11 de abril de 2013

Três bons jogos em três dias


Por
GUSMÃO


Na segunda-feira, dia 8, jogaram em Manchester, na Inglaterra,  pela Premier League, as equipes que dividem a cidade  em duas cores: vermelho e azul. São elas o Manchester United e o Manchester City.

Os red devils e os sky blues estão nas primeiras posições do campeonato, mas havia uma diferença de 12 pontos a favor do United. A vitória do time de Sir Alex Ferguson praticamente definiria a campeonato a seu favor.

Old Trafford
Acontece que mesmo jogando na casa do adversário, The Citizens conquistaram uma brilhante e inesperada vitória. Com um gol incrível do Aguero, bom jogador argentino, ex-genro de Maradona. Bem, o City é  o atual campeão inglês.

Foi um jogão de futebol, e o estádio de Old Trafford com sua capacidade plena  tomada. Eram 76.500 torcedores. E, torno a lembrar, era uma segunda-feira.

Na terça-feira, foi a vez de lotar o estádio do Galatasaray (Türk Telekom Arena), na Turquia, em partida válida pela Copa dos Campeões da Europa. Tendo perdido o jogo de ida, na Espanha, para o poderoso Real Madrid, de Cristiano Ronaldo por 3x0, precisavam reverter este placard  adverso para poder seguir adiante na Champions League.

E quase conseguiram, empurrados pela fervorosa torcida turca e por uma ótima atuação de Drogba, que nesta mesma competição, no ano passado, garantiu o título para o Chelsea, da Inglaterra.

É justo comentar que o Felipe Melo, que ficou marcado por sua atuação na seleção brasileira na última copa, teve uma boa atuação. Se ele deixasse de lado a violência, teria com certeza mais espaço na seleção nacional e em outros clubes grandes na Europa. Mas o temperamento dele é meio igual ao do Luiz Fabiano, um destemperado.

Hoje, quarta-feira, dia 10 (não sei quando será publicado o post), quem lotou o Camp Nou foi o Barcelona, do Messi, indiscutivelmente o melhor jogador do mundo na atualidade. Mesmo lesionado, ele foi fundamental para o empate, chorado, diante de um brioso e competente Paris Saint Germain que quase elimina o Barça diante de cem mil torcedores que superlotavam as dependências do estádio na Catalunha.

Quero fazer um registro especial para o Lucas, ex-jogador do São Paulo, e atualmente no PSG, que joga muito bem. Com certeza o futebol dele se aproxima muito mais do Messi do que o do Neymar. Ele cai menos, prefere se manter de pé disputando no corpo-a-corpo, é mais objetivo, caminhando sempre verticalmente em direção ao gol e não faz firula desnecessária. E volta para marcar.

Acho que tem vaga garantida na seleção para a copa de 2014, ao lado de Tiago Silva, Marcelo (outro pavio curto), Paulinho e Fred, que se não estiver contundido é o melhor centroavante no momento. Os outros terão que disputar a vaga no time, inclusive o Neymar que na seleção ainda não disse a que veio.

David Luis e Oscar, do Chelsea

Enquanto isso o Oscar também vem crescendo muito no Chelsea, poderá ganhar a vaga do Neymar, jogando com Lucas e Fred na frente.

Ora vejam só, em três dias, de segunda à quarta, na Europa, futebol de primeira qualidade, em bons estádio, com lotação máxima, torcidas comportadas, apenas cantando e gritando, mas sem brigas, entoando canções associadas a seus clubes como a Blue Moon, do Mancheter City. 

Que dá inveja, dá.

18 comentários:

Gusmão disse...

Fiquei com receio de haver me precipitado por não esperar o jogo do Grêmio com o Fluminense antes de mandar o post.
Quem sabe seria uma quarta partida emocionante.
Mas qual o quê. O jogo foi chinfrim, público abaixo do esperado, o gramado, de um estádio novinho, com muitas falhas, e times burocráticos.
Você não me ataca e eu finjo que estou atacando.
O Fluminense, um pouco melhor, jogou lateralmente o tempo todo.
E ainda tem a história dos hinos (dois no RS).
Abraços

Jorge Carrano disse...

