23 de novembro de 2011

Sound of silence?

Por
Jorge Carrano
http://www.cavernaweb.com.br/?p=2054

Imagine ler O Poderoso Chefão (do Mario Puzo) enquanto ouve a bela trilha sonora do filme dirigido por Francis Ford Coppola.

Para quem gosta da discussão entre livros digitais e livros em papel, há novidades na praça que vão muito além do recém-lançado leitor digital da Barnes & Noble (Nook) ou da nova versão do Kindle, da Amazon.

O certo é que os livros digitais continuarão a crescer, mas tenderão a se afastar dos livros com os quais estamos habituados, por conta das novas possibilidades estéticas viabilizadas pela tecnologia.

Talvez se aproximem cada vez mais do cinema ou dos games. O uso de animações e trilha sonora podem deixar a experiência mais interessante e tornar alguns títulos muito mais agradáveis.

O vídeo abaixo ilustra bem uma dessas possibilidades, com o uso de trilha sonora para “temperar” a leitura. Não apenas música, mas também ruídos e efeitos especiais fazem parte da proposta.


Confira!

                                                http://www.youtube.com/watch?v=EJAOOPdw3h8





Written by Jorge Carrano in: Artigos,Cultura,Digital
http://www.tauvirtual.com.br/pt/

3 comentários:

Freddy disse...

Não gostei da proposta dos e-books com som. Tá certo, dá pra desligar. Mas qualquer dia desses vão inserir também imagens como sugestão. Aí vão animar as imagens. Vai acabar virando filme em vez de livro. rs rs

Uma das coisas boas dos livros (impressos ou lidos numa tela) é que você tem de montar uma imagem mental dos cenários, dos personagens, dos sons de cada situação. É um trabalho cerebral pesado, mas estimulante e fortalecedor. Uma experiência totalmente pessoal, individualizada.

A coisa ruim dos filmes é que já vêm com as interpretações prontas: cenários, sons, personagens. Quantas vezes você já não se decepcionou com a transformação de um livro querido em filme? É parecido com o que pretendem fazer com esses livros digitais, incorporando mídias pré-estabelecidas ao texto.

Eu, que sempre fui aberto a novas tecnologias, vou permanecer jurássico nessa questão. Livro é livro: texto e nada mais.

Abraço
Carlos

Freddy disse...

Carrano(s), permitam-me um comentário adicional à minha opinião sobre os e-books com trilha sonora e/ou animação.

Minha restrição se limita a livros de ficção, romances. Vejo certa vantagem na inserção de mídias diversas em livros didáticos, informativos ou descritivos.

Decerto ler a biografia dos Beatles ouvindo em paralelo as músicas à medida em que vão sendo abordadas no texto seria interessante. Acrescentar imagens animadas de pessoas ou lugares que estejam sendo descritos também.

Portanto, minha rejeição é seletiva. Vamos ver como a coisa será viabilizada.

Abraços
Carlos

Paulo disse...

Anteontem sentei no catamarã ao lado de um cara com um desses da Amazon. E eu devorando meu livro, rabiscando e anotando .....
Puxei conversa, e o cara, muito mais jovem que eu, está adorando a versão eletrônica. Elogiou, falou como se faz "rabiscos" e comentários pessoais, etc.... não tocou o sino, NEM VAI TOCAR !
Sou daqueles que cheira o livro, folheia ele inteiro, lê trechos, vê a quallidade do material, cor de página, fonte, qualidade da impressão, etc ... e o mais importante ........... adoro grifar com minha caneta ou lápis, fazer anotações para pesquisas futuras, etc .......
Jamais me peça um livro emprestado ... !
Primeiro porque NÃO SUPORTO EMPRESTAR MEUS LIVROS.
Segundo porque vc vai ter que ler um livro todo rabiscado e com observações, que nada tem a ver com vc.
Vou morrer assim....sem aderência a essa tecnologia aplicada aos livros.

Uma observação .... ralei, há mais de 20 anos, atrás de livros para cegos ...mídia de K7 na época, para minha mãe, que era cega.
Infelizmente, não foi a época dela, como inclusive não o foi para cirurgias de glaucoma e descolamento de retina.
Sds.