8 de abril de 2013

Horóscopo cultural


Este horóscopo é para quem não acredita em horóscopo e acha isso uma baboseira sem embasamento científico e sem razões fáticas.
Todavia, já que está na página do jornal ou revista, acaba dando uma olhadinha, pelo sim e pelo não. Aqui seu tempo é bem empregado, com dicas e informações úteis. Ou não.




Os 12 signos do zodíaco
(21/3 - 20/4)
(21/4 - 21/5)
(22/5 - 21/6)
(21/6 - 23/7)
(24/7 - 23/8)
(24/8 - 23/9)
(24/9 - 23/10)
(24/10 - 22/11)
(23/11 - 21/12)
(22/12 - 20/1)
(21/1 - 19/2)
(20/2 - 20/3)






Vestais no templo de Vesta

Virgem: Na Roma antiga, poderiam ser sacerdotisas, dedicadas a deusa Vesta.  Durante esse período, as virgens vestais eram obrigadas a preservar sua virgindade e castidade, pois qualquer atentado a esses símbolos de pureza significariam um sacrilégio aos deuses romanos e, portanto, também à sociedade romana. Nos dias de hoje sumiram as sacerdotisas e deixaram a deusa Vesta desamparada. Ao preço da virgindade ninguém quer esta função.









Moqueca de peixe


Peixes: O que faz o nascido sob este signo? Nada?  Mas depois de fisgados dão bons pratos, em moquecas capixabas ou baianas, fritos, ensopados, assados, e até crus, em sushis.













Touro: Está aumentando, em Madrid, o número de taurinos. Efeito da proibição das touradas.













Balança (Libra): Já tiveram mais importância, na época em que tudo era pesado nos empórios e armazéns, na época da venda a granel. Com a industrialização vem tudo empacotado e pesado. Libra está fora da zona do euro, e no reino unido está bem valorizada.









Gemeos: Os gêmeos podem ser formados de duas maneiras. Os univitelinos (ou idênticos) são os que resultam da fecundação de um único óvulo por um único espermatozóide; por isso, têm exatamente a mesma carga genética e, necessariamente, o mesmo sexo. Eles são geneticamente idênticos e extremamente parecidos. Já os bivitelinos são formados através da fecundação de dois (ou mais) óvulos, cada um por um espermatozóide diferente. Isso acontece quando a mulher ovula mais de uma vez no ciclo menstrual. Esses tipos de gêmeos têm cargas genéticas diferentes e não necessariamente são do mesmo sexo, podendo até ter tipos sanguíneos diferentes. Horóscopo é cultura.





Carneiro (Áries): Sua paleta, ao forno, me deixa com água na boca. Eis a receita:
Ingredientes:
2 paletas de carneiro de 1,5 k cada
15g de alecrim
10g de tomilho
5 dentes de alho picados fino
80g de sal grosso
750ml de vinho branco seco
pimenta-do-reino moída na hora
200ml de caldo de legumes
Salsinha picada
Ramos de alecrim

Preparo:
Numa assadeira coloque as paletas, as ervas, o alho picado, o sal grosso, a pimenta e o vinho branco. Distribua os temperos de maneira uniforme. Tampe e leve ao forno quente (220°) por 20 minutos. Retire, cubra as paletas com água e volte ao forno por mais uma hora e meia ou até que a carne fique macia (vire de vez em quando para que cozinhe por igual). Quando estiver macia, retire do caldo de cozimento, coloque em outra assadeira, regue o caldo de legumes e pincele com o glace que se formou no primeiro cozimento. Retorne ao forno quente e deixe até dourar bem.





Oceanário de Lisboa
  

Aquario: Você está complexado por ser uma vitrine de peixes tropicais? Seu sonho secreto é ser um oceanário? Mire-se no de Lisboa.











Câncer: Conhecido como caranguejo, é encontrado na lama. Coitados dos deste signo, vivem num manguezal e têm a panela como destino.









Sagitário: Era para ser cupido, mas ia ficar meio aviadado com aquelas asinhas.











Capricornio: Pode ser substituído, na assadeira, por áries, sem grande prejuízo  de sabor. Veja áries.







Leão: Característica marcante deste signo animal, e invejada por alguns de nós, é que colocam as fêmeas para trabalhar, caçar e cuidar da ninhada. A dieta deles consiste principalmente de zebras, viados e gnus e possuem hábitos noturnos e crepusculares, descansando e dormindo na maior parte do dia. Leões vivem por volta de 10-14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver por até 30 anos. Daí que é melhor viver em cana. Dão-se bem explorando a venda através de carnês.








Nota: todas as imagens foram colhidas no Google. Também alguns textos, na Wikpédia.

22 comentários:

Freddy disse...

Como Astrônomo, eu tenho o dever de execrar a Astrologia. A filha que renega a própria mãe, diz-se da relação Astronomia x Astrologia.

