras coisas podem e devem ser feitas antes de tornar nossos jardins em coisas artificiais, sem vida e sem alma.

Jorge Carrano disse...

Sem contar, Riva, que as plantas artificiais ficam impregnadas de poeira e precisam de lavagem. Certa feita fui a casa de uma migo que tinha algumas rosas artificiais num bonito vaso. Só que as rosas, feitas de tecido, já estavam desbotando e cobertas de poeira porque pensavam, certamente, que não precisava de limpeza por serem artificiais.
Ah! Riva não aprecia o perfume de uma rosa, tsk tsk tsk.

Anônimo disse...

Planta mandacaru q resiste a maior seca. Assim ñ tem discussão.

Riva disse...

Fechado, Anônimo !!

Jorge Carrano disse...

Nesta matéria sobre chuvas em São Paulo, encontrável no link ao final do post, a face perversa são as inundações em alguns bairros e trechos da cidade.
Numa destas enchentes, que provocou o transbordamento do Rio Pinheiros, fiquei retido o dia inteiro na via Marginal sem conseguir chegar ao local de trabalho ou retornar para casa.

Riva disse...

Não tem meio termo ... como diz minha faxineira há 30 anos conosco : tá raso, tá fundo, tá raso, tá fundo ....

Bom domingo a todos !

Freddy disse...

Recomendo a leitura deste pequeno artigo do Globo, com alguns aspectos científicos sobre a influência do desmatamento da Amazônia no ciclo de chuvas do Brasil e vizinhos.

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/entenda-como-os-rios-voadores-comandam-tempo-no-brasil-2974269

Freddy disse...

Volta e meia relembro ciclos solares (11,5 anos em média) quando se discute épocas de chuva ou seca. Tem também El Niño e agora "rios" atmosféricos como influentes no tema.
Quero dizer que enquanto não se der atenção devida às questões científicas, o governo e a população ficarão à mercê da natureza, como antigamente os índios frente a tempestades e seus raios e trovões, fenômenos incompreensíveis para eles.

Jorge Carrano disse...

Pois é, Freddy, o cacique coloca a culpa nas autoridades.
Acessem o site:
FCCC - Fundação Cacique Cobra Coral
www.fccc.org.br/fccc.asp
Entidade Científica Esotérica especializada em fenômenos climáticos, comandada pelo Cacique Cobra Coral, espírito que em outras reencaranações foi ...

Freddy disse...

Sei... Domínio do tipo "org"
Essa fundação paga imposto?
Se é para convocar espíritos, coloco mais uma vez meu carro à disposição das autoridades. Basta me dar o balde com água, o shampoo e esponja e eu garanto chuva em menos de 4 horas depois de lavado o dito cujo!
<:o)