13 de novembro de 2014

“Eurico, o Presbítero”

Não, não comentarei o famoso romance de Alexandre  Herculano, até porque não li a obra.

Ao tempo em que me reparava para o vestibular que filtrava o ingresso na Faculdade de Direito, bem no início da década de 1960, tive que aprender um pouco sobre literatura em língua portuguesa, fossem livros de escritores lusitanos, fossem de romancista ou contistas brasileiros.

Eça de Queiroz e Machado de Assis eram moleza. Conhecidos, de certo modo populares, suas obras eram discutidas, adaptadas para séries televisivas e filmes.

Quem pelo menos não ouvira falar da suposta traição de Capitu. Traiu ou não traiu? Enigma que  intrigava aos que liam Dom Casmurro. Betinho foi ou não foi traído?

Quem não teve curiosidade de ler o livro para saber qual foi o "crime" do Padre Amaro, no romance de mesmo nome, embora desconfiando qual seria?

Mas no programa do vestibular que já publiquei aqui no blog, constavam outros poetas e romancistas menos badalados e conhecidos da grande maioria dos jovens vestibulandos. Eu inclusive.

Nem desconfiava da existência de Antero de Quental, Camilo Castelo Branco e Alexandre Herculano, por exemplo. Li, entretanto, destes e de outros autores a resenha, a síntese, das obras principais. Por isso sei um pouco do romance de Herculano.

Ou seja, até então, minha literatura em língua portuguesa estava restrita a Jorge Amado, Érico Veríssimo e Lima Barreto. Não que fosse pouco.

Os clássicos da literatura universal traduzidos para o português, e disponíveis na Biblioteca Pública que fica  defronte ao Liceu Nilo Peçanha (do outro lado da Praça da República) já lera alguns.

Bem, se não vou comentar o Eurico, o Presbítero, que Eurico é este do título? O Eurico em questão não virou padre e portanto nunca fez voto de castidade. Creio, inclusive que nunca foi apaixonado por uma Hemengarda.

Um eventual ponto de contato entre o Eurico de Herculano e o Eurico do Vasco, seria o fato de que se o primeiro se transformou  no Cavaleiro Negro, protagonista de muitas façanhas de guerras e que conseguiu, passados alguns anos, resgatar seu amor, a bela Hemengarda, então mantida em cativeiro pelos árabes, ao segundo Eurico cabe a  missão, que já assumiu e proclamou, de resgatar o respeito pelo Gigante da Colina.

Casaca, casaca, casaca!!! Quero de volta nossa dignidade de cruzmaltinos.

16 comentários:

Jorge Carrano disse...

O post sobre o vestibular em 1962, está em
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/03/turma-de-direito-1967-uff.html

(copy and paste)

Ana Maria disse...

Nunca imaginei que um dia iriam pedir a volta do Eurico.

Jorge Carrano disse...

Eu também. Mas sabe que tenho ouvido seja na condução, seja no forum, seja de cabineiros de elevadores palavras de ânimo e crença?
Muita agente está otimista e esperançosa. O Roberto foi pior do que o Eurico. Mesma administração ruinosa, dois rebaixamentos para série "B" e perda do respeito dos adversários e até de parceiros comerciais.

Jorge Carrano disse...

Enquanto isso, na Índia, onde agora é técnico, finalmente hoje o time do Zico deixou a lanterna do campeonato.

Jorge Carrano disse...

Explicando melhor:

"O Goa FC, equipe comandada pelo Galinho, goleou o Delhi Dynamos nesta quinta-feira por 4 a 1, alcançando sua seguda vitória na Indian Super League, com direito a gol do craque Robert Pirès, de pênalti. O resultado levou o time do treinador brasileiro e do lateral André Santos a oito pontos em oito partidas, fazendo com que ele deixe a lanterna da competição."

Anônimo disse...

Para ser o último na liga indiana tem q ser mt ruim. Esse galo como técnico é um frango.

Jorge Carrano disse...

Está mais para pinto, Anônimo.

Ana Maria disse...