Teremos duas equipes alemães e duas espanholas, nas semifinais. O sorteio dos cruzamentos será amanhã.
Você deve lembrar, Gusmão, que no ano passado o Bayern Munchen chegou à final e foi surpreendido pelo Chelsea, que acabou ficando com o título.
Este ano a equipe de Munique está mais forte ainda, já tendo conquistado o título alemão com antecedência de 6 rodadas.
Qual é o seu palpite? Quem levanta a taça este ano?

Gusmão disse...

Acho que o Real Madrid leva o titulo.
Abraços

Freddy disse...

Começo a aprender com vocês. Normalmente enfiam futebol no meio de qualquer discussão. Então enfiarei música! Acessem o link a seguir e vejam que mesmo no dito árido meio musical da atualidade ainda há lugar para criatividade com qualidade técnica. Ao menos na Europa...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fsVlfuWCRpw

A Wikipedia informa:
"VAN CANTO é uma banda alemã que mescla o estilo a cappella com o estilo heavy/power metal, criando um estilo que eles chamam de "hero-metal a cappella". Composta por 5 vocalistas e 1 baterista (Bastian Emig), NÃO HÁ teclados, baixo ou guitarras nas canções. Dois dos vocalistas (Philip Dennis Schunke e Inga Scharf) cantam da maneira convencional, enquanto que os outros três cantam riffs de guitarra e linhas de baixo, sendo Stefan Schmidt e Ross Thompson os "guitarristas" e Ingo Sterzinger o "baixista". Stefan chega a fazer solos em algumas canções. Amplificadores ajudam os músicos a cantarem com distorções que aproximam suas vozes aos sons de uma guitarra."

<:o) Freddy

Riva disse...

Muito difícil para mim comentar seu post, meu caro Gusmão.
Ando tão decepcionado com a organização e infraestrutura do nosso futebol .... e não vejo luz no fim do túnel.

Campeonatos sem público, falta de segurança nos estádios e entorno, lanchonetes emporcalhadas, público mal educado, violência, times ruins, enfim, nada de atrativo.

O coroamento disso tudo será a derrota - mais uma vez - dentro de casa em 2014.

E podem me cobrar : se um desses Gambás assumir a CBF, vou torcer pra perdermos mesmo, na esperança de que alguma coisa seja feita num futuro próximo.

O jogo de ontem do Flu x Grêmio deu sono ... embora o FLU tenha tido 144% de posse de bola, quase nada produziu em termos de ataque. Como vc disse, jogam para as laterais, no melhor estilo do Parreira (irk).

SDs

Gusmão disse...

Pô, Freddy, você resolveu tumultuar logo o meu post? (rs) Negocia com o Carrano e faz um específico sobre suas bandas favoritas. Prometo ler.

Caro Riva, o “manager” do blog me influenciou a acompanhar futebol europeu. Os canais ESPN transmitem o campeonato inglês, o alemão, o espanhol, o italiano, o holandês e até o russo.
Elegi na Inglaterra o Newcastle United para torcer por causa das cores e da semelhança do uniforme com o Fogão. É do século XIX.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Tirante as ligas da Russia e da Holanda, nas demais dá para assistir a bons jogos.
A alemã é bem disputada, e os torcedores são apaixonados. Já percebeu como enchem os estádios?
Este ano o Bayern sobrou na turma e espera-se que no próximo ano melhore ainda mais com Guardiola no comando técnico.
Mas estou mais familiarizado com o campeonato inglês, que acompanho mesmo e torcendo pelos gunners.

Jorge Carrano disse...

Vejam notícia de hoje:
"Sem vencer uma seleção do alto escalão desde 2009 - quando derrotou a Argentina por 3 a 1 em Rosário pelas eliminatórias à Copa de 2010-, o Brasil perdeu mais uma posição no ranking da Fifa em abril e agora amarga o 19º posto, sua pior colocação desde que a lista foi criada, em 1993."
Leiam mais, querendo, em
http://www.espn.com.br/noticia/322304_sem-vencer-selecao-de-ponta-desde-2009-brasil-tem-sua-pior-colocacao-da-historia-no-ranking-da-fifa

Freddy disse...

