28 de outubro de 2012

Essa novela já vi


Nos tempos idos d’ O Pasquim, hebdomadário com viés humorístico que fazia contestação política, não sei porque a equipe (não todos) pegava no pé do Jorge Amado, então nosso escritor mais afamado (sem trocadilho) e autor nacional  campeão de vendas de romances (não havia Paulo Coelho).

A critica de Millôr, Jaguar, Ziraldo, Henfil, Tarso, Sergio Cabral, Francis, Lessa e outros apontava que Jorge Amado era repetitivo. Seus romances estavam sempre ambientados na área do cacau, os personagens de cada romance tinham perfis semelhantes aos dos anteriores, enfim era tudo igual.

Lembro que quando da publicação de “Teresa Batista” saiu uma notinha tipo “não li e não gostei” numa alusão a que seria igual aos demais.

Tenho um amigo, intelectual, escritor, que não considera Amado boa literatura. Regionalismos só admite o de Guimarães Rosa, quiçá o de Érico Veríssimo. Que preconceito, não?

Bem, esta introdução foi para preparar o terreno para o que vou escrever agora: já ví esta novela que começou na segunda-feira, chamada “Salve Jorge!”.

Nela estão e estarão presentes todos os ingrediente tradicionais do gênero e da espécie, que trata de cultura diversa da nossa, como esta do caso em tela, ambientada parcialmente na Turquia, que exibirá cenários exóticos para nós.

Haverá (já há) triangulo amoroso, encontros e desencontros de casais, núcleo de samba/pagode, abordagem de crítica social, no caso representado pelo tráfico de mulheres e crianças, aquelas  para fins de exploração sexual, doses cavalares de palavras e expressões estrangeiras que serão repetidas ad nauseam e músicas típicas, que no caso serão as turcas; e certamente muita dança do ventre porque afinal sensualidade faz parte da fórmula vencedora.

A gastronomia com certeza será enfatizada. E quem prestar atenção aprenderá um pouquinho de geografia.

Já falei das mulheres gostosinhas (mesmo sem provar, só de aparência) que povoarão a trama, quando admiti haver assistida ao primeiro capítulo.

Nanda Costa
Mariana Rios



Bem já vi o suficiente.

Fui informado por minha irmã de que os evangélicos estão contra a novela sob considerar a presença de Ogum, que eles rejeitam. Se prevalecer a campanha,  a novela perderá muitos acompanhantes porque os evangélicos formam um enorme contingente que já ultrapassa o número de católicos.

Com ou sem novela, Salve Jorge!

N do A: o amigo, seguidor e colaborador do blog - Gusmão - já teve um post aqui publicado abordando uma receita de novela, com mais propriedade.

Um comentário:

Freddy disse...

Já que não assistirei a novela, resta-me comentar que há algum tempo atrás as meninas eram bem mais fornidas que hoje em dia.
Abraços
Freddy