Por exemplo, como eliminar das cartas Plutão, recentemente rebaixado a planeta anão e ganhando a companhia de Ceres, Éris, Makemake e Haumea?

Ao mesmo tempo, eu não sei qual é a mágica na descrição dos signos do Zodíaco. Por mera coincidência, a descrição de um capricorniano típico bate com minha personalidade nuns 80% ou 90%, por aí...

Para explicar isso eu tenho uma teoria pseudo científica. Como milhões de pessoas vivem e pensam segundo uma mesma cartilha (os mapas astrológicos), essa concentração de pensamentos acaba criando uma grande rede mental, de dimensões planetárias. Influencia quem acredita e é transmitida telepaticamente aos céticos.

Complicado? Não, se você admitir telepatia como um fato ainda não explicado, mas existente.

Só para fechar: sou Tigre, no horóscopo chinês.
Abraços
Freddy

Helga Maria disse...

O blogueiro além de inteligência e cultura demonstra muito espirito de humor. Gostei.
Helga

Jorge Carrano disse...

Muito obrigado, Helga.
E parabéns por captar o espirito de humor.

Anônimo disse...

Divertidíssimo!!!! Biologia, mitologia, gastronomia...

Jorge Carrano disse...

E se tivesse gato no zodíaco ai mesmo é que seria uma mia...ção danada.

Jorge Carrano disse...

Margareth Tatcher, que faleceu hoje, era do signo de Libra.

Freddy disse...

Pois é, Carrano. Não tem Gato nem no Zodíaco nem fora dele nas 88 constelações oficiais. Também não tem no Horóscopo Chinês (só tem os animais que atenderam ao chamado de Buda, e o gato não foi...).
Mas como não podia deixar de ser, no Egípcio tem. Como imaginar História Egípcia sem gatos? Lá vai:

Bastet - A Deusa Gata
15-jan a 15-fev

Esses nativos são intelectualmente ativos, assimilam e entendem sobre todos os assuntos com facilidade. São independentes, emotivos e instáveis nos sentimentos, sofrendo algumas depressões.
Os filhos de Bastet são estranhos e traiçoeiros quando não estão resolvidos internamente.
São excêntricos e apaixonados por aventuras perigosas. Têm uma imaginação surrealista. Podem ser atores, escritores, médicos, professores e advogados. Sabem conduzir uma conversa em grupo, despertando admiração a atenção de todos.
No amor são criativos, dotados de mistério e misticismo, costumando sentir o parceiro de forma aguçada. Os jovens preferem “ficar”, em vez, de assumir compromissos. Sexualmente, são fogosos e gostam de carícias diferentes. Seus pontos são os lábios e os tornozelos.
Na saúde, os nativos podem ter problemas digestivos ou nas vias respiratórias. Tendência ainda à artrite, dores na coluna e alguma disfunção glandular.

(Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre)

Abraços
Freddy


Freddy disse...

Fiquei sabendo por você da morte de MT. Libra, ela? Vejamos o que o link que você disponibilizou diz:

Nativos de Libra: Diplomáticos, encantadores e sociáveis. Os librianos são idealistas, pacíficos, otimistas e românticos. Têm um caráter afável e equilibrado.

Sei... Margareth Thatcher isso tudo?

OK, o que me trouxe de volta após meu extenso comentário sobre gatos é que senti falta da receita da moqueca de peixe, versão capixaba.

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Aguarde a receita da moqueca capixaba, já está no prelo.

Jorge Carrano disse...

Sobre Tatcher, caro Freddy, a boranesa mereceu todo meu respeito e admiração.

Ana Maria disse...

Por partes. Carlos Frederico apesar de teoricamente exacrar a astrologia, admite que se encaixa em seu signo. Usa o argumento do inconsciente coletivo, descrito por Jung (discípulo de Freud) que era místico e adepto da astrologia.
A astrologia já existia antes da descoberta de Plutão que foi "encaixado". Seu banimento não fará falta.
Por fim, se a Dama de Ferro não possuisse as características descritas, não teria chegado onde chegou.
Ah! Em tempo: sou do signo de Áries, por isso adoro uma boa discussão. rs

Gusmão disse...

Margaret Tatcher não tinha aquilo, mas se tivesse seria roxo, com certeza.
Abraços

Freddy disse...

Margareth T com certeza possuía uma personalidade marcante. Poucos políticos terão inscrito seu nome na História com tanta firmeza. É um nome que será facilmente lembrado por gerações futuras.

Quanto às arianas, sem problemas. Convivo há mais de 37 anos com uma, que por sinal aniversaria agora no dia 14. Tenho a impressão que a gente combina mais nas descrições do horóscopo chinês: Tigre se dá bem com Cavalo.

Eu tenho bastante o que opinar nesse assunto, mas não farei um post. Contarei com a paciência costumeira do Carrano em postar enormes comentários daqui a pouco!

Abraços
Freddy

Freddy disse...

A Astrologia não tem um signo chamado Camaleão, mas bem poderia: ela vem se adaptando maravilhosamente às novidades astronômicas. Teve de engolir que a Terra não era o centro do Universo, que os cometas não eram enviados do Demônio, depois teve de engolir Urano, depois Netuno, mais tarde Plutão. Perder Plutão, o menor de todos, pra quem já engoliu tantos sapos maiores, nem conta, né?

Quando abro um espaço para admitir influência do inconsciente coletivo, de modo algum estou aceitando que a Astrologia tenha algum fundamento lógico ou científico, como área de estudo. Insiro-me na primeira frase do post e o resto é piada, como desenvolveu muito bem Carrano em seu jocoso texto.

Dois exemplos em minha vida pessoal:
1) Minha mãe era de Virgem (7/9) e era um fera. Perdendo a visão a partir dos 38 e ficando totalmente cega aos 44, viveu até 89 com uma garra incomum, segurando-se à vida com unhas e dentes e se necessário afundando quem estivesse à volta para sobreviver à sua sina. Minha filha mais velha também é de Virgem (11/9) e apesar de turrona, nem de longe se parece com a avó. Alguns de meus conhecidos também o são (nascidos em dias 8, 10 e 15) e cada um é diferente do outro. E não me venham com decanatos e ascendentes, por favor!

2) Nosso pai tem o mesmo signo de Riva (Gêmeos, dias 15 e 2/6) e quem o conheceu sabe das imensas diferenças entre suas personalidades. Papai era quase uma versão masculina da Madre Teresa de Calcutá, Riva vocês conhecem daqui. Não quero negar o enorme coração escondido por trás da veemência e sarcasmo, os grandes amigos se conhece nas horas em que realmente se precisa, mas certamente um astrólogo ia ficar louco tentando achar semelhanças entre ambos. Ainda dou como contraexemplo um conhecido nascido no dia 1/6 que é o protótipo do puxa-saco. Nada a ver com nenhum dos dois acima.

Por essas e outras, prefiro as piadas do texto.
Abraço
Freddy

Freddy disse...

Eis outra questão cavernosa, também ligada ao inconsciente coletivo. Quando em New York, acho que em 1999, tinha uma expo egípcia no Metropolitan. Ali fiquei fascinado com Anúbis, o Guardião da Morte, representado como um chacal repousando mas alerta como foi achado em frente ao túmulo de Tutancamon, como que tomando conta. As miniaturas em metal era caras, mas fiz questão de comprar uma pequena (pesadinha!), e coloquei-a sobre meu piano. Escusado dizer que toda vez que toco dou de cara com meu pequeno Anúbis.

Recentemente, achei um vinho chamado Anúbis, um Cabernet Sauvignon de boa relação custo x benefício. Argentino de Mendoza, é uma criação de Suzana Balbo, uma das grandes personalidades femininas no mundo do vinho sul-americano. Boa escolha para o cotidiano. Fiquei curioso "por causa do nome" e o comprei. Gostei e repetirei sempre que tiver oportunidade de encontrá-lo.

Onde quero chegar? Que hoje, por conta desse post sobre astrologia, corri atrás de um signo de Gato para dar apoio ao Carrano que precisava de um bichano para suas piadas astrológicas, encontrando-o no Horóscopo Egípcio, que eu NÃO conhecia. Nada mais justo que espiar qual seria meu signo nele: ANÚBIS, o Guardião da Morte!

Vade retro! Fecha o pano e saio correndo!
===8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Se egípcios e chineses tiveram ou têm respeito pela astrologia, então algum amparo/fundamento ela tem.
Esses povos sabem das coisas.
Acho que passarei a dar uma espiadinha quando estiver na página do jornal ou revista onde publicado.

Ana Maria disse...

Não sei porque me lembrei do ditado espanhol : "Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay".

Helga disse...

Aceitemos os cépticos. Um dia irão rever suas posições.
Helga

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Não estou querendo fazer intriga e provocar a discórdia, mas o céptico mencionado deve ser você.

Freddy disse...

Volto à minha primeira frase: como astrônomo, tenho o dever de execrar a astrologia.
E o faço, mas com um olho aberto e outro fechado!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Sei como é, Freddy. Eu, por exemplo, sou ateu não praticante.

Riva disse...

Não ponho o pé fora de casa sem ler meu horóscopo - de uma única fonte, depois de 450.000 avaliações de vários.

Outro detalhe : estudei e pratico I Ching (com varetas)há mais ou menos 35 anos ... considero-o um amigo do peito.

E sou numerólogo amador .... rsrs

Sds TETRAcolores