24 de novembro de 2011

Banalidades e nem tanto

“Só sei que nada sei”, disse o filósofo.

A minha ignorância é mais abrangente e absoluta, e minhas reflexões só me trazem mais dúvidas e incertezas. Por isso geralmente não paro para pensar. Quando paro, olha no que dá:
A Terra vai ficar ôca? Não bastassem as erupções vulcânicas que têm ocorrido com muita freqüência e que ocorrem há séculos, despejando lava* e cinza que estavam nas entrenhas do planeta, e a extração mineral que também ocorre há muitos anos, estamos agora explorando camadas do pré-sal em busca de petróleo a seis mil metros e daremos início a retirada de ouro a 2.500 m de profundidade.


Kilauea, Hawaii

O magma se regenera? O petróleo é um recurso finito. A pergunta é: o que vai ocorrer com o ventre do planeta. Ficará um vazio?

E os terremotos, os mais severos, não alteram a inclinação da Terra? O eixo não muda e em consequência não interfere nos oceanos? Isto conjugado com o derretimento das geleiras, pelo aquecimento global, não aumentará o nível dos mares de tal sorte que como previu o poeta o sertão vai virar mar e o mar virar sertão?

Que fazia Deus antes de criar o mundo? E porque permitiu o Big Bang? Ou foi ele que apertou o botão que provocou a explosão?

Qual foi o critério para eleger a maçã e a serpente, como fruta e animal, respectivamente, como responsáveis pela explosão demográfica?

Com toda a crise, com a ascensão de novas potência econômicas (China, Índia e até Rússia e Brasil), ainda assim os USA continuam tendo as melhores universidades, centros de excelência e pesquisa do mundo, que continuam atraindo os talentos de todas as partes.

Segundo dados oficiais, são 723.277 estudantes estrangeiros atualmente, registrados em universidades americanas. Deste total, 8.777 são brasileiros. E 157.558 são chineses (viram cubaneiros?) Este número total representa um aumento de 5% em ralação ao ano passado. Ou seja, as universidades americanas continuam a Meca para o mundo acadêmico e pesquisadores de alto nível.

Os antiamericanistas de plantão devem se roer.

Oliveiras

Diferentemente das uvas, que podem ser verdes ou tintas, as azeitonas serão verdes ou pretas dependendo da época da colheita. Ou seja, da mesma oliveira, é possível colher azeitonas verdes e pretas. Todavia, tanto as videiras como as oliveiras são árvores longevas. Vivem séculos frutificando.

Vários ministros já “caíram”. Mas tem um que está balançando, ainda. Vai cair de podre.Também pudera, se um lobo tomando conta de galinheiro já é um risco danado, imagine uma alcateia.




Forum romano

Assim como em português, em latim há dois números, singular e plural. Em português acrescentamos geralmente o “s” ao final das palavras para colocá-las no plural.

 Em latim isto ocorre de modo geral no caso acusativo, mas no caso nominativo, ocorre uma mudança na vogal final da palavra.
Está um pouco simplista a informação, porque sempre esnobei, quando não devia, o estudo da língua. Diziam: Por que estudar uma língua morta?

Enfim, o que quero dizer é que Lupi é o plural de Lupus (lobo) em latim. Donde Lupi é uma reunião de lobos. Dá para confiar no Carlos?









*Lava é a equivalente extrusiva do magma.


Imagens: Google

11 comentários:

Ana Maria disse...

Peraí!!! Vc está mesmo querendo respostas, ou e falta de assunto para seu blog? Neste caso, acho váldas suas colocações, visto que é recurso utilizado por todos os articulista.
Caso não seja isso ,caso seu espírito esteja inquieto a procura de verdades absolutas, recomendo que relaxe. Na nossa idade as grandes questões devem ser se amanhã haverá sol, se a carne assada do almoço terá o mesmo gosto da nossa infância etc... Banalidades, enfim.
Abro uma excessão para as especulações sobre o próximo ministro a cair, ou sobre quem vencerá o Brasileirão.Estressam, mas estão embaixo de nossos narizes.
Saudações tricolores. Que vença o melhor. rs . Beijos

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
É um pouco de cada coisa.
Verifico que a torcida tricolor está crescendo entre os visitantes do blog.
Já dois, contando o Paulo March. Qualquer dia não caverão numa Kombi. (rsrsrs)
Beijo

Paulo disse...

Caramba !! Vou ler isso com calma à noite, em casa, tomando um whiskinho .....
Sds TRIcolores

Jorge Carrano disse...

ERRATA:
Ana Maria me avisa, elegantemente, por e-mail, que vazio se escreve com "z".
Apressei-me em arranjar uma desculpa, botando a culpa nas novas regras ortográfcas, mas não colou: não se trata de uso de hífen, não se trata de palavras terminadas em eia (ideia, assembleia)ou qualquer outra inovaçção ainda não digerida.
A desculpa que tenho é que no teclado ficam bem próximas as letras "s" e "z". Quase uma sobre a outra.
Será que cola?

Jorge Carrano disse...

Já corrigi no texto. Quem viu, viu, quem não viu perdeu a oportunidade de pensar "mas que analfabeto!"

Paulo disse...

Não tenho mais coragem de corrigir/alertar os erros de português de outras pessoas.
Eu, que sempre fui muito rigoroso com nossa escrita, acho que de tanto frequentar o Twitter - já dei mais de 21.000 tweets em 1 ano - já me peguei errando algumas coisas.
E mais, não tenho saco de aprender a "nova" ortografia; fico com a velha mesmo, acrescentando algumas coisas que tenho "aprendido" nas mídias sociais, tipo :
vc, qqer, kero, vlw, abrs, trampo, zicar, deletar, inputar (com N), estartar, tsc tsc, ..... etc
abrs rsrs

Freddy disse...

Carlos, plural, está na moita, aguardando avaliação do proprietário do blog!
<:o)

Jorge Carrano disse...

O Carlos plural a que se refere o Carlos Frederico, leitor/seguidor e, para minha honra e deleite, colaborador assíduo do blog, será o título do próximo post, de sua (his) autoria, que está sendo editado e entrará no ar precisamente aos 10 minutos do dia 26, portanto amanhã.
Mas, caro Carlos Frederico, o Carlos mencionado ao final deste post, acho que ficou claro, é o ministro que está balançando e cujo sobrenome é uma reunião de lobos: Carlos Lupi. Ele é duplamente plural ? (rsrsrs)
Leiam, portanto, amanhã, o post do Carlos Frederico, que dará respostas a algumas de minhas dúvidas, jogando luz sobre minha ignorância geológica, física, astronômica e teológica.
Abraços, Carlos, e obrigado pelo texto.

Freddy disse...

Carlos Lupi é, sim,duplamente plural e sua alcateia parece não ter limites! "Se balançar não fica um, meu irmão!"

Entrei na pilha porque, também me chamando Carlos, fiquei estimulado a escrever! Tá parecendo até compositor, que ouve um ruído e... Isso dá música! rs rs rs

Obrigado pelas sucessivas oportunidades de colaborar.
Abraço
Carlos, plural.

Paulo disse...

Paulo singular na escuta .....
O que seria Paulus ... ?

Jorge Carrano disse...

Até onde vai meu precaríssimo latim, paulus é pequeno, de baixa estatura.
Nem é seu caso, caro Paulo March.