17 de abril de 2013

Moqueca de peixe - modo de preparo

Em continuação do post    http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/04/moqueca-de-peixe.html chegou a hora de fazer a moqueca. 




Se você já comprou os ingredientes e já tem a panela de barro, então vamos fazer a  moqueca a moda capixaba.

Comece por preparar as postas de peixe, que nem devem ser muito grossas e nem muito finas. Esprema sobre elas dois ou três limões (depende do tamanho deles) e em seguida esfregue sal nas postas, de um lado e de outro. Reserve numa vasilha mergulhadas no suco de limão.

Esfregue bem um dente de alho em toda a volta da panela (no interior dela, claro) onde será feita a moqueca.

Jogue o que sobrou do alho na panela, acrescente mais um dente e macere-os (machuque-os) levemente.

Coloque duas colheres de azeite (deixe o alho) e quando estiver quente, coloque o urucu (ou colorau) para dar uma fritada nele.

Então você vai preparar uma cama de temperos, sobre a qual colocará as postas de peixe.

Depois do alho já macerado, e o ucucu já tostadinho, acrescente tomates cortados em rodelas grossas, e sem sementes, cebolas cortadas em rodelas, uns galinhos de salsa e outros tantos de coentro. Depois regue com azeite de oliva, não economize, mas não precisa cobrir os temperos já colocados.

Com esta cama pronta, coloque as postas de peixe junto com o caldo do limão que deve ter ficado na tigela onde estavam quando foram salgadas.

Em princípio não será necessário acrescentar água, pois além do azeite e do suco de limão, o tomate, a cebola e o próprio peixe dissoram bastante líquido.

Bem, se a moqueca for pequena, para 4 pessoas, por exemplo, é só acender o fogão e colocar a panela. Sobre os peixes costumo colocar mais tomates cortados em rodelas. Agora estão a R$ 8,00 o quilo, um absurdo, mas o preço deverá cair.

Se, entretanto, for uma moqueca maior, você irá sobrepondo camadas de postas de peixe, sobre as camas que irá fazendo progressivamente. Ou seja, sobre as primeiras postas colocadas na panela, coloque mais tomates, cebolas e galhos de salsa e coentro e aí coloque mais peixe. No final regue com azeite e crescente mais um pouco de tomates.

Quando estiver começando a ferver corrija o sal.  Deixe acabar de cozinhar e pronto, coloque um guardanapo em torno do pescoço pois você irá babar. Uma pista para saber se a moqueca está pronta é verificar se o tomate colocado por cima de tudo está murchinho. Cozinha muito rápido.

Pelo amor de Deus, não mexam a moqueca. Ela cozinhará, por igual, sem precisar virar as postas.

Notem que não mencionei quantos tomates e quantas cebolas e quanto de salsa e coentro, alguma coisa você terá que decidir por você mesmo, dependendo de seu gosto e sua sensibilidade.

Se nem isso você sabe decidir, então não se atreva a fazer, pois você não leva nenhum jeito para a coisa.

Coma com arroz branco. Tem gente, inclusive em minha família, que gosta de pirão para acompanhar. Faz-se o pirão aproveitando a cabeça do peixe, que dá um excelente caldo. Mas ai já é outra receita. Tirem a ficha no "caixa".



Imagens: Google

10 comentários:

Helga Maria disse...

Embora prefira churrasco a moda dos pampas, esta moqueca tem ótima aparência.
Helga

Freddy disse...

Hmmm...
Parece-me uma daquelas receitas difíceis que parecem fáceis... É bastante dependente de sensibilidade e acho que um marinheiro de primeira viagem provavelmente vai errar... Essa de não poder mexer no peixe já diz tudo...
Contudo, parece que vai valer a pena tentar fazer, o jeitão é muito bom!
Abraços
Freddy

Gusmão disse...

Em casa levamos para mesa a própria panela onde feita a moqueca, ainda bem fervendo, borbulhante.
Abraços

Gusmão disse...

Esqueci de comentar que Berenice comprou nossa panela de barro no Mercado São Pedro, há alguns anos.
Não sei se ainda vende.

Jorge Carrano disse...

Comme il faut, Gusmão, servir na panela. Só precisamos alertar que é preciso usar o suporte de ferro próprio da panela(tipo vergalhão) para proteger a mesa de danos pela quentura excessiva.

Riva disse...

Gusmão, do lado de fora do Mercado, na calçada, vendem as panelas.

Abs

Jorge Carrano disse...

Gusmão,
O Riva está atualizando sua informação de que no Mercado São Pedro vende as panelas.
É só ter cuidado com a qualidade, pois algumas das que são vendidas por aí, na segunda ida ao fogo começam a rachar.
Já nem falo da procedência, ou seja, Goiabeiras nas cercanias de Vitória, mas seria interessante especular onde são fabricadas.

Gusmão disse...

O Riva deve ter ido ao mercado para comprar o peixe e mandar fazer no restaurante lá mesmo (risos).
Bom final de semana!

Jorge Carrano disse...

Nosso almoço de hoje. Tá delicia, tá gostoso, como diria o Martinho da Vila. Feita com badejo.

Anônimo disse...

Adorei o truque do alho!