14 de outubro de 2012

Boas e más notícias


A partir do próximo dia 23, poderemos apreciar, sem ter que ir a Paris, 85 das 154.000 obras que compõem o acervo do Museu d’Orsay, localizado na margem esquerda do rio Sena, na capital francesa.

Dentre as 85 telas que aqui estarão em exposição, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), encontram-se algumas das obras mais importantes da escola impressionista, assinadas por mestres renomados, tais como Manet, Monet, Degas, Renoir, Van Gogh e Gauguin.

IMPERDÍVEL!

Agora tem o seguinte: será necessária muita paciência para enfrentar filas que deverão ser muito grandes. 

Também pudera, sem passaporte, sem gastar um só euro, poder apreciar estas relíquias é muita sopa. Tem um preço: paciência. O acesso, por vez, a cada sala, será limitado por razões de segurança e conforto para o visitante da exposição.

Consta que em São Paulo, onde esta mesma exposição esteve no período entre julho e setembro, 320.000 pessoa foram  ver ou rever este tesouro.

A boa era só essa, passemos às más.

Fiquei estarrecido com uma retificação, uma correção, feita no Jornal Nacional, da Rede Globo, na sexta-feira, dia 12, a propósito do ocorrido com um avião da TAM que sairia de Paris quinta-feira com destino ao Rio de Janeiro e teve que regressar ao aeroporto parisiense por causa de pane numa das turbinas.

Deu-se que na edição de quinta-feira, o noticiário mais famoso da TV, deu a notícia sobre o problema com o avião,  apresentando  uma gravação feita com um dos passageiros, que se referiu a pânico entre passageiros e tripulação.

Na sexta, no desmentido, admitiu que a gravação feita e exibida no dia anterior com aquele passageiro, referia-se a um outro acidente, do início do ano.

Na matéria de sexta-feira, entrevistados alguns passageiros que finalmente chegaram ao Rio em outro voo especial da mesma TAM, informaram que o piloto foi extremamente hábil e não houve maiores problemas. Uma passageira relatou que ficou muito assustada, que teria sido o pior momento de sua vida, mas só. Se não tivesse ficado preocupada seria um caso extremo de frieza, de tranquilidade.

Reputo como inadmissível um episódio como este. A credibilidade do informativo fica seriamente comprometida. É um erro, para não dizer fraude, imperdoável.

Desleixo, irresponsabilidade dos editores. Acho que a TAM deveria interpelar a emissora.

Sou do tempo em que alguns noticiários eram referência até para acertar os relógios. Os da minha geração hão de lembrar que acertávamos nossos relógios pelo "Repórter Esso", noticiário radiofônico da maior importância no anos 1940 e parte dos anos 1950, que entrava no ar no horário aprazado, regularmente.

Este mesmo Jornal Nacional era tido e havido como veiculador oficial, por assim dizer, dos fatos. Se não fora noticiado neste telejornal, então não aconteceu.

Bem, eu já estava decepcionado desde o episódio da Proconsult, quando a Globo louvada em dados de  pesquisa manipulados, fraude mesmo, vaticinou derrota de Brizola para Moreira Franco, em 1982.

Agora, de mal a pior.

A seleção nacional de futebol continua encantando com vitórias contundentes contra China e Iraque. Me engana que eu gosto.

Ano que vem, quando a disputa for de futebol, na Copa das Confederações, vamos ver se esta seleção do Mano tem banana para vender.

Na Copa, em 2014, com Itália, Holanda, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Argentina na disputa, vamos sofrer uma enorme decepção. Pela segunda vez o público sairá emudecido e lacrimejante do Maracanã. 

Não o mesmo público. Mas o brasileiro.

Não, não estou torcendo contra e tampouco sou pessimista. Mas em primeiro lugar conheço futebol, acompanho há anos desde as arquibancadas e agora via TV,  e joguei um pouquinho de peladas com gente de respeito.

Desta seleção do Mano, até agora, Tiago Silva tem lugar na minha,  e um jogador só recentemente convocado também me agrada: Paulinho, volante do Corinthians. Em todas as outras posições, todas, ninguém tem vaga garantida.

As fotos a seguir, que me trazem imensa saudade de um tempo risonho e franco, confirmam que joguei sempre com pouco talento e muita disposição.

Não coloco fotos de equipe de futebol de campo para não pagar mico com minha touca, já devidamente achincalhada pelo Carlos Augusto Lopes Filho (Juiz aposentado e contemporâneo do Liceu), em seu livro "Lembranças do Meu Liceu: 1953 - 1959".

Aqui estão dois momentos do 2º time de futebol de salão: na quadra do Liceu e em Marambaia. Este 2º time era muito melhor do que a maioria das equipes principais de outros colégios.

Em1958, na quadra do Liceu, amistoso contra o Colégio Plinio Leite (o blogueiro está em pé,  à direita do goleiro)

Aqui numa excursão a Angra dos Reis e Marambaia. O blogueiro agora está à esquerda do goleiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vai deixar o Neymar de fora? E o Oscar?
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Falei em lugar garantido desde agora.

Freddy disse...

Boas notícias: eu não sou muito chegado ao impressionismo, acho que por não entender bem de pintura. Minha preferência é por quadros realistas (meu preferido de todos os tempos é The Storm, Pierre-Auguste Côt, 1880 - atualmente no Metropolitan NY).

Más notícias - futebol: sorte nossa que o Vasco já fez 50 pontos. Ao menos não nos preocuparemos com rebaixamento nesse ano...

Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Verdade, Freddy. Ainda bem que já escapamos, pela matematicamente, do rebaixamento.
O time atual do Vasco é nível de série B, e olhe lá.
Abraço

Riva disse...

Também assisti ao incrível erro no JN, sobre o evento TAM, e na mesma hora comentei com minha esposa o fato impressionante, nos dias de hoje ! Foi vergonhoso.
Seleção brasileira : sou fanático por futebol, pelo meu FLU, mas não consigo mais me identificar com o time Brasil .... não consigo torcer, não me empolga, não reconheço como um time que representa o nosso futebol. E às vezes torço contra, na esperança de que alguma mudança radical ocorra antes do desastre de 2014.
Sou radical mesmo, em termos de seleção. Para mim, se quisermos ganhar TODAS as Copas, o time tem que estar 100% definido 1 ano antes da Copa, e participar do campeonato brasileiro como se fosse um time a mais. Seria a forma do treinador montá-lo em definitivo, entrosamento total até a Copa.
Não vou estar vivo para ver alguém com coragem fazer isso. Mas não vejo outra maneira de se montar um bom time, com esse calendário maluco, ultrapassado, e com jogadores espalhados pelos 4 cantos do planeta.
Sds TETRAcolores

Freddy disse...

Somemos mais uma vitória contundente contra o Japão: 4 x 0. Kaká é a solução para todos os problemas de Mano, agora.

Abraços
Freddy

Gusmão disse...

À exposição por certo irei. Vale o sacrifício de enfrentar fila, se for o caso.
Vi a matéria na VEJA Rio, as telas são muito representativas do movimento.
Jogando de touca é, Carrano?
Abraços