Faleceu hoje, aos 7 anos o poeta Manoel de Barros. Embora não seja muito conhecido do público em geral, é reverenciado pelos apreciadores de poesia.
Dizem que, enquanto ainda escrevia, Carlos Drumonnd de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil, em favor de Manoel de Barros.
RIP.

Jorge Carrano disse...

Manoel de Barros faleceu aos 97 anos de idade.
R.I.P

Jorge Carrano disse...

O apanhador de desperdícios

"Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios."

Num post que menciona poetas e romancistas, cabe esta homenagem ao poeta ontem falecido.

Riva disse...

Estou sentindo a ausência de vascaíno frequentador do blog, adepto do Eurico .... rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Ele anda meio arredio (rs).

Riva disse...

rsrsrs ...

Pensei que vinha aí um post sobre esse pouso no cometa ! .... mas nem isso ...

E lá vem o Ceará ! rs

Jorge Carrano disse...

Está difícil conseguir a classificação para a série "A".
O Vasco não tem time, não tem técnico e não tem presidente.
Deveria, a nova diretoria que tomará posse em dezembro, aproveitar o CNPJ a sede, o estádio, e criar um clube com um time de futebol.

Jorge Carrano disse...

Prometeu vai cumprir:

"Nesse meu mandato, o estádio de São Januário será ampliado. Isso sem dúvida vai acontecer. Já tinha esse projeto, antes de sair, mas não deram prosseguimento. Vamos ter espaço para 40 mil torcedores, sem deixar a parte histórica da sede. Também garanto ao torcedor que já no Campeonato Carioca, o Vasco vai entrar para disputar o título. Não dá só para participar, vamos montar um time forte para brigar em todas as competições", garante Eurico, que também vai apresentar uma nova proposta para mudar o regulamento do Estadual do Rio nos próximos anos.

"Posso adiantar que vou apresentar um novo projeto para o Campeonato Carioca. Sou totalmente contra termos 16 clubes na disputa. Minha ideia é ter uma fase preliminar, onde os seis melhores se classifiquem para jogar contra os grandes, em turno e returno dando Taça Rio e Taça Guanabara", adiantou o futuro presidente do Vasco, que criticou muito a atual direção do clube, principalmente após os dois rebaixamentos. Segundo ele, o Gigante da Colina não disputará mais a Série B do Brasileirão.

"Juro até morrer, que o Vasco nunca mais vai cair! Sei que não sou eterno, mas vou trabalhar para colocar o clube preparado para isso nunca mais acontecer. O maior erro da atual diretoria, foi o desrespeito com o clube e esses dois rebaixamentos. Com isso, o Vasco agora ganhará menos que Flamengo e Corinthians nas cotas de televisão. O clube não é mais respeitado nas grandes discussões do futebol brasileiro, e nas federações. O Vasco tem o direito, pelo seu passado e pelo que representa, de ser ouvido. Não queremos ter a última palavra, mas precisamos ser sempre consultado para qualquer coisa que envolva o futebol nacional", afirma Eurico Miranda, que mais uma vez foi enfático em dizer que vai trabalhar para mudar a situação do clube.

"Tenho uma trajetória no clube de mais de 40 anos, e no esporte de uma maneira geral. A gente vai aprendendo, com erros e acertos. Isso dá condições para o dialogo. Eu não tenho a esperança, tenho certeza que isso vai mudar para o Vasco. Pode não ser em breve, mas vai melhorar. Isso não tem dúvida", acredita.

Pinçado de:
http://radioglobo.globoradio.globo.com/radio-globo-futebol-clube/2014/11/16/JURO-ATE-MORRER-QUE-O-VASCO-NUNCA-MAIS-VAI-CAIR-GARANTE-EURICO-MIRANDA.htm

Jorge Carrano disse...

Não acho errado desistir da ação de regresso. Afinal o Eurico disse alguma mentira?
E não estava defendendo, mesmo que extrapolando, o Vasco e seu jogador?
http://espn.uol.com.br/noticia/511015_oposicao-protesta-mas-vasco-deve-anular-acao-milionaria-contra-o-proprio-eurico