25 de abril de 2013

Impressões de viajante: Gramado 1






Por
Carlos Frederico March
(Freddy)









Permitam-me informar de início que não estou sendo patrocinado por nenhum dos estabelecimentos mostrados, liberando-me portanto para tecer comentários a favor ou contra quaisquer deles.


Gramado está se modernizando. Quem vai lá com frequência (eu o faço desde 1993) percebe a alteração paulatina da cidade. Posso afirmar que os últimos 2 anos trouxeram novidades de peso, sendo que em 2012/3 tivemos, além de algumas inaugurações, grandes reformas internas em lojas tradicionais.


Nessa série que ora inicio apresentarei algumas novidades que julgo significativas, sem ordem específica e sem pretender esgotar os assuntos.

1 - Obras na rede aérea


A mais contundente alteração no momento é a transformação que vem sendo efetuada na rede elétrica do centro da cidade. Os postes estão sendo retirados e as redes de alta tensão e de telefonia/dados estão sendo enterradas. Já está pronta a reforma no trecho central da Av. Borges de Medeiros. Quando estive agora em final de  fevereiro/2013 estão sofrendo com as obras os imóveis da referida Avenida entre o Shopping Moinho (na grande curva) e a Praça das Bandeiras (onde tem a estátua do Kikito).

Av. Borges de Medeiros em obras


Contudo, os proprietários afetados reconhecem que seu desconforto atual (e para a maioria, prejuízo) é por uma boa causa. Alguns estabelecimentos até estão fazendo reformas, aproveitando o momento ruim com visão de futuro.

Em tempo: com certeza hoje esta calçada já está funcional e os buracos já estão em outros locais, dado que lá em Gramado as obras progridem! Há uns cartazes da Prefeitura dizendo que o prazo é junho de 2013 para este lote de alterações.

2 - Novos shopping centers


Dois shoppings centers foram recentemente inaugurados. Primeiro foi o Largo da Borges, pouco depois do Palácio do Festival de Cinema na Av. Borges de Medeiros.

Como curiosidade, sua construção sofreu um enorme atraso no cronograma por conta de surpresa geológica. Não contavam com enorme rocha que demorou bastante tempo para ser removida. Mas valeu a pena, ficou bonito. Ao fundo há uma pequena praça de alimentação mas não tenho experiência maior que sentar pra tomar uma cerveja num dos estabelecimentos.

Shopping Largo da Borges

Interior do Largo da Borges, Natal Luz 2011


Outro shopping, que ficou totalmente pronto em 2012, foi o Boulevard São Pedro. Ocupa toda a extensão do terreno ao lado da Igreja de São Pedro, referência do centro de Gramado. Seu acesso principal é pela lateral do terreno da Igreja de São Pedro, junto à Av. Borges de Medeiros e vai até a Rua São Pedro, que fica por trás da Igreja.


Boulevard São Pedro num dia nublado

Igreja e Boulevard São Pedro num glorioso dia de sol


O Boulevard São Pedro tem como atração principal para os turistas ocasionais o restaurante Divino, na extremidade da Av. Borges de Medeiros. O Divino pertence a uma rede que, a meu ver, contém alguns dos melhores restaurantes da cidade. Talvez faça um
post separado sobre isso. Ele tem dois andares com uma bela vista urbana e um cardápio interessante, com sugestões inclusive para almoço executivo.


Restaurante Divino, no Boulevard São Pedro

Por hoje é só.

Créditos das foto: acervo do autor

10 comentários:

Riva disse...

Uma dúvida sobre o título : é para qqer um dar impressões sobre uma viagem que tenha feito, ou é um post exclusivo do Freddy ?

Jorge Carrano disse...

O viajante, no caso, é o Freddy, que faz relato com suas impressões sobre locais que visitou e conhece bem. Será uma série.
Gramado é apenas um dos destinos que serão enfocados.

Jorge Carrano disse...

Todavia, nada impede, antes pelo contrário, que visitantes ocasionais e contumazes façam seus comentários.

Helga Maria disse...

Não tenho mais o que dizer de Gramado ou da Serra Gaucha, onde nasci, senão que o lugar é lindo, o que acho que já disse.
Helga

Jorge Carrano disse...

Pois é, Helga, porque o local é bonito, com natureza pródiga e o povo hospitaleiro, é que vira e mexe é retratado aqui.

Freddy disse...

Estaremos aguardando Impressões de Viajante de Las Vegas, Chicago, Seattle, New York, Orlando, certo Riva? Já nos deu impressões sobre Portugal, mas tem ainda muito que contribuir.

A vantagem que vejo em relatos livres como esse de Gramado e outros já postados é que dão uma visão pessoal que difere de recomendações de agências, a maioria atrelados a interesses comerciais ou de patrocínio.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Olha aí, Riva, o desafio do mano.

Riva disse...

Parece que minhas viagens incomodam ..... esqueceu de citar Philadelphia, Houston, Dallas, Reno, San Francisco, Carmel, Monterey, San Diego, Salt Lake City, Hilton Head, Buenos Aires, Raleigh, New Orleans, Jacksonville, Miami, Brasília, Santiago de Compostela, Recife, Salvador, São Paulo SEMPRE ( duzentas e catorze vezes), St Paul em Minneapolis (lindo lugar), Fortaleza, a Nova Inglaterra até Newport, Grand Canyon, Lake Tahoe (deslumbrante).... esqueci alguma viagem ? Ah, Orlando 8 vezes porque ninguém é de ferro .....

Em Gramado estaremos por 4 dias daqui a 1 mês, e espero não encontrar esse cenário de obras descrito pelo viajante .... obra já basta as que estou tendo em casa !

E planejando a comemoração dos 60 anos da matriarca, em grande estilo ! hehehe

FLUi ..... em paz !

Jorge Carrano disse...

Um verdadeiro globetrotter.

Riva disse...

Pelo visto, Freddy, não estavam me aguardando ....

Eu estou no aguardo do 2º post.