Em 1977, morando em Munique, acostumamo-nos a ver a baderna que as torcidas organizadas do Bayern München e do TSV 1860 München faziam em seu caminho para o estádio. Quem não saísse da frente era engolido pela turba (muitos já bêbados, outros com as latinhas na mão).

Estando no metrô, quietinho num canto, vi uma horda do TSV empurrar pra fora do vagão (pela outra porta)um sujeito que deu o azar de estar no caminho da multidão que entrava.

Pode ser que hoje estejam mais civilizados.

Viu? Falei de futebol!
<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

As torcidas, na Europa, mudaram muito seu comportamento, Freddy.

Jorge Carrano disse...

Os hooligans, a partir da Inglaterra, são uma raça em extinção.
Precisamos, no Brasil e na América do Sul como um todo, adotar as medidas punitivas severas que o caso exige.
Não confundir com comemoração ruidosa por conquistas de titulos, porque ai, tanto aqui quanto na Europa, vale tudo.

Freddy disse...

Voltando ao Van Canto: o interessante da proposta do grupo é que não há instrumentos envolvidos (exceção da bateria). Eles fazem tudo só com a voz. Dá uma espiada!

Sobre ter entrado com música num post sobre futebol foi pra mostrar como é desagradável, dá a impressão que a gente nem liga pro assunto em pauta.
É como eu e outros colaboradores nos sentimos com as interrupções futebolísticas, só que aí os comentaristas embarcam e o post desanda!
Sorry, Gusmão, por ter sido alvo da experiência, mas como é sobre futebol eu tinha de aproveitar!
<:o) Freddy

Freddy disse...

Tô preocupado...
Li que 1 em cada 5 pessoas perde amigos em redes sociais e debates on-line. Desavenças por escrito são mais difíceis de relevar ou esquecer...

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Onde santo Deus, você identificou ou percebeu desavença neste blog? Coisa séria, daquelas indesculpáveis?
Acho que suscetibilidade a flor da pele não combina com convívio social, em redes virtuais ou ao vivo no contato presencial.
Levar divergências de opinião para o campo pessoal é o caminho mais curto para não ter amigos.
Concorda Freddy?

Gusmão disse...

Provavelmente o Freddy vai ficar aborrecido, mas não posso mentir só para ser simpático. Entrei no endereço https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fsVlfuWCRpw
que ele recomendou. Tive que botar aqueles abafadores de ouvido pois doeram meus tímpanos. Um baterista furioso é acompanhado por vocalistas do apocalipse. Em mim causou o efeito do funk (ou punk, sei lá).
Deve ter arte ali, mas eu não enxergo, ou melhor, não ouço.
Perdão Freddy, mas não faz meu gênero.
Abraços

Freddy disse...

Não, Carrano, não é especialmente relacionado com esse blog. É genérico (blog, e-mail, facebook). Às vezes a gente fica tentado a escrever uma bobagem em resposta a outra, mas fica tudo escrito, de sorte que o bom senso manda ficar com os dedos amarrados. Aqui já me aconteceu várias vezes de deletar comentários já prontos para publicar.

Quanto ao Gusmão, tenho é de rir! Deve ter sido engraçado!

Abraços
Freddy

Riva disse...

kkkkkkkkkk queria ter presenciado essa do Gusmão tentando ouvir uma banda recomendada pelo Freddy !

A estratégia que uso no Twitter, Facebook, etc, é uma espécie de hibernação, quando estou muito sensível e/ou chateado com alguma coisa ou alguém.

No Twitter, onde os debates são mais "agressivos", tenho amigos que cometem o que chamamos de Twittercídio, reaparecendo alguns meses depois, com outro avatar.

Sds !

Jorge Carrano disse...

Sorteados hoje os confrontos semifinais da UEFA Champions League, assim ficaram os cruzamentos: O Barcelona vai enfrentar o Bayern e o Real Madrid disputa com o Borussia Dortmund.
Este jogo do Barcelona com o Bayern para muitos é a final antecipada. Bem, são duas partidas em cada chave, um em cada pais. Messi está se recuperando.
Serão ótimos jogos,imperdíveis.
O Gusmão resumirá para nós os jogos que definirão os finalistas.