29 de outubro de 2012

HALLOWEEN





Por
Carlos Frederico March
(Freddy)



O famoso Halloween, muito festejado nos Estados Unidos e outros países anglo-saxônicos no próximo dia 31, é uma controvérsia aqui no Brasil. Não raro a gente dá de cara com cartazes e outdoors espalhados na cidade criticando a adesão a essa festa. Sua denominação como Dia das Bruxas é exclusiva de povos de língua portuguesa.

Entrar em detalhes sobre como apareceu o Halloween é chover no molhado, na Wikipedia o assunto é dissecado aos ossos. Para ser bem conciso, a palavra parece descender da expressão Hallow Evening (ou All Hallows Even) que se refere à véspera do Dia de Todos os Santos. Sua origem na Idade Média e uma relação direta com a Santa Inquisição perpetrada pela Igreja Católica fazem parte da história do Halloween.

Para as crianças dos países onde o Halloween é tradicional, ele é motivo de brincadeiras o dia todo, as árvores sendo enfeitadas com doces e adereços alusivos à data. Elas alegres, inocentemente fantasiadas com temas vampirescos e cavernosos,  passeiam de casa em casa e o mote "trick or treat"  faz parte de suas tentativas de angariar guloseimas em geral.

Jack o' Lantern,
o mais conhecido símbolo do Halloween
Tradições e origens à parte, para mim é como se fosse um carnaval de um dia só, uma festa como outra qualquer. Participar dessas alegres reuniões, com muita música e dança, fantasiados com temas ligados à bruxaria, parece-me uma despreocupada maneira de passar uma noite. Nada relacionado com devoção ao Diabo ou adesão a ritos macabros.

Em nosso âmbito familiar, nós temos realizado diversas festas de Halloween. Decoramos nosso apartamento a caráter, montamos som e luzes e estimulamos as pessoas a se fantasiar. Coisas bizarras podem ser eventualmente usadas para aderência maior ao tema. Exemplos?

- ratos, lagartixas e aranhas de plástico são espalhados em locais estratégicos
- fantasmas, bruxas, morcegos, são pendurados a esmo pelos ambientes.
- corvos empalhados foram usados, eu tenho 2 muito convincentes
- o banheiro pode ter uma placa identificando-o como "necrotério"
- na mesa, alguns acepipes podem ser identificados como:
-- "vermes em conserva"=  uma deliciosa berinjela ao vinagrete
-- "bolinhos de cadáver de boi" = quibes
-- "ovos de cem anos" = ovinhos de codorna

Ou seja, um animado e estranho baile de máscaras. Vejo, decerto, uma limitação. Na minha opinião, a festa tem de ser exclusivamente familiar, com participação de amigos bem chegados. Festas de Halloween públicas são frequentemente palco de confusão e desentendimento, com gente ligada a seitas macabras usando-as para ritos selvagens ou coisas similares, tornando sua frequência por pessoas comuns um tanto arriscada, para não dizer perigosa.


Família do autor e amigos num Halloween caseiro

O que mais me incomoda, no entanto, é o clamor popular de que o Halloween é uma festa "importada". Estaríamos nos rendendo a uma cultura estrangeira, maculando valores de nosso povo.  Que valores?

Nosso Natal tem algodão nas árvores emulando neve e Papai Noel vem numa carruagem puxada por renas!  Servimos castanhas e nozes na nossa mesa da ceia, além de frutas secas e doces típicos de um inverno rigoroso que raramente temos aqui e, quando o temos, certamente não é em dezembro.

O que é uma festa junina a não ser uma tradição europeia? As danças de quadrilha são marcadas até hoje, meus amigos, em francês !! Celebramos com alegria uma Oktoberfest tipicamente alemã, sendo que a de Blumenau já é considerada a 2ª maior do mundo, perdendo apenas para a original em Munique!

Até o Carnaval, ao qual demos enorme contribuição em conteúdo e forma, chegando a exportá-lo, teve origem na antiguidade, alcançou grande expressão na França e veio para o Brasil através do Entrudo português.

Muito pouco de nossa "cultura" tem raízes originadas em nossa própria terra - teríamos apenas festas indígenas.

Apesar disso tudo, Halloween não pode. Só consigo identificar nessa restrição uma hipocrisia imensa de gente que não tem o que fazer e adora estragar a alegria alheia. 

Autor, esposa e cão a caráter para a festa

9 comentários:

Gusmão disse...

A bruxa que me agrada é a Sukie, da Michelle Pfeiffer.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Explica isso Gusmão, pois nem todo mundo entendeu.

Freddy disse...

Por mero acaso nesse ano não se deu muita atenção a Halloween aqui no Brasil, nem a favor nem contra (meio de semana). Nos EUA coincidiu com o desastre do Sandy, acho que não tem ninguém focado em festas por lá.
OK, ficou o registro.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Já que o Gusmão silenciou, digo eu: Sukie é uma personagem do filme “The Witches of Eastwick”, exibido no Brasil com o título de “As Bruxas de Eastwick”, cujo roteiro foi calcado em obra de John Updike. Foi interpretada por Michelle Pfeiffer (linda, como sempre).

Pois é, Freddy, levará tempo até que o brasileiro adote a comemoração (se adotar), e as crianças se divirtam com "doces ou traquinagem".
Elas correm atrás de doces no Cosme e Damião.

Abraço

Freddy disse...

Sem querer ser profético, num dos parágrafos do texto citei que festas públicas de Halloween podem se tornar perigosas. Em Madrid ontem morreram 4 jovens esmagadas em tumulto dentro de recinto lotado para celebração de uma festa Halloween.
O motivo das mortes não foi o tema e sim a superlotação. O mesmo espaço já foi recentemente palco de outras tragédias menos intensas (sem mortes). No entanto, sempre será lembrado como um Halloween fatal.
Abraço
Freddy

Riva disse...

..."temos realizado diversas festas de Halloween" .... então não tenho sido convidado ! rsrsrs
Pelo menos essas fotos são de uma penca de anos atrás ...vc (Freddy) está bem novinho nas fotos rsrsrs

Mas , voltando ao post, realmente tem gente que fala desse lance do Halloween não fazer parte da nossa cultura ... como se as outras festas fossem nossas .... copiamos ou herdamos TUDO.
Sds TETRAcolores

Anônimo disse...

"Copiamos tudo" simplesmente porque o mundo dito civilizado teve origem europeia e asiática.
Aqui só é original a dança (ridícula) dos indígenas.
:D Fernandez

Freddy disse...

Falou, Fernandez!
Os arautos da preservação cultural brasileira parecem se esquecer disso (principalmente do "ridícula").
Abraços
Freddy

Riva disse...

Há controvérsias sobre a dança dos indígenas ..... estudos apontam que os chineses os ensinaram a dançar ! rs
Fonte : 1421 de Gavin Menzies

FLUi