3 de outubro de 2012

PORTUGAL - emoção, cultura & gastronomia

Prefácio
Quando o Paulo March, também conhecido por Riva, aqui neste blog, anunciou que ganhara de presente dos filhos as passagens para uma viagem a Portugal, e que ele e Isa Fátima, sua esposa, estavam preparando as malas, pedi e ele aquiesceu em fazer para nós, em seu retorno, um relato da viagem, com informações úteis para queles que estejam planejando conhecer o país que é "um jardim à beira-mar plantado", e do qual herdamos o idioma, alguns costumes e tradições.
Eles percorreram boa parte do território lusitano e também boa parte do norte da Espanha, sobretudo a Galícia, onde é falado um idioma que muito se assemelha ao português. O ponto alto da viagem, na Galícia, foi conhecer a cidade de Santiago de Compostela, cujo relato estará na parte 2 desta narrativa (será publicada amanhã) que ora se inicia.
A terceira e última parte terá como alvo principal e capital Lisboa e adjacências, como Cascais e Sintra.
Compartilhem a viagem. JC

Por
Paulo March

Não íamos a Portugal desde 79, quando estivemos apenas em Lisboa e arredores. Era um sonho antigo ir à terra que deu nome à minha esposa Isa Fátima e visitar algumas cidades. Nossos filhos nos deram as passagens de presente, e então planejamos a viagem da seguinte forma, com todas as reservas de hotéis feitas pelo site booking.com :
- entrada pelo Porto, onde alugamos o carro no aeroporto : 3 pernoites.
- Santiago de Compostela, na Espanha : 1 pernoite.
- Aveiro : 1 pernoite
- Tomar : 1 pernoite
- Évora : 2 pernoites
- Lisboa : 4 pernoites. Vôo de volta por aqui.

A viagem pela espanhola IBERIA foi com escala em Madrid, na ida e na volta. Ótimo serviço de bordo. Aqui um detalhe interessante : como na ida tínhamos que ao chegar em Madrid pegar logo o vôo para o Porto, escolhi assentos bem na frente, fila 14, para sair rápido do avião, para fazer a “imigração”. Na volta pegamos a fila 33. E o detalhe é que nos Airbuses 340, a distância entre as poltronas lá na frente é um pouco maior do que nas poltronas do fundo do avião. Só que esse “um pouco maior” faz uma tremenda diferença para o conforto num vôo com 10 horas de duração. Fica a dica.

Outro detalhe interessante é que na ida o vôo Rio-Madrid durou 9h40min, e na volta surpreendentes 10h15min ! Pegamos outra rua na volta, e um pouquinho esburacada (rsrs). A volta foi um cansativo vôo diurno, que começou em Lisboa às 7h da manhã e terminou no Rio às 18h, horário local. Serviram 3 refeições nesse vôo da volta - almoço e 2 lanches ... nunca vi isso !! rsrs.

O aeroporto de Barajas em Madrid é coisa de cinema, em termos de beleza e de funcionalidade. Arquitetura arrojada, ambientes muito bonitos, boas lojas, super bem sinalizado. Sem exagero, não sei se um dia alcançaremos esse nível de infraestrutura.

Gostaria de registrar também mais duas observações nossas no vôo de ida : quando entramos sobre a Espanha, e nas proximidades de Madrid, chamou-nos a atenção a ausência impressionante de verde lá embaixo. Parecia que estávamos sobre um deserto. Talvez pelo forte verão que estava terminando, e a vegetação esteja toda queimada pelo sol. Outro ponto que nos chamou muito a atenção voando sobre a Espanha e sobre Portugal, foi a enorme quantidade de moinhos de vento, para gerar energia eólica.

