19 de outubro de 2012

ALHEIO


Sem ter CPF, antigo CIC, você não existe. Sem acesso à internet, hoje, você não trabalha. Se não assiste a novelas não tem assunto.

Como não estou em nenhuma das redes sociais e não assisto as novelas da Globo (exceção feita a Gabriela, que estou acompanhando), estou mais por fora  “que umbigo de vedete” para usar gíria de minha infância/adolescência em consonância com meu  atraso em relação a estas manifestações culturais e virtuais da moda.

Logo mais, segundo sou informado, queira ou não, pelos meios de comunicação em geral ou conversas  entreouvidas nos ônibus e elevadores, ou, ainda, nas discussões entre vizinhos de mesa no restaurante , ficaremos sabendo o fim da Carminha e, de quebra, quem matou alguém de quem não tenho notícia. Estou seguro de que não se trata de Salomão Ayala, pois esta epidemia é coisa do passado, já resolvida. Há uma nova epidemia fora de controle: a novela Avenida Brasil.

Para facilitar a vida do caro leitor, relaciono alguns adjetivos que poderão utilizar para me qualificar: elitista, preconceituoso, mascarado, alienado, arrogante, pretensioso, metido, pseudointelectual ou simplesmente bobalhão.

Estes rótulos acima sugeridos se aplicam, por certo, a quem como eu não assiste a esta novela e disto se orgulha e faz alarde (com licença do Zé Cândido de Carvalho).

Juro que não vi um só capítulo. Está acima de minha capacidade de aceitação do surrealismo, do nonsense, do absurdo, do inverossímil.

Então, não tendo futebol, estarei lendo nem que sejam bulas antigas de remédios com prazo vencido. Prefiro.

12 comentários:

Ricardo disse...

Politicamente Incorreto (II) : Novela nao serve na minha opiniao para absolutamente nada. Eu ate' fiz um post sobre a gostosa desta novela, mas nao e' necessario assistir para ter esta informacao. Costumo dizer a minha cara metade que basta voce ver metade do capitulo de sabado, onde normalmente acontecem as coisas inverossimeis (concordo 100%) no entanto importantes para o contexto que vc ficara' sabendo de tudo. O resto sao meses de bobagens e merchandising onde o telespectador se obriga a aceitar a visao de mundo quase sempre destorcida algum (esse sim!) psudo-escritor metido a Shakespare mas na realidade capaz apenas de criar historias cheias de anomalias comportamentais que "eles' chamam de modernidade. Jorge meu caro acho que uma de nossas poucas diferencas se e' que existem e' quando aos nossos times. Abracao !

Jorge Carrano disse...

Obrigado Ricardo. Estava me sentindo desconfortável por ter um pensamento destoante.
Estava achando que sou um chato, espírito de porco, que tudo critica.
Seu comentário me animou. Afinal, não estou isolado.
Abraço forte.

Ricardo disse...

Caro primo, vc nao esta' isolado,mas pessoas com o mesmo tipo de pensamento sao nos dias de hoje minoria. Eu tenho uma visao bastante pessimista quanto ao futuro de um mundo tipo "Big Brother" com a maioria imbecilizada, drogada e vigiada pelo estado policial do grande irmao. A grande maioria na verdade nunca ouviu, como vc deve esperar falar de George Orwell ("1984") e a minoria que recusa a imbecilizacao planejada, sera' (e este processo temo que ja comecou) marginalizada e perseguida. Eu so' espero que essa instalacao seja lenta o suficiente para que quando estiver completa eu ja' tenha partido desse mundo. Um abarcao !

Jorge Carrano disse...

Caro primo,
A bem da verdade informo que o clima, pelo menos aqui no eixo Rio-Niterói, está o de final de Copa do Mundo.
Restaurantes e bares colocando telões.Grupos combinando assistir em conjunto, com pipoca e guaraná.Enfim, é um evento.
Para mim, inexplicavelmente. Mas a verdade tem que ser dita.
Grande abraço

Anônimo disse...

O que José Candido de Carvalho está fazendo no texto ?
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Fernandez,
Enquanto respondia ao primo chegou seu comentário/pergunta.
Em seu livro "O Coronel e o Lobisomem", assim o autor - José Candido de Carvalho - apresenta o personagem principal: " A bem dizer sou Ponciano de Azeredo Furtado, coronel de patente do que tenho orgulho e faço alarde."
Daí ter pedido licença por utilizar a fala do coronel.
Apareça sempre.

Freddy disse...

Caro Carrano
Temos algumas coisas em comum. Eu não vou dizer que não assisto novela. Eu não assisto é TV mesmo! Nas raras vezes que você me encontra em frente à tela, ou estou vendo algum jogo de futebol (raramente do Vasco, prezo minha saúde) ou vendo DVD/BluRay (shows, não filmes).

Eu seria taxado de desinformado se não confessasse que abro com certa regularidade O Globo na Internet só pra ver se o mundo ainda não acabou. Vai que estoura uma guerra e eu não sei! rs rs

Como deslize, eu tenho Facebook. Só que meu Face é tão, mas tão engessado (bloqueei o máximo de funções que pude) que minha filha, irritada, diz que eu não tenho perfil para usá-lo. E não tenho mesmo!

No entanto, aos poucos vou me fechando e dependendo cada vez mais da Internet. A vida vai se reduzindo a uma poltrona, um laptop c/ headphone, um drink ao lado...

Abraço
Freddy

Ana Maria disse...

Sou noveleira assumida. Aliás, sou conectada de modo geral. Não tenho preconceito sobre nenhuma mídia.
Ouço rádio, vejo TV, e navego na Internet onde tenho perfil no Face e no Orkut. Jogo os joguinhos disponíveis on line e uso Skype e msn. A par disso, já li Orwell , José Cãndido e Shakespeare. Algum problema? Serei eu uma alienada?

Jorge Carrano disse...

Longe disso. Apenas, por certo, você tem o censor defeituoso. Se consegue viver com isto, não há problema. Deficientes visuais conseguem viver, em alguns casos bem felizes.
Beijo. Calm down!

Jorge Carrano disse...

Por curiosidade fui às estatísticas para ver os acessos durante a novela que está rolando na TV.
Foram 3 acessos e só até agora.

Freddy disse...

Eu estava no Da Carmine, excelente restaurante italiano de Jardim Icaraí. Em plena sexta à noite, vazio. É que lá não tem TV...
Sorte nossa, garçons sobrando e cozinha à disposição!
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Conheço o Da Carmine. Nas últimas vezes em que fui a restaurantes, em Niterói, fui ao Tantra, em São Francisco e ao Bistrô MAC, em Boa Viagem.
Gostei no sistema do Tantra, de escolher os ingredientes e temperos, colocar na tigela e ver fazer na chapa.
Quanto a novela foi sem dúvida um fenômeno. Para nós inexplicável, mas nem por isso deixou de ser impressionante.
Abraço