10 de outubro de 2012

Mal educado


Por
Paulo March


Tudo bem, ainda estou sob o efeito de mais uma viagem ao exterior, mas cada vez que volto fico mais convencido de que o meu irmão Carlos está certo. Estamos em um atraso irrecuperável, em termos de infraestrutura, serviços, produtos, educação.

Quando chegaremos a ter estradas com a qualidade das estradas europeias e americanas? Não estou falando de estradas novas, mas sim de usadas há muitos anos.


Auto-estrada - Portugal

E a qualidade das informações e sinalização nas estradas? Estou falando da objetividade das informações, da beleza das placas (cores, fonte).

Por que as montadoras produzem automóveis com designs tão bonitos e avançados em outros países, e aqui continuamos com projetos defasados, com tecnologia aplicada completamente atrasada?

Até nas placas de identificação dos automóveis no Brasil estamos mal, com sistema que permite má identificação, cor padronizada horrível, sem flexibilidade para customização por parte dos proprietários, sem criatividade na divulgação da cultura brasileira nas placas? Um total atraso! Isso sem falar nos preços ....

Turismo local : Niterói por exemplo, tem altíssimo potencial para exploração do turismo, para divulgação das nossas belezas naturais e artificiais. Qualquer cidade americana ou europeia tem aqueles ônibus de 2 andares (o de cima é aberto, sem teto), com roteiros pré-definidos, rodando o dia inteiro pelas cidades, cheios de turistas, prospectos lindos e repletos de informações precisas. Sistema de comunicação com os passageiros em várias línguas, um show de informação.


Fortaleza de Santa Cruz - Niterói

Museu de Arte Contemporânea - Niterói

E aqui no Rio? Nordeste? Lamentável. Há uns 5 anos cheguei a fazer aquele “cruise” do catamarã, a 35 reais por pessoa, que saía das Charitas, dava uma bela volta na Baía de Guanabara, almoçávamos na Praça XV, e retornávamos 3 horas depois. Cadê? Por que não vingou?


Aeroportos: é de chorar de tristeza. Quem já teve a felicidade e oportunidade de conhecer aeroportos de outras cidades do planeta, como por exemplo Miami, Washington, Madrid, Londres, Atlanta, e tantos outros, sente-se envergonhado com as condições deploráveis do aeroporto do Rio de Janeiro.

Aeroporto Heathrow - Londres - mais movimentado da Europa - terminal 5

E o pior nisso tudo é que NENHUMA reforma dará a esse aeroporto ou a qualquer outro no Brasil uma melhoria nas condições de conforto e atendimento aos usuários, simplesmente porque precisamos de muito mais do que instalações internas modernas, bonitas e eficientes no mesmo espaço: precisamos de mais PISTAS DE POUSO para atender a crescente demanda desse mercado maravilhoso, e consequentemente maior número de banheiros (limpos), mais lanchonetes e restaurantes, mais balcões de check in, mais esteiras de bagagem, etc, etc  – é um OUTRO CENÁRIO, que não existe hoje, e que não se consegue com reformas, mas sim com AEROPORTOS NOVOS, com mega infraestrutura de conexão para os centros urbanos.

Projetos dessa envergadura no Brasil historicamente levam em média 15 anos, eu disse QUINZE ANOS, entre o nascer da ideia e a sua efetiva realização (funcionamento).

E essa palavra “historicamente” me arrepia sempre que a escrevo, porque lembro logo que estamos nessa situação horrorosa de atraso, irrecuperável, nessa areia movediça centenária, nessa miopia de alto grau, sem lentes ou cirurgia para sua correção.

É a nossa história, é o que aprendemos e herdamos. Virou DNA de brasileiro – sem educação, querendo a desordem urbana, querendo o errado em detrimento do certo, desde que o favoreça pessoalmente, desprezando  e desconhecendo sustentabilidade e a saúde do meio ambiente (que se danem as próximas gerações), aprendendo a sobre/viver no caos.

Nas minhas viagens procuro muita informação sobre o local que vou visitar, estou sempre conversando muito com pessoas locais, e também sou meio devorador de livros que contam a nossa história, nossa como seres humanos, e claro, como brasileiros. Estou recém chegado de uma viagem a Portugal, de apenas 12 noites, curta, mas suficiente para ficar mais confuso em relação às nossas raízes,  ao porque somos hoje assim, esse Brasil injusto, atrasado social e politicamente, e com pouquíssimas perspectivas de recuperação ... muito pouco ou quase nada é realizado para reverter esse quadro.

João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança, o Dom João VI, era português mesmo ?

Lá em Portugal, dentro de uma estação do Metro de Lisboa, parei num guichê para pedir uma informação :
- Por favor, a direção para a estação Pombal é naquele túnel ali ?
- Boa tarde – respondeu o rapaz, atrás do balcão. E nada mais.
- Por favor, é naquele túnel a direção para a estação do Pombal ?
- Boa tarde – respondeu novamente o rapaz. E continuou mudo.
- Boa tarde, por favor, é por ali o caminho certo para a Estação Pombal? – insisti.
- Boa tarde – respondeu ele – sim, é por ali, senhor. Boa viagem.

Estação Marques de Pombal - linha azul   Lisboa-PT
É Carlos, ou Freddy, sou um mal educado mesmo .... ou virei um .....
Vocês também se sentem assim em relação ao nosso país, ou eu estou num dia ruim ?

Nota do editor: as fotos ilustrativas foram colhida no Google.

13 comentários:

Jorge Carrano disse...

Quando a vaca já estava na beira do brejo, o governo caiu na real e resolveu privatizar alguns aeroportos no país. Acho que já foram licitados.
É a coisa mais inteligente a fazer. Peguemos como exemplo Heathrow, que como vimos é o mais movimentado aeroporto europeu. Ele pertence ao grupo espanhol Ferrovial, que está muito satisfeito com os crescentes lucros. Mas tem lucro porque é bem administrado, com preocupação no bem estar, na segurança e na pontualidade. E investem dinheiro.
No primeiro semestre deste ano, o movimento de passageiros atingiu a marca de 33,6 milhões. Sabe lá o que é isso? Faça as contas para ver o movimento diário.
E tem mais o seguinte, estava preparado para um aumento estimado em 8% por conta das Olimpíadas.

Ricardo disse...

E' realmente se a gente comparar infra-estrutura, chega dar tristeza, mas porque sabemos que as coisas nao precisavam ser assim. Isso pra nao falar em coisas como se voce precisa do Depto de Transito, Policia, Concessionarias de Luz, Gas ou outros orgaos publicos.. a diferenca e exponencial...Mas quanto aos nossas estradas, aeroportos e turismo, vejo que o estado quer sempre interferir , ser dono, ou se meter nessas areas e nunca teve a competencia e/ou eficiencia da iniciativa privada, nem nunca vai ter, e isso e' parte do problema.

Gusmão disse...

Sem contar que deputado e ministro não poderão desviar verbas.
Abraços

Jorge Carrano disse...

O Estado tem que prover educação, saúde e transporte. O resto deveria ficar com a iniciativa privada.

Freddy disse...

Sou contra a iniciativa privada como solução generalizada. Só visa lucro. Se não houver concorrência é pior que estatal porque está no DNA do comerciante ou empresário (há poucas exceções) ganhar cada vez mais.

Quanto ao Brasil... Bom, os ratos proliferam em progressão geométrica e o sistema é democracia. A saída é o aeroporto para quem ainda tem saúde e disposição.

Não, não estou num mau dia.
Abraços
Freddy

Freddy disse...

Ah, sim, será que eu já lhes disse isso alguma vez? Se disse, desculpem, repetirei: depois que conheci a Holanda passei a ter vergonha de ser brasileiro.
Abraços
Freddy

Riva disse...

Também acho que a grana do "estado" deveria ir pra saúde, educação e transporte, maciçamente, e o resto, iniciativa privada.
Mas principalmente, acabar com essa xenofobia e........., e deixar quem sabe fazer, fazer aqui também.
Sds TETRAcolores

Anônimo disse...

O que o Carlos Frederico, que também assina como Freddy, tem contra o lucro? É pecado ter lucro? É crime previsto em lei?
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

É o lucro tributável que propicia o cumprimento do papel do Estado.

Riva disse...

Uma observação : iniciei o post dizendo que acho que meu irmão Carlos tem toda a razão .... estou me referindo ao fato de que jamais estaremos nivelados em infraestrutura e outros serviços com os países mais "desenvolvidos". Estaremos, infelizmente, sempre copiando e ficando, óbviamente, desatualizados.
Pra sentir e vivenciar essa qualidade de serviços, só indo para o exterior.
E isso me lembra muito os tempos da ditadura, quando éramos proibidos de possuir ou usufruir de uma série de coisas, básicas até. Ficávamos loucos quando viajávamos, e era aquela loucura pra tentar passar as compras na alfândega !
Hoje podemos ir e vir, à vontade, e continuamos sem poder usufruir de qualidade, porque não sabemos construí-la ..... tristeza total !
Sds TETRAcolores

Freddy disse...

Eu sou contra cultuar o capitalismo como sistema ideal. Não é. O ideal é algo entre ele e o socialismo, num mix difícil de alcançar, admito.

Quanto pecado do lucro, eu acho que é. Não aquele oriundo de planilhas de custo, onde um percentual razoável é previsto - afinal não se trabalha de graça. O pecado do comércio é a maldita lei da oferta e da procura, em que o detentor de um bem se beneficia do pobre coitado que o necessita apenas pela oportunidade do momento.

É um comportamento, em sua essência, imoral.
Abraço
Freddy

Riva disse...

Olhem que absurdo de gastos desfocados .... http://www.valor.com.br/brasil/2864150/confira-o-progresso-ate-setembro-das-obras-dos-estadios-para-copa
Riva

Freddy disse...

Correr atrás de modernização de indústria deixará sempre o Brasil defasado. Na minha opinião, o Brasil deveria investir em softwares diversos. Isso porque cérebro é igual em qualquer lugar, depende apenas de treinamento, não de equipamento. Só que, como sabemos, a última coisa na qual o governo brasileiro investe é em educação, vai daí que minha esperança é vã.

Abraços
Freddy