PORTO, com céu absolutamente azul
Chegamos numa 5ª feira ao meio dia – Hotel Pão de Açúcar, bem localizado.
Não aluguem carro como eu fiz chegando ao Porto. Mas como íamos sair para Santiago de Compostela num domingo muito cedo, não quis arriscar e aluguei na chegada, o que foi nesse caso fundamental para tudo dar certo. Deixamos o carro numa garage super próxima do hotel, a 10 euros por dia. No site onde reservamos os hotéis não há nenhuma menção às parcerias que a maioria dos hotéis em Portugal têm com alguns estacionamentos.

Isa, esposa do Paulo,  às margens do Douro

A cidade tem ótimo transporte público para todos os locais, e o ideal é comprar tickets para aqueles ônibus de turistas, que têm 1 ou 2 trajetos diferentes, e param em vários pontos da cidade, rodando o dia inteiro. À noite, se precisar, táxis, bem baratos.

Vista parcial da cidade do  Porto, desde vila Nova de Gaia

A cidade é muito bonita, aconchegante, e estava cheia de turistas. Vários locais interessantes para visitar, e comprinhas locais ( na rua de Santa Catarina, uma espécie de rua Florida de Buenos Aires). Destacamos o Centro Histórico todo, a pé ou de ônibus. Uma esticada a Matosinhos é válida para almoçar ou jantar nas marisqueiras da região, famosas pelos melhores frutos do mar do planeta.

Ir a Vila Nova de Gaia, do outro lado da ponte, é indispensável para visitar uma vinícola e almoçar ou tomar um vinho nos bonitos bares da avenida principal, uma belezinha. O passeio de barco pelo Rio Douro é outro ponto alto da visita à cidade, imperdível. Pagamos 44 euros pelo casal, e dura aproximadamente uma hora e meia.

Gastronomia : em Portugal chamam de mariscos a quase tudo do mar que não é peixe, nem lulas, nem polvo. Camarões, por exemplo, são mariscos.

Experimentamos “percebes” (que é uma entrada, um molusco de aparência curiosa e um sabor agradabilíssimo) e “gambas”, que são uns camarões grandes. Ambos são vendidos a peso e cerca de 100 a 200g já dá para experimentá-los. Comem-se ambos com as mãos. Também comemos uma sapateira recheada, que é um caranguejo de mar, menor do que uma santola, com cerca de 700 gr a até mais de 1 kg. Simplesmente delicioso. E traçamos uns camarões tigre grelhados. São uns camarões grandes (grandes mesmo ... dividimos um para nós dois). Isso tudo acompanhado, claro, por um bom vinho verde branco fresco, de preferência um Alvarinho.

Outros pratos do mar interessantes na região são o linguado, o rodovalho (que é um peixe parecido com o linguado), o polvo (grelhado, frito, assado, em filés ou arroz, de qualquer maneira rsrsrs), as lulas grelhadas (um dos pratos mais baratos nos restaurantes e incrívelmente saborosas) e os filetes (filés) de pescada, que são excelentes (muito mais saborosos do que no Brasil, porque a pescada lá é diferente, sei lá, inclusive com muito menos espinhas). Repararam que não falei de bacalhau ? rsrs .... deixei para o final do parágrafo ... são divinos e desmancham na boca ! E o azeite de lá, e as azeitonas ..... hmmmmm

Nos restaurantes eles colocam sempre na mesa uma pastinha saborosa de sardinha (trouxemos algumas), ótimos pães, presuntos e azeitonas.

Dicas de bons restaurantes no Porto : A Abadia (onde comemos o melhor polvo à Lagareira de Portugal), Café Lounge, Café Majestic (uma mini Confeitaria Colombo, em art noveau, muito famosa) , e as marisqueiras em Matosinhos.

Café Majestic
No domingo cedo, com a ajuda da nossa inseparável amiga lusitana do GPS, partimos para o norte em direção a Santiago de Compostela – “siga para a estrada iluminada”, insistia ela ... rsrs.

O primeiro contato com as estradas portuguesas é um choque ! Maravilhosas, super bem sinalizadas, limpas, juntas de dilatação 100% niveladas, velocidade máxima de 120 km/h.

E tome rotundas !! Acho que nessa viagem passamos por umas 900 rotundas em Portugal. É o país das rotundas, sem dúvida ! rsrs.

Ao alugar seu carro, pague os 18 euros pelo passe nos pedágios – Via Verde. Vale a pena, porque você não entra em filas, e sai muito mais barato. Passamos por uns 2 ou 3 pedágios de mais de 8 euros cada um !!

O GPS ajuda muito em cidades grandes como o Porto e Lisboa, mas para se deslocar entre cidades, e nas cidades pequenas, não há necessidade. Nós também compramos um guia MICHELIN por 7,5 euros, porque sou muito detalhista e me serviria para tirar dúvidas. Enfim, indo outra vez, com certeza não alugarei um GPS. Tenho um amigo aqui de Niterói que comprou o GPS aqui, e inseriu todas as informações da viagem dele. Chegando no exterior, ligou e pronto ! Muito mais barato rsrsrs.

Anônimo disse...

Pergunto ao autor do post se ele voltou de Portugal torcendo pelo Vasco (rs).
:D Fernandez

Paulo,
Certamente estarei reavivando boas lembranças de Portugal e Espanha.
Passamos um dia 24 de junho na cidade do Porto (por mero acaso), dia do padroeiro - São João.
Além disso o FC do Porto acabara de conquistar a Taça dos Campeões da Europa. Mourinho era o técnico.
Imaginem a festa por toda a cidade.
O melhor bacalhau do pais come-se nesta cidade.

Ao Fernandez diria que dificilmente
o Paulo viraria a casaca. Se fosse o caso, a Isa, sua esposa, já teria feito a cabeça dele (rs).

Freddy disse...

Já eu tive mais sorte. Casei-me com uma flamenguista, que virou casaca e hoje é vascaína fanática.
Realmente bacalhau em Portugal é gostoso. Tive oportunidade de experimentar. E o linguado também.
Freddy

Gusmão disse...

Carrano,
Pede ao Riva para explicar a história porque os nativos da cidade do Porto são chamados de tripeiros.

Jorge Carrano disse...

Não precisarei pedir, Gusmão. Ao longo dos próximos dias, com a publicação dos novos posts, que darão seguimento a narrativa, o Paulo March fará intervenções explicando uma coisa ou outra, e aditando com créscimos de detalhes que não foram mencionados.
Não combinamos mas acho que assim será.
Abraço

Riva disse...

Meus caros, um prazer estar de volta ao espaço contribuindo com uma matéria, e, principalmente, sobre viagens !
Não, não existe a menor chance de virar casaca ! Convivi em casa com mãe e irmão vascaínos, a família inteira da Isa é vascaína fanática, consegui que nenhum dos meus filhos fosse vascaíno ! kkkkkk
Rumo ao TETRA ! rsrs
Gusmão, embora ache que vc saiba tudo sobre, mas olha esse link ... http://viajar.clix.pt/tesouro.php?id=293&lg=pt&w=lenda_dos_%22tripeiros%22
A Isa provou as tripas à moda do Porto no cafe Majestic, e adorou ! É dobradinha rsrsrs.
A idéia com esse post é agregar informações de vcs que porventura já conheçam as cidades, juntar novas opiniões minhas se vcs perguntarem, e deixar uma matéria bem rica em informações sobre Portugal a Compostela.

Gusmão disse...

Caro Paulo March,
Realmente ouvi sobre esta lenda quando lá estive. Será lenda?
No passado, séculos XIV e XV, os portugueses estiveram empenhados em guerras e conquistas através dos mares.
Camões contou em versos as aventuras lusitanas.
Os navios precisavam de suprimentos. Seria natural que o povo, por dever patriótico, doasse para os combatentes o melhor, no caso as carnes, e ficasse com as tripas.
Por outro lado, tudo pode não passar de uma piada de português entre eles próprios. Vai saber.

Riva disse...

Gusmão, assim diz a lenda realmente, e não duvido dela, pois o ser humano é capaz de tantas atitudes estranhas.
Tenho devorado alguns livros de pessoas que viajam por esse lindo planeta azul, e tem cada lance bizarro em algumas culturas ....
Acabei de trazer de Portugal um livro deles sobre o terremoto em Lisboa em 1755. Será devorado em breve.
Abração
Riva

Paulo,
Fiz uma rápido comentário sobre este terremoto de Lisboa, quando fiz post sobre o tsunami no Japão.
Este terremoto de Lisboa, que foi seguido de tsumani, gerou várias teses filosóficas entre os iluministas, com Voltaire à frente.
Quando fizer a leitura, faz uma resenha para publicarmos no blog.
Abraço

Nooosssa!!!
Voltaire, Camões, lendas portuguesas, festa de padroeiro no Porto, o blog está muito erudito.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Pois é, Fernandez, quando você viaja para Europa, você pisa em história (ruas, aquedutos, muralhas romanas), respira história, mitologia, artes e tradições.
Aliás que você já declinou ascendência espanhola, não é isso?
Aguarde amanhã.

Freddy disse...

O planeta Terra é uma caixa de surpresas, quando analisado dentro da perspectiva temporal da nossa era civilizada. Olhado mais de longe, ou em escalas mais amplas, casos como terremotos, tsunamis, grandes erupções vulcânicas, eras glaciais, aquecimentos globais, ou mesmo queda de asteroides e cometas, se tornam eventos comuns e alguns até cíclicos.
Vamos esperar a resenha, que deve abordar o lado social e político do evento.
Freddy

Jorge Carrano disse...

Aguarde amanhã, não, Fernandez. Daqui a pouco sairá o post sobre Santiago de Compostela.
Quando disse amanhã, queria me referir ao próximo post.
Deu para entender?

Riva disse...

Prezado Carrano, será um prazer escrever sobre o livro que vou devorar. Foi muito recomendado. Já li 2 livros sobre o tema, que não sei porque me fascina ...
Quanto a Santiago de Compostela, apenas lembro que meu relato é muito sintetizado, e se tiverem perguntas, curiosidades sobre os locais visitados, perguntem, por favor.
Infelizmente não dá para colocar as 960 fotos e 16 filminhos no blog rsrsrs.
Sds TRIcolores, trabalhando num upgrade para TETRAcolores !

Gostei do "percebes".

GUILHERME PUGA disse...

Olá Paulo.

Gostei das dicas da gastronomia Portuguesa. Também foi muito boa a dica do ônibus. Já fui a Portugal e Penso em voltar com uma grande esticada na Espanha , terra da minha Mãe.
Pena que minha agencia de turismo nunca foi convidada a fazer pelo menos uma cotação.
abraços
www.guilhermeturismo.com.br
RUMO AO TETRA.

Helga Maria disse...

Também gosto muito de Portugal e Espanha.
São países acolhedores, com muita história e gastronomia boa.
Mas conforme já tive oportunidade de comentar nesse blog, e fui mal interpretada, existem outros países e roteiros interessantes, ricos em histórias e tradições.

Fernando Ataíde Ribeiro disse...

Paulo March
Ótimas dicas como o a que você menciona a melhor localização no Airbus da Ibéria, as iguarias de Matosinhos e ao alugar o carro pagando pelo passe livre para não enfrentar filas nos pedágios.

Riva disse...

Olá Fernando ! Que legal ter vc por aqui no blog.

Aproveito para convidá-lo a também escrever matérias para o post, enviando o texto em Word e fotos anexadas, para o email do Blog Manager, que é vascaíno rsrsrsrs

Sds !

Riva disse...

Ando relendo matérias por aqui, até porque uma de minhas primas vai a Portugal e pediu o link desses posts.

Mas amigo Fernando Ribeiro, sei que vc vai a Portugal em maio, como em todo ano, para uma longa estada, e o intimo a fazer um relato da sua viagem ....rsrsrs....ok ?