17 de novembro de 2011

Números reveladores

Alguns números são sensacionais, assustadores, preocupantes, risíveis, absurdos, bizarros, deprimentes, angustiantes ou animadores. Sem ordem de importância ou relevância, cito abaixo números colhidos na imprensa nos últimos dois meses que deveriam nos fazer pensar e tentar mudar as coisas, ou comemorar.

O planeta atingiu a marca de 7 bilhões de humanos. Qual é o limite de população a viver no planeta? A China acaba de mudar suas leis e admitir que os casais tenham até dois filhos. A Igreja, alguns hipócritas e aqueles que vivem a custa da miséria e ignorância alheias são contra o controle da natalidade.

Os exames realizados pela OAB revelam números alarmantes. O índice de reprovação entre os 106.891 inscritos bateu o recorde de 90,26%. Isso significa que nove em cada dez candidatos não passaram na prova. O exame qualifica os bacharéis aptos a exercer a profissão de advogado e acabou se tornando uma barreira para estudantes de cursos fracos, nascidos em meio a uma explosão de faculdades de direito pelo Brasil.

Em Niterói, cidade com 500 mil habitantes, temos 6 Faculdades de Direito, sendo 5 particulares e a da UFF.

Se por um lado o exame da Ordem reprova muitos bacharéis, um simples teste aplicado em estudantes do último ano de medicina, em São Paulo, revelou que 46% deles não sabem interpretar uma radiografia.

Acho que os recém-formados em medicina também deveriam fazer um teste de suficiência, independentemente da residência médica.

Um americano surfou uma onda de 27,4 metros de altura. Foi documentado.

Alguém arrematou, em leilão, por R$ 54.000,00, um dente de John Lennon.

O número de matriculados no ensino superior no Nordeste já chega a 1 milhão de pessoas. Precisa aferir, agora, o nível do ensino ministrado, O aproveitamento dos universitários.

A Gillette, fabricante de lâminas de barbear, teria oferecido ao ex-presidente Lula, 1 milhão de reais para ele raspar a barba, sugerindo que ele doasse o dinheiro para uma instituição de caridade. Lula não topou. Não se sabe se por amor à barba ou porque deveria doar o dinheiro.

Existem, no pais, 340.000 ONGs. Não está errado não, são trezentas e quarenta mil Organizações Não Governamentais, que dão uma dimensão do vácuo de poder público.

Se muitas delas recebem subsídios, dinheiro do estado, é porque em tese estão fazendo coisas que os governos não estão fazendo.

Seis ministros foram defenestrados ou pediram o boné depois de apanhados em fraudes, desvios de verbas públicas (utilizando algumas da ONGs acima citadas) e outras tramóias, em menos de um ano de governo.

Foram afastados não porque desviaram dinheiro ou fraudaram contas. Mas sim porque foram apanhados. Se não tivessem sido pegos com a boca na botija, ainda estariam ai se locupletando.

Será construída no Brasil a maior fábrica de celulose do mundo, com financiamento do BNDES: montante da grana? 2,7 bilhões de reais.

Depois da ocupação da Rocinha, policiais encontraram, com ajuda do disque denúncia, revistas nas residências e farejamento de cães, muita droga (maconha, cocaína) e um arsenal em armamentos: 70 fuzis, uma metralhadora ponto 30, pistolas e granadas.

Eu dormiria mais traquilo se tivesse certeza de que darão um fim honesto ao que foi apreendido, sem risco de ser reciclado pela própria polícia (alguns policiais) voltando às mãos dos bandidos.

Anualmente são retirados de circulação, 30 bilhões de reais em valores de face das cédulas danificadas. São 2 milhões de cédulas jogadas fora, equivalendo a duas mil toneladas de papel por ano.

Quinze empresas brasileiras perderam, em seu conjunto, 18 bilhões de reais, em face da valorização cambial ocorrida depois da crise econômica dos países da zona do euro.

Alguém já disse, com muita propriedade, que o nome dado ao grupo de países que utiliza o euro não poderia ser mais feliz e significativo: zona. Zona do euro.

Misturaram gregos e alemães. Se ainda fossem gregos e troianos poderia dar certo. Mas com alemães não dá liga.

Cinqüenta minutos foi o tempo que perdi, pesquisando nos jornais e depois digitando este post. Muita energia despendida para produzir nada. Aliás, muita... bobagem.

10 comentários:

Jorge Carrano disse...

Pincei a informação sobre a proposta da Gillette feita ao ex-presidente Lula, na revista VEJA.
Utilizei no post, que estava redigido e com a publicação programada.
Para minha surpresa, em razão da quimioterapia, ele se antecipou aos efeitos e raspou a barba, além da cabeça.
A ser verdadeira a informação da revista, ele poderia ter juntado o útil ao agradável, conseguindo um bom donativo para uma instituição de caridade.

Gusmão disse...

Você poderia ter menionado números mais alarmantes e preocupantes: o ainda enorme número de analfabetos; a falta de saneamento básico, pois são milhares as residências não ligadas as redes de esgoto; a colacação vergonhosa do Brasil, apurada pelo índice de desenvolvimento humano, considerando que estamos entre as 10 maiores potencias econômicas.
E muitos outros números que nos fazem corar.
Abraço
Gusmão

Freddy disse...

Carrano, pode-se comparar o orçamento militar americano anual com a quantia necessária para resolver a fome na África, por exemplo. Ou o montante anual para dar um reajuste digno aos aposentados (vagabundos como eu que contribuíram para isso) frente ao que se gasta em bolsas disso ou daquilo (geradoras de voto, beneficiando a quem nunca contribuiu com nada).
=8-( Carlos

Paulo disse...

..... e nossos 40.000 sindicatos em atividade !

Jorge Carrano disse...

Realmente, Paulo, este é um dos números mais vergonhosos que temos e poderia muito bem estar citado no texto.
O tamanho da grana auferida por sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, é impresssionante.
Também, com contribuição compusória de todos os trabalhadores fica uma coisa apetitosa.
Abraço

Freddy disse...

Números estapafúrdios são sempre interessantes. Jasmine St. Claire, atriz pornô, transou com 300 homens num mesmo dia. O feito está registrado num VHS (eu tenho) que mostra o evento, realizado num ginásio com plateia, câmeras, pessoal de apoio. Auxiliares aplicavam bolsas de gelo para aliviá-la a cada 10 homens e cada um tinha cerca de 2 minutos para seu ato. Muito engraçada era a fila de espera, o pessoal se "preparando" - já pensou chegar a vez do cara e ele não estar "pronto"?

Bom, tentando voltar à seriedade, porque ONG's recebem dinheiro do governo, se são não-governamentais?

=8-( Carlos

Jorge Carrano disse...

Prezado Carlos Frederico,
Mudou um pouco o foco do post. A intenção era ressaltar números reveladores de nossa situação atual.
Está virando um genérico do Guinnesse Book. (rsrsrs)
Abraço

Freddy disse...

É que sempre fui meio avestruz com relação às agressões oriundas dos governantes e classe política em geral no Brasil. Só faz aumentar minha angústia, dado que nada posso fazer contra. Daí passo meio por cima disso tudo, ou faço piada a respeito.

Abraço
Carlos

Paulo disse...

Acho que vc queria estar naquela fila ..... rsrsrsrsrsrs
Calma....amigo !

Jorge Carrano disse...

Será Paulo, que valeria a pena?
Só se tivesse um lava rápido de xoxota, como um amigo meu, há muitos anos, chamado Marcos de Castro, imaginou montar nas dependências de um puteiro na Rua Alice.
Argh!