28 de novembro de 2011

Novos tempos

A internacionalização do futebol, criou situações no mínimo inusitadas. No jogo de quarta-feira, pela Liga dos Campeões da Europa, entre o Manchester United (Inglaterra) e o Benfica (Portrugal), havia um único jogador de nacionalidade portuguesa em campo... no Manchester. Com efeito, apenas o Nani, do Manchester, é português, na equipe portuguesa só havia estrangeiros.

No outro dia, o cantor/compositor Lenine, entrevistado por um naipe de mulheres, a cada pergunta iniciava a resposta dizendo: “cara”, isso assim, assim...

No meu tempo de moleque a gente se referia aos nossos iguais, juvenis, como “cara”, mas somente em relação aos meninos, nunca as meninas. Podia ser alguém indefinido, tipo, “o cara ficou todo ferido na briga”.Agora vejo, chocado, que mulheres são tratadas como “cara”.

Isto me remete a um comentário bem apropriado do Cetano Veloso, nestes tempos de politicamente correto. Disse ele: “Neguinho entende quem é lendo aquilo... no Brasil “neguinho” quer dizer todo mundo, qualquer um, a agente”.

Quem não ouvia alguém dizer “neguinho pensa que é mole, mas não é não”.

Realidade brasileira, veja se não é verdade.

 

 
Imagem tirada do YouTube

5 comentários:

Freddy disse...

Hoje em dia eu me policio bastante. Já não digo que "a coisa está preta", vai que sou mal interpretado... Agora eu digo "a coisa está cinza chumbo".

Abraço
Carlos

Gusmão disse...

Eu proporia a contrução de um muro, bem alto, em toda volta da esplanada dos ministérios e dos prédios do senado, câmara e palácio do planalto, para nos proteger da fauna que vive lá.
Poderíamos chmar de muro dos sem-vergonha.
Quanto a girias, elas mudam segundo a passagem do tempo.
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Carlos,
Pior seria se você dissesse que a coisa está afro-descendente, ou afrodescendente (é indiferente, não?)
Este ciomentário me remete ao passado, quando convivi com um advogado espirituoso ao tempo em que muito competente, que nunca escrevia "via de regra", usava sempre ou "comumente", ou "o mais das vezes", mas nunca "via de regra".
Indagado do porquê, explicou que "via de regra" é vagina.
Abraço

Paulo disse...

Rsrsrs .... vou contar uma que nunca vou esquecer ...
Eu tinha 13 anos (1965), e tinha aulas particulares de matemática com um "cara" chamado Zezinho, que já estava na faculdade de engenharia civil ... ele devia ter uns 19 anos.
Numa dessas aulas, ele para me corrigir em um exercício qualquer, falou para mim :
- Pô, bicho, você não entendeu o que acabei de te explicar ?

Nunca tinha ouvido a expressão "bicho" até então. Fiquei super ofendido e falei com ele na hora que não gostei, que bicho era o cacete (sempre fui meio nervoso e brigão desde novo rs),que não voltava mais ali,etc ... rsrsrs.
Ele olhou pra mim assustado com minha reação, pediu desculpas, e me explicou o "novo" sentido da palavra bicho, que estava sendo super usada pelo pessoal na faculdade, pela Jovem Guarda ....

Obs : já me flagrei chamando a Isa de "cara" algumas vezes ...

Freddy disse...

Há uns 30 anos atrás alguém me disse que chegaria o dia em que nós estaríamos enjaulados em nossas moradias e os bandidos e criminosos em geral estariam circulando livremente. Achei um exagero. Contudo, a realidade acaba sempre nos surpreendendo...

Boa semana a todos. Para alguns de nós, talvez um Isordil ajude...
<:o)
Carlos