23 de abril de 2013

São Jorge

Não foi por causa de São Jorge que me batizaram de Jorge. Tal ocorreu porque minha mãe, quando menina, ou pré-adolescente, foi babá do sobrinho mais velho, filho de sua irmã mais velha de nome Arminda, portuguesa de Lamego (ou Viseu, Ana Maria?) e que se chamava Jorge.

Como ela, minha mãe, fazia as vezes de mãezinha do menino (seu sobrinho), apenas 7 anos mais novo do que ela (com 9 ele com 2), encasquetou que teria um filho de nome Jorge. Então já estava decidido antes das coincidências armadas pelo destino.

Quis o destino que ela viesse a conhecer e se casar com um devoto do santo, na verdade devoto de uma entidade relacionada ao santo, conhecida na umbanda como Ogum. Sim, nesta época em que se conheceram meu pai era espírita. Depois, até por causa de minha mãe, que foi católica de ir a missa, acompanhar a via crucis  e fazer novena nas visitas da santa que peregrinava pelas casas dos congregados para tal fim, abandonou - ele meu pai -  não sei se a fé, mas os rituais espíritas.

Ademais, ainda pelas mãos do destino, nasci dois dias antes do dia consagrado a São Jorge, ou seja, em 21 de abril. Hoje, dia 23 de abril, é dia dedicado ao Santo Guerreiro. Ou Seu Ogum, como queiram. Salve! Salve!

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Acabo de chegar da igreja de São Jorge. Como de hábito uma multidão de fieis se dirige a pequena paróquia, que se torna ainda menor em face do enorme número de devotos.
Vão para agradecer e pedir.
Como ocorre nas proximidades das igrejas que são centro de romaria, como Santiago de Compostela, N. S. de Fátima e aqui no Brasil em Aparecida, o comercio viceja.
É o profano alimentando o sagrado e vice-versa. É o secular convivendo com o espiritual.

Riva disse...

Confesso não entender esse feriado ...
Abração

Jorge Carrano disse...

Você mora no Brasil, Cara, cidade do Rio de Janeiro. Esqueceu?

Jorge Carrano disse...

Não era para escrever cidade, mas sim Estado do Rio de Janeiro. Já que o feriado é estadual.

Gusmão disse...

Temos santo municipal, São João; santo estadual, São Jorge; e santo federal N.S Aparecida.
Abraços

Ana Maria disse...

Desculpe discordar, mas o fato (verídico) de ter sido nossa mãe, babá do primo Jorge, seria irrelevante se não houvesse a influência religiosa. Vc é Jorge como homenagem a São Jorge (Ogun) a quem vc foi devidamente consagrado na Igreja Católica.

Ana Maria disse...

Também não entendo este feriado. Aqui na cidade onde moro, temos dois santos padroeiros e, consequentemente, dois feriados.
Desta forma folgamos no dia de N. Senhora Aparecida, no de Santo Antonio, Santa Teresa e São Jorge. Ah! Porque o feriado da Consciência Negra?

Jorge Carrano disse...

E tem Todos os Santos em 1º de novembro. Logo, porque um dia especial para cada santo?
O mais novos não sabem, mas no passado o dia de Todos os Santos era feriado. Assim não tínhamos aulas nos dias 1ª e 2 de novembro. Dia 2 como sabem é Finados.