26 de abril de 2013

Advogados são um perigo, mas e os médicos?


Já sei, irão dizer que alguns médicos são abnegados, que encaram a medicina como  um sacerdócio, que muitas vidas já foram salvas graças a atuação dedicada e competente dos médicos, em especial nas emergências.

Tudo bem, alguns podem mesmo ser dignos, íntegros e focados na recuperação e bem estar de seus clientes.

Mas estas exceções são encontráveis entre advogados também. E até entre os bombeiros que embora tidos e havidos como heróis, também têm lá suas ovelhas negras,  metidos e comprometidos que são com milícias.

Em resumo, se existem alguns poucos parlamentares honestos (será?), coisa mais improvável do mundo, porque não podem existir juízes de futebol  e até magistrado togados que são sérios e honestos?

Coloco os médicos na berlinda por causa da matéria recentemente veiculada, que dá conta da liberação pelo governo brasileiro, para que cerca de 1.600 médicos espanhóis e portuguesas tenham a equivalência  reconhecida no Brasil e possam aqui exercer sua profissão.

Matam-se dois coelhos com uma só cajadada, pois se na Europa há uma grave grise que desestimula aos jovens que não veem perspectivas no mercado de trabalho, no Brasil temos vastas regiões onde há carência de médicos, como por exemplo a Amazônia.

Estes médicos que terão visto de trabalho e emprego garantido no país, trabalharão  onde os jovens médicos  brasileiros não querem trabalhar, por vezes sob alegação que há carência de recursos para atendimento.

Antigamente os médicos eram  profissionais respeitáveis e respeitados, que efetivamente trabalhavam muito e se arriscavam assumindo diagnósticos e tratamentos  difíceis, sem os recursos de exames clínicos e de imagem hoje disponíveis.

Hoje, existem máfias bem organizadas. Médicos  pedem exames disso e daquilo, a qualquer pretexto, pois ou têm comissão ou são sócios dos laboratórios onde são realizados os exames, sejam os de imagem, sejam os laboratoriais como sangue e urina.

Conheci um (foi meu cliente), reumatologista, que prescrevia fisioterapia para seus pacientes  porque era dono da academia de ginástica e fisioterapia próxima a seu consultório.

E as recompensas oferecidas pelos laboratórios para que sejam prescritos seus medicamentos?  Deixaram de ser comissões pagas diretamente, e passaram a ser viagens internacionais mascaradas de comparecimento a congressos e seminários. E outros mimos.

Os noticiários são fartos de casos de médicos que faltam aos seus plantões, que cometem erros imperdoáveis como amputar membro errado, esquecer instrumento cirúrgico no abdome  do paciente e outras barbaridades que tais.

O requinte da fraude e da falta de escrúpulos foi divulgado não faz muito tempo, quando ficamos sabendo que um grupo de médicos mandou fazer, em silicone, dedos com suas impressões digitais de sorte a poderem burlar o controle biométrico de presença nos hospitais públicos.

A situação acima relatada,  com efeito,  não é a mais chocante em matéria de falta de escrúpulos, não se constituindo, portanto, no requinte da fraude.  

Esqueci que em Santa Catarina uma médica, auxiliada por outros profissionais de saúde, se arvorou o papel de decidir quem deveria viver e quem deveria  morrer para liberar  leito na UTI.

Resumo da ópera: o problema não é o exercente desta ou daquela profissão, o problema é o homem, cada vez mais sem ética, sem princípios morais, sem sensibilidade, sem humanidade.

11 comentários:

Freddy disse...

Carrano, acho que sempre houve gente sem moral, sem ética, sem sensibilidade. O que parece ocorrer agora é que, com a proliferação em progressão geométrica de camadas da sociedade mais carentes de educação, moral e cultura, aos poucos somos levados a conviver com representantes dessas classes em profissões, posições e cargos importantes.

Esse enorme contingente de despreparados chega à idade adulta e repassa sua gama de valores (ou a falta deles) a quem cair em suas mãos. E cada vez em maior número.

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Tentei exprimir no "resumo da ópera".

Riva disse...

Parece que estamos caminhando para um novo ARMAGEDOM - ou já estamos nele.

A tecnologia aplicada à maldade que existe dentro de cada ser humano, e que impregna a sociedade de hoje, nos eleva a um patamar assustador de ida sem volta em direção a lugar nenhum.

O cenário é de devastação do BEM.

Freddy disse...

Sugestão de post: "A devastação do Bem".

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Espero que seja texto de pura ficção, sem contato com a realidade.

Gusmão disse...

Até mesmo os carteiros, que eram confiáveis no passado, agora deram de furtar valores nas correspondências.
Enfim, parece que o ser humano realmente não deu certo, como afirmou o Millôr.
Abraços

Riva disse...

Reparem no índice de maldade nos assassinatos ? Com requintes de muita crueldade mesmo ...

O pior é que não tem mais hora ou local .... sair de casa, a qualquer hora, é uma roleta russa.

Eu reviso meus procedimentos diariamente (infelizmente), e já não faço muita coisa que gostava de fazer nessa vida.

O BEM realmente está em desvantagem em relação ao MAL, e essa distância começa a crescer em progressão tal que a reversão pode se tornar impossível.

É um problema social, de gestão. A falta de investimento maciço em EDUCAÇÃO levou a esse estágio atual.

Jorge Carrano disse...

Educação é fundamental. E deveria ser prioridade de governo, Qualquer governo.
Na área de segurança, prego a tolerância zero, com pena de morte para crimes hediondos. Tais como estes que você mencionou, "com requintes de crueldade".

Riva disse...

Estou 100% com vc na "tolerância zero".
Infelizmente isso só é possível em governos com "mão de ferro", digamos assim.

A questão da segurança é o ponto mais forte que leva alguns amigos, em debate, a falarem que "têm saudade da época da ditadura" ....

Ih ...!! vai começar a discussão novamente ! Esse assunto da insegurança de hoje sempre nos leva de volta à ditadura militar.

Riva disse...

Vejam que notícia :
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/samsung-vende-mais-que-apple-lg-zte-e-huawei-juntas

O BEM a serviço do MAL. Imaginem o que vem por aí, com a população toda usando smartphones !

Todos os crimes que hoje vemos realizados via web, migrarão para nossos aparelhinhos de mão.

Como se defender ?

Jorge Carrano disse...

Vejam que vergonha esta fraude
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/05/medicos-sao-suspeitos-de-esquema-que-cobrou-tratamento-de-mortos.html