17 de abril de 2013

Tatuagem forma evoluida da pichação


Quem me conhece sabe que considero tatuagem algo primitivo. Tenho amigos tatuados que são gente normal, pelo menos aparentemente (risos, por favor).

Debra Paget
Os índios precisavam se “embonitar” pois com raríssimas exceções, mais na literatura (Iracema, etc) do que na vida real, são pessoas feias. Não me venham dizer que viram filmes americanos com a Debra Paget como bela índia, porque isto não exprime a verdade, é pura ficção. Talvez a Katy Jurado se aproximasse mais, mas ainda assim não tinha os peitos caídos e a barriga proeminente como se estivesse cheia de vermes.

Logo, feias, as índias precisavam se enfeitar com pinturas e piercings os mais diversos enfiados no nariz, na boca e nas orelhas. Os índios só se pintavam para a guerra.

As mulheres de hoje têm atrativos naturais suficientes.

Pintura rupestre
A pichação vem do tempo das cavernas, e não fora a existência dos rústicos desenhos de animais, deuses e simbolismos os mais diversos, e boa parte da história da humanidade teria se perdido de vez.

Mas nos dias que correm, século XXI, temos outros recursos para perpetuar nossa história, nosso momento civilizatório. A crônica de costumes está aqui, por exemplo, neste espaço que, pelo apregoado será eternizado nas nuvens.

Acho, todavia, que entre a pichação de muros e paredes de propriedades privadas, a nova moda de pichação do próprio corpo, a que chamam de tatuagem, pode ser reputada como evolução.

Pichar o que é seu (o corpo), não configura delito, mas pichar monumentos públicos e mesmo privados, constitui crime contra o patrimônio.

Vamos incentivar estes marginais que emporcalham as paredes com suas pinturas surrealistas que pintem o próprio corpo, ou o da mãe.

Tadinha da mãe? Meus caros, trata-se de caso típico de responsabilidade objetiva*.



*No meu momento jurista, esclareço que no direito penal, no Brasil, não é aceita a responsabilidade objetiva, ressalvados os casos de danos ao meio-ambiente, e ainda assim tendo como agente pessoa jurídica.
Assim sendo, a responsabilização da mãe que usei como licença poética, poderia ser considerada em caso de filho menor, se houver dano material a indenizar em área cível.

Imagens: Google. Vejam cenas da atriz Debra Paget em http://www.youtube.com/watch?v=5SrYRkHwEu0


20 comentários:

Gusmão disse...

Não entendi. Acho que bebi mais uisque do que o habitual. O post é contra tatuagem, pichadores, indios ou as mães?
Abraços

Jorge Carrano disse...

Gusmão,
Basta ligar os pontos e irá se formar o desenho. Então você entenderá.
Engov funciona comigo.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Se você estiver na linha, informo que logo mais tem o complemento da receita da moqueca.
Volte mais tarde.

Freddy disse...

Estou subindo a serra. Mais tarde comento.
Abs
Freddy

Freddy disse...

Acho que vou pegar pesado...
Experimente trocar índio por negro, peitos caídos e barriga proeminente por beiçola e cabelo sarará, e veja no que dá a parte indígena de seu post... Se lhe parece perigoso trocar a raça no texto (como de fato é), vamos ter de admitir que é a mesma coisa falar (mal) de índios, negros ou orientais.

Continuemos. Eu terei de concordar e discordar de você. Concordar porque também acho a maioria das pessoas das raças diferentes da minha feias. Longe de mim discriminá-las socialmente, trabalho, oportunidades, etc. Ao longo de minha vida profissional elevei afrodescendentes a cargos de supervisão na minha seção e por um bom tempo tive uma secretária negra. Estamos falando de somente de estética.

Discordar porque cada raça tem seus padrões de beleza que deveriam, talvez, interessar apenas a seus representantes. Ademais gosto não se discute e há quem se entusiasme pelas características das diferentes raças, não bastasse hoje ser atitude politicamente correta. Eu vou admitir que há um determinado tipo de orientais que me agrada, especialmente polinésias, mas provavelmente é por ser uma mistura de raças branca e amarela.

Mais comentários (sobre tatuagem e pichação) seguirão.
Abraços
Freddy

Freddy disse...

Eu acho que tatuagem e pichação não são animais da mesma espécie.

A pichação é um ato de revolta de pessoas desajustadas socialmente, necessitadas de chamar atenção já que de outra maneira são consideradas como nada. Embute uma vontade inconsciente de destruir aquilo que pertence ao segmento da sociedade que o rejeita, ao qual não consegue ascender. Não podendo ter, quer macular.

A tatuagem é uma expressão artística. De bom ou mau gosto, é questão de opinião pessoal. É moda, gostaria de acrescentar. E em sendo moda (e moda passa), os tatuados correm o risco de amanhã serem discriminados e não terem como se livrar de seus desenhos!

O tatuado quer aparecer, claro. E muitas das vezes quer agredir, no sentido metafórico. Ser tatuado envolve intensas dores, e isso é uma demonstração de superioridade. Ostentam com orgulho as imagens em seus corpos como quem diz: “- Eu tive coragem de fazer, você não?” . Tatuagens doem sempre, mas doem mais em certas partes do corpo, de maneira que portá-las nessas regiões é mais valorizado ainda.

Em tempo, um de meus genros está sendo tatuado num braço inteiro, do ombro ao punho... E eu o acho um cara extremamente bacana, temos inúmeras coisas em comum como gostar de fotografia e rock.

<:o) Freddy

Riva disse...

Como alguém que não tem uma tattoo, porque não curte ou porque não tem coragem de enfrentar a sociedade tatuado, ou porque tem medo físico da dor da tatuagem, como pode tecer comentários sobre o assunto, sobre quem se tatua ? .... ridículo !

Vão analisar também sobre quem gosta da fruta que possui ?

Preconceito e hipocrisia caminham juntos ......

Riva e suas 9 tattoos ....

Freddy disse...

Acho que acertei na mosca.
Tem tatuado na área que acaba de fazer apologia ao enfrentamento da sociedade e à sua capacidade de suporte à dor como justificativa para portá-la."-Sou muito macho!" é a mensagem que quer passar.

Bom, relendo vejo que escrevi que a tatuagem é uma expressão artística cujo gosto é questão pessoal. Eu, simplesmente, não curto, como não curto piercing (ambos os sexos) nem brinco na orelha (pra homem).

Contudo, Flávia (minha filha mais nova) é testemunha de que fui pessoalmente acompanhá-la por ser ainda menor de idade quando colocou seu piercing no umbigo. Ela gosta, pronto!

A tattoo do Felipe (meu genro) está ficando bonita, complexa. São inúmeras sessões para montá-la porque toma o braço inteiro e é colorida. Ele gosta, tem piercing na sobrancelha e brinco na orelha e eu nunca nem cogitei de aprovar ou desaprovar.

Lamento apenas que, mais uma vez, Riva tente usar recursos de intimidação entre amigos e familiares, quando devia limitá-los à sua esfera profissional.

Para fechar, e posso jurar sobre a Bíblia o que vou dizer: as tatuagens de Riva são tão insignificantes pra mim que nem me lembrei delas (as do Felipe, sim) ao escrever meu comentário, que tem a intenção de ser genérico sobre o assunto abordado no post.

Bola pra frente! (ih, falei de futebol...)
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Aviso aos desavisados. Trata-se de retaliação familiar de irmãos que se gostam e respeitam. Nada grave. Não ouse você, falar mal de um ou de outro.

Helga Maria disse...

Acho que mais uma vez não entenderam o espírito do post. O blogueiro, inteligente e culto é em geral sutil e sempre tempera com boa dose de humor, nem sempre percebido.
Não dou melhor do que ninguem, talvez apenas mais atenta.
Helga

Jorge Carrano disse...

Cara Helga, Muito obrigado, mas se as pessoas lessem com atenção há muito teriam deixado de visitar o blog (sorria, por favor). Minha cara senhora, o blog está lhe oferecendo a oportunidade de colaborar com matérias de seu agrado ou área de especialização. E mais, dado o seu elevado senso de percepção, acuidade e sensibilidade, irei lhe pagar o dobro do que os outros colaboradores ganham, ou seja, duas vezes nada. Agora falando sério, mesmo: obrigado por suas palavras elogiosas, mas absolutamente generosas. Um dia acabo acreditando.

Freddy disse...

Que legal, falei "bola pra frente" e ninguém emendou futebol!

Eu devo andar muito sério ultimamente, pois não venho captando o espírito jocoso dos posts do Carrano, quiçá de outros colaboradores. Acabo fazendo considerações que levam a desentendimentos, quando na verdade a intenção é ter com quem conversar...

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Desentendimento, no bom sentido, faz parte de conversas, não é Freddy?
É que as vezes, nas entrelinhas, as pessoas dizem mais que nas linhas.
Como na pauta musical haver mais notas nos espaços do que nas linhas. Mal comparando, claro.

Riva disse...

A resposta do Freddy ("Acho que acertei na mosca")é a confissão de que o comentário anterior tinha endereço certo : eu.

Fico mais tranquilo, pois pensei até que tinha exagerado na minha resposta, interpretado mal o comentário dele, sei lá ... mas não estava errado.

E a certeza de que ... mesmo tendo jurado sobre a Bíblia (essa foi forte demais rsrsrsrs), minhas tattoos incomodam sim, por algum motivo que desconheço. Talvez Freddy ou Freud expliquem.

Mantendo o foco agora no post do Carrano, as minhas tattoos todas tem um único significado : a Isa, meus 3 filhos maravilhosos, a celebração da nossa união, e a força da família March. Talvez um dia escreva sobre elas, com fotos. O tema merece.

E parabéns Carrano, pelo texto super inteligente.

Sds TETRAcolores, porque hoje tem emoção venezuelana !

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Riva. E boa sorte para o Flu, representante carioca na Libertadores.

Freddy disse...

Tinha de acabar em futebol...
=8-)

Jorge Carrano disse...

Falarei disto no post de amanhã.

Gusmão disse...

Antes acabar em futebol do que em "heavy metal gótico melódic".
É pessoal mesmo Carlos Frederico. Não me conformo de você enfiar sua banda preferida (e me fazer ouvir botando link), em meu post http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/04/tres-bons-jogos-em-tres-dias.html

Abraços, com risos.

Riva disse...

E nesse exato momento em que escrevo essas palavras, inicia-se a derradeira rodada da LIBERTADORES. Estou vendo o jogo do Palmeiras, que deve ter uns 8 torcedores de público pagante.

Acho que hoje :
- Palmeiras perde mas se classifica
- Gremio perde e sai
- Flu ganha de goleada (1x0) e se classifica

Aguardemos.

Freddy disse...

Gusmão, alto lá! Eu mandei o link de uma banda que havia acabado de conhecer e que achei legal. 5 cantores e uma bateria, um belo trabalho vocal, inusitado mesmo.

Tivesse eu mandado Epica, com minha musa Simone Simons cantando em dueto com o rosnador Mark Jansen "The Phantom Agony", acho que certamente entraria em agonia e pediria para ser enterrado com a orquestra tocando o réquiem (lindo por sinal) ao final dessa pequena obra prima!
http://www.youtube.com/watch?v=UAlRf9qf9d0

<:O) Freddy