1 de novembro de 2012

Furacão Sandy, rastro de devastação e perda de vidas



Ricardo W Carrano
South Carolina - USA


Desta vez não foi uma tempestade mais simples como foi o Isaac. Sandy deixou muitos problemas por onde passou. Um rastro de muita tragédia e destruição : 26 mortes até agora (30/10), nas Bahamas, EUA e Canada.


7500 voos cancelados, 3 milhões de pessoas ainda sem energia elétrica, varios estados com sistemas de transporte paralizados sendo que em New York e New Jersey ocorreram inundações nas galerias do Metro.

Isso sem falar que nos locais afetados, empresas, escolas e tudo enfim ainda está fechado e os respectivos governos pediram para que as pessoas não saíssem de casa, fazendo-o apenas em caso de emergência. Nas regiões costeiras houve ordens de evacuação obrigatória monitoradas pela policia, bombeiros e guarda costeira.

Esta tempestade que no momento ja tem ventos com menor velocidade, foi na verdade bem menor em intensidade que o Katrina em 2005, no entanto, atingiu uma área muito grande em 5 estados mais o Caribe.

Para vocês terem uma ideia, quem mora na costa é obviamente mais prejudicado, no entanto durante o último fim de semana quando Sandy passava pela costa da Carolina do Sul , tivemos ventos de até 40 Km por hora por aqui e chuva no domingo.

As maiores consequencias e prejuizos ainda não são conhecidas mas uma delas é que uma frente fria que veio  lá de cima do Canada (ver modelo abaixo) chegou por aqui derrubando nossa amena tempepratura de outono para 4/5 Graus, o frio… chegou.



 Inundação do Metro New Jersey,


 Estacionamento de Taxis em Nova York,



Modelo de trajetória do Furacão Sandy.



A fonte das fotos: USA Today

Nota do editor: este texto foi enviado no dia 30 de outubro, quando o furacão Sandy, já então  considerado uma tempestade a partir do momento em que tocou a terra (deixando o mar) ainda deixava um rastro de destruição por onde passava. Ao contrário do que deveria ocorrer, perdeu muito pouca força ao tocar o solo terrestre e considerando seu extraordinário diâmetro de 1.600 quilômetros dá entender o porque de serem tantas as áreas atingidas.
Até ontem, dia 31, dia das bruxas (tradição  lá nos USA), somavam  mais de 30 os mortos em razão do fenômeno da natureza.



9 comentários:

Freddy disse...

Gostaria de parabenizar o autor do post, um dos raros acerca da tragédia que se preocupa com perdas humanas e aspectos sociais, e não quantifica perdas econômicas e financeiras, que parece preocupação genética lá na terra do Tio Sam.

Quanto ao Halloween, aqui no Brasil está ligado a outra tragédia, a queda do "Number One" da TAM em SP.

Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Passa de 80 o número total de vítimas fatais até agora.
Vejam matéria em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/11/saiba-mais-tempestade-sandy-causa-82-mortes-nos-eua-e-no-canada.html

Riva disse...

Ricardo, uma curiosidade : como funciona o seguro aí, nesses casos ?
Pergunto isso porque trabalho em construção civil (sou eng civil), e as construções americanas são, em geral, muito frágeis. Apesar disso, o processo construtivo não se altera, e a destruição física das residências é imensa.
As seguradoras não penalizam quem constrói casas mais frágeis ?
Ouvi comentários na california, certa vez (não confirmei), que quem por exemplo construir nas áreas de risco demarcadas pela prefeitura local, tem a indenização do seguro hiper menor.
Vc tem informações sobre esse assunto ?
Abrs

Ricardo disse...

Prezado Riva,
Eu sou seu "colega" embora tenha trabalhado em Eng Civil so' ate' me formar. Hoje sou Eng. de "diploma". Posso te falar neste caso de minha experiencia propria, a questao de seguro sempre e' definida pela cobertura que foi comprada, tambem de acordo com a legislacao do estado. Nao sei como funciona em NJ ou NY, mas aqui na Carolina do Sul todo proprietario e' obrigado a ter uma cobertura minima, e se esta' pagando financiamento (meu caso) tem que ter cobertura total para reconstrucao do imovel. No caso pode ser que proprietarios de imoveis costeiros sejam obrigados a ter cobertura para inundacoes. Nas areas afetadas por Sandy voce tem duas componentes de danos : a destruicao pelo impacto da forca dos ventos e a inundacao subsequente. Quanto a areas de risco, depende, pode ser ate mesmo a Cia seguradora recuse a cobertura, onde o valor dos premios sempre aumenta na razao direta do risco. Um abracao, Ricardo

Ricardo disse...

Prezado Carlos Frederico,
Agradeco pelas suas gentis palavras. Eu acredito que o maior problema e' realmente o impacto que algo desta magnitude tem na vida de quem esta' nas areas afetadas e como moro aqui nao ha' como vc nao se pensar numa situacao dessas. Obrigado
Sobre o "Numer One" seria o voo 402 que vc se refere ? Abracao.

Freddy disse...

Sim, Ricardo, é o famigerado voo 402 da TAM que caiu em 31/10/1996 após decolar de Congonhas.
Por mera curiosidade ontem eu e minha esposa retornamos de SP num voo da ponte aérea (pela Gol, Congonhas) e não havia como não se lembrar da tragédia de 16 anos atrás...
Abraços
Freddy

Riva disse...

Ricardo, temos 2 primos que trabalham construindo nos EUA desde a década de 70 em New Rochelle (NY), e a técnica de construção não se altera ... impressionante a fragilidade das construções, quando sabemos que a resistência do concreto e alvenarias é bem superior que os materiais empregados aí.
E por isso a minha curiosidade com o comportamento das seguradoras, já que todo ano tem a "temporada" dos tornados e etc.
sds

Riva disse...

Somente ontem à noite conseguimos contato com os primos da Isa !
Estavam à base de gerador emprestado, e sem telefone.
A situação na região é muito ruim, com falta de uma série de artigos e mantimentos, gasolina, muitas árvores ainda obstruindo as ruas e avenidas.
Mas estão todos bem.
Sds

Jorge Carrano disse...

Ainda bem. Vão-se os anéis mas ficam os dedos é um dito que se aplica a casos que tais.
Saudações!