18 de outubro de 2012

Rir da desgraça alheia


Deve ser pecado, além, certamente, de uma patologia, um desvio a ser analisado pelos psicanalistas e/ou psicólogos de plantão, o fato de alguém sentir prazer com o infortúnio, a má sorte ou a infelicidade de um semelhante.

Mas o fato concreto é que estou contente com a apreensão dos torcedores do Flamengo com a – remota, admito – possibilidade de serem rebaixados para a 2ª Divisão. Já estive lá e sei o quanto dói, é muito difícil de aceitar, leva-se tempo pensando ser pesadelo e que não aconteceu. Depois cicatriza, mas leva tempo.

Duas questões quero colocar de início:

Primeira: o Flamengo não vai ser rebaixado. O Flamengo tem uma equipe que está na média dos demais competidores. Só não tem administração. Mas até aí morreu Neves, posto que o Vasco também não tem. Ou seja, os dois clubes de maior torcida no Rio de Janeiro estão entregues a incompetentes.

Ambos os clubes, por suas histórias, glórias e tradições deveriam estar no ranking dos 10 maiores e melhores clubes do mundo.

A segunda questão que quero colocar é a seguinte. Não gosto de falar do Flamengo neste blog. Até algum tempo sequer escrevia o nome do clube, referia-me a ele com os pejorativos que eles mesmos elegeram: urubus e bonde. Que, vamos combinar, nem a ave e nem o meio de transporte são símbolos de grandeza.

Depois que o Ricardo Wagner, meu distante primo passou a frequentar o espaço, como seguidor, debatedor e até colaborador, deixei inclusive de falar mal do rubro-negro em respeito a ele.  Afinal ele estava isolado aqui no blog.

Mas agora sinto uma pontinha de prazer em ver que a torcida do “mais querido” está preocupada, fazendo contas e beirando a linha demarcatória do infortúnio.

Pena que não irá se concretizar o rebaixamento e digo isto com sinceridade. Estou convicto que não acontecerá.

Mas se acontecer, será com a maior alegria que confessarei aqui que vaticinei errado, que nada entendo de futebol.

Será primeira vez que passarei atestado de burro, de falta de visão e de desconhecimento de futebol.

Mas com um prazer inenarrável.

4 comentários:

Freddy disse...

Acho que ainda não será dessa vez que teremos esse prazer, Carrano. Há outros bem mais "gabaritados" pra descer. Palmeiras incluído.

Meu secreto prazer, ao contrário de muitos colegas e familiares, não é torcer contra os times do Rio, quando se trata de competições nacionais ou internacionais. Prefiro o Fluminense campeão que o Galo ou gremistas.

Abraços
Freddy

Ricardo disse...

Politicamente Incorreto: Aproveitando a deixa e o post do meu primo, digo que uma das coisas que me enchem muito o saco hoje em dia e' essa bbquice de politicamente correto. Porque afinal de contas eu e o Jorge temos o mesmo sangue, mas no terreno futebolistico, vamos sempre querer ver a caveira de nossos arqui-rivais. Portanto porque um vascaino, tricolor ou botafoguense teria peninha do Fla? Nao sendo politicamente correto, acho isso uma boiolice. A gozacao a encarnacao, a s..c..nagem com o rival isso e' uma das coisas mais legais do futebol. Afinal nenhum de nos aqui e' um assassino ou troglodita capaz de algum ato de violencia ainda que verbal como muitos idiotas sao contra torcedores rivais. Portanto, meu caro Jorge, admiro a sua sinceridade esperando que vc e os demais nobres colaboradores nao tenham o prazer de me s..c..near ao final do campeotao. Por ultimo, veja que se acontecer, tal como ja acontaceu com tantos clubes de tradicao e renome, nao e o fim do mundo, nem faz com que a gente abandone o nosso time e, pior de tudo, nem mesmo faz com que os irresponsaveis que levaram o time a um vexame desses sejam de alguma maneira penalizados. Abracao !

Jorge Carrano disse...

Sabe, Ricardo, é uma vergonha que nossos clubes do coração, com tantas glórias nos esportes terrestres e aquáticos, nacionais e internacionais, não consigam pagar suas contas de telefone e fornecimento de água. Já tiveram, este ano, corte no fornecimento.
VERGONHA!

RC disse...

Sobre o tema, sugiro:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Schadenfreude