27 de abril de 2013

Pimentão recheado







Por
Wanda Carrano
(dona de casa, esposa, mãe e avó, crocheteira e pintora diletante)











Não queria ensinar e publicar esta receita porque não sei as medidas exatas. 

Com a prática adquirida em anos, pois em minha casa desde sempre este pimentão era feito, a pedido de meu pai, consigo preparar sem “receita”.

Mas o Jorge me disse que poderia ser assim mesmo, mencionando que a Stella Cavalcanti, num blog que ele acompanha, dá as receitas “de olho”, ou seja, tudo aproximado, monitorando o resultado.

Nesse caso, lá vai:

Foto colhida no Google

Ingredientes
½ kg carne moída
óleo de soja
3 dentes de alho
250 gr de farinha de rosca
2 colheres de queijo parmesão
250 gr de azeitonas sem caroço
4 ou 5 ovos (dependerá do tamanho)
1 colher de sopa de manteiga (margarina)
6 pimentões (verdes, bem frescos)  médios
Sal a gosto

Modo de preparo
Refogar a carne moída com alho e óleo. Deixe esfriar e coloque numa bacia ou num refratário e então vá adicionando a farinha de rosca, a margarina, o queijo parmesão, as azeitonas picadas e os ovos que darão a liga. Os ovos (inteiros) vão sendo adicionados aos poucos à medida da necessidade, até que apertado um pouco da mistura na mão, fique com a consistência de bolinho (igual ao bacalhau, quibe, etc) para fritura.

Em seguida, corte os pimentões junto aos cabos (descarte as tampas) e com uma faca fina e afiada, retire as sementes internas.

Recheie os pimentões com a massa preparada. Aperte bem para preencher todo o espaço interno do pimentão.

Depois, numa frigideira com óleo, leve ao fogo para fritar. Coloque o pimentão primeiro em pé, com o recheio para baixo, até corar bem a massa que fica exposta, depois  coloque deitados e vá fritando por igual.

Não foram feitos por mim, a foto é do Google

Estão prontos e é só comer. Coma como for de seu agrado. Eu como com salada ou maionese de batata ou o que apetecer e tiver em casa.

Obs: Para meu marido, depois de fritos, costumo raspar a pele do pimentão que sai facilmente.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Não está entre meus preferidos, longe disto.
Faltou dizer que quando sobra massa, Wanda faz com ela pequenos bolinhos e frita.
Servem para acompanhar uma cerveja enquanto se aguarda o almoço.

Ana Maria disse...

Hummm

Jorge Carrano disse...

Combina com a Wanda, Ana Maria, e vem almoçar um dia destes quando tiver que vir a Niterói.
Bj.

Riva disse...

Caramba .... esse prato era uma das especialidades da minha avó Carolina, que era a gerente da nossa cozinha, em função da doença (cegueira) de mamãe. Delicioso !!!!

Valeu !

Riva disse...

Não sei porque essa receita me lembrou também uma outra que minha avó fazia muito lá em casa :

- chuchu coroado com boi ralado e queijo parmesão, no forno.

Uma delícia também.

Sds!

Jorge Carrano disse...

Riva,
Acho que você com o livro de receitas de sua avó, poderia assumir a coluna de culinária do blog (rs).