16 de outubro de 2012

A Alemanha pisou na bola, e outros temas

Roberto Gurgel

O ministro Joaquim Barbosa deu um puxão de orelha no procurador-geral da república Roberto Gurgel.

Ocorre que para caracterizar o crime de lavagem de dinheiro é necessário que tenha havido um delito anterior, ou seja, o dinheiro tenha uma origem inidônea.

No caso de Duda Mendonça, que recebeu mais de R$ 10 milhões no exterior, em paraíso fiscal, o crime antecedente seria o de evasão de divisas. Só que na peça acusatória o ministério público não fez esta acusação com todas as letras. Ficou dúbia.

Por isso, embora o ministro-relator tenha votado pela condenação de Duda Mendonça, o homem que apresentou o Romanée  Conti a Lula, a maioria dos outros não o acompanhou, ficando com o voto do revisor, pela absolvição.

Daí que, muito puto, o ministro Joaquim verberou: “dá vontade de mudar meu voto para o ministério público aprender a fazer denúncia”.

E, cá para nós, está com a razão.

Sobre futebol pretendia me limitar ao comentário sobre a qualidade dos gramados europeus. Que coisa linda de ver... e certamente ótimos para jogar. Ainda bem que o Alecsandro nunca jogou por lá, seria um pecado ve-lo destruir o campo.

Mas o resultado estranho e injustificável do jogo entre Alemanha e Suécia, não pode passar em brancas nuvens. O jogo terminou 4 a 4, depois da Alemanha, em casa, ter colocado 4 a 0 no placard. E permitiu a reação e o empate. Por isso o futebol é apaixonante.

Os deuses do futebol punem, com rigor.

Mas não vamos tirar conclusões açodadas. A Alemanha continua sendo uma seleção muito superior. A Suécia não é páreo nem para ... o Brasil. Ganhamos recentemente, jogando lá em Estocolmo.

Tirante o Ibraimovitch, pouca gente lá, no momento, joga futebol. Mas vontade e determinação são componentes importantes no futebol. E faltou justo a quem: Alemanha.

Ibrahimovitch
Hoje houve uma rodada completa e, de um modo geral, os resultados foram lógicos (o futebol tem lógica? O que é lógica?). Fora o caso da Alemanha, teve o empate de Portugal, em casa, com a Irlanda.

Estou torcendo, nestas eliminatórias, pelo Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta, Falcão Garcia, Rooney, Ibrahimovitch, pois entendo que seria um pecado os melhores jogadores do mundo, na atualidade, não estarem presentes na maior festa do futebol.

E vem aí, ano que vem, mais uma edição do Rock’ in Rio. Teremos mais dos mesmos.

N'outro dia, num post aqui publicado. o Paulo March fez um comentário sobre aeroportos europeus, comparando-os aos nossos. E ele nem sabia que um avião cargueiro iria quebrar no meio da pista de Viracopos e ficar ali por 46 horas interrompendo a operação do aeroporto, por falta de equipamento adequado para a remoção.

7 comentários:

Anônimo disse...

O que que o Jô Soares está fazendo aí?
:D Fernandez

Gusmão disse...

Parece óbvio que se a origem do dinheiro era limpa, não haveria razão para "lava-lo", ou não?

Jorge Carrano disse...

Fernandez,
Piada pronta, não é? Realmente o procurador-geral e o artista se parecem. Já falamos disso no blog.

Gusmão,
É óbvio mesmo. NO caso de Duda Mendonça, a origem do dinheiro era lícita. Havia um contrato de publicidade e os serviços foram prestados. Muita gente inclusive atribui ao Duda o bom desempenho de Lula.
Todavia, parte do valor do contrato, pouco mais de R$ 10 milhões, foram pagos através de remessas para o exterior, em nome de uma empresa aberta pelo publicitário num paraíso fiscal. Então havia um crime anterior, qual seja evasão de divisas. Mas a Procuradoria não enfatizou e comprovou, no processo, este delito.
É absolutamente claro que o Duda pretendia sonegar impostos e o artifício foi uma forma de lavagem.
Mas por cuada de uma falha processual, sairá ileso desta imputação.

Freddy disse...

Eu assisti Espanha 1 x 1 França.
Fiquei "com medo". A Espanha com seu futebolzinho de sempre (campeão) fez seu gol e achou que ia fazer o tempo passar. A França no 2. tempo correu atrás (correu ao pé da letra) até que 30 segundos após os 3min de acréscimo, numa benevolência do árbitro que ficou com pena de terminar a partida num rápido contra-ataque => gol da França!
Será que o Brasil suporta adversários assim? Dizia Nelson Rodrigues que eles parecem coelhinhos de desenho animado, e que nós tínhamos a elegância de um Didi, um Gérson, mas eram outros tempos...
Abraços
Freddy

Gusmão disse...

Hoje acaba a ladainha?

Jorge Carrano disse...

Freddy,
O resultado de Espanha X França, não chega a ser surpreendente,pois não há um desequilíbrio grande de forças.

Gusmão,
A parte de encaminhamento dos votos e decisão, provavelmente sim.Ficará faltando a dosimetria, ou seja, fixação das penas para os que foram ou venham a ser condenados pelos diferentes delitos.
Depois, quem sabe, recursos?
Mas ai já será outra história.

Abraços

Freddy disse...

Existe sim, Carrano, um desequilíbrio grande de forças: entre eles e o Brasil. Hoje somos o que? 14. no ranking?

Pasmei ontem: a ambulância não tem opção de entrar no campo do estádio de Vila Belmiro. Ou eles mudam o layout ou a CBF tem de interditar seu uso.

Abraços
